TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  5.330 Palavras (22 Páginas)  •  837 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

TEMA PAG

INTRODUÇÃO........................................................................................ 2

PREMISSAS DA ADMINISTRAÇÃO................................................. 3, 4, 5

IMPORTANCIA DAS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.................................................................................

6

ÊNFASE NAS TAREFAS e ÊNFASE NAS PESSOAS........................ 6, 7, 8

ÊNFASE NA TECNOLOGIA E ÊNFASE NO AMBIENTE.............. 9, 10, 11, 12

PENSAMENTOS SISTÊMICOS E LIDERANÇA.............................. 13, 14, 15

QUADRO COMPARATIVO: QUAIS AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E COMO SÃO UTILIZADAS NOS DIAS ATUAIS..............................................

16

CONCLUSÃO.......................................................................................... 17

BIBLIOGRAFIA...................................................................................... 18

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo proporcionar um conhecimento sobre a história da Contabilidade, seu surgimento no Brasil, suas alterações com relação às normas internacionais, seus impactos e leis.

Serão apresentados como desenvolvimento deste, pesquisas realizadas sobre os princípios fundamentais da contabilidade, legislações de cunho tributário e comercial, o objetivo, a utilização e a importância da Contabilidade e sua utilização pelas empresas.

ORIGEM DA CONTABILIDADE

A origem da contabilidade está ligada à necessidade do homem fazer o registro do comércio. Segundo IUDÍCIBUS (2005, p. 31), “a Contabilidade é tão antiga quanto o próprio homem que pensa”. Mesmo na sociedade antiga, o ser humano já utilizava das ferramentas contábeis para controlar seus bens.

Somente no mundo antigo as civilizações começaram a realizar registros do seu patrimônio de maneira quantitativa a fim de obter controle sobre o mesmo e avaliar o seu crescimento ou não. Após este período é apenas na era Medieval que a Contabilidade acaba evoluindo com maior intensidade. Foi nesse período, inclusive, que o Frei Franciso Luca Pacioli, considerado o “Pai” da contabilidade ao criar o “método das partidas dobradas” (1494) torna-se conhecido.

O crescimento desta ciência ocorre de maneira natural, gerada pelo avanço do capitalismo, aumento das administrações públicas e privadas e o acúmulo de capital. Neste momento se fizeram necessários e imprescindíveis os registros e o controle das contas. É válido salientar que a Contabilidade só tornou-se ciência graças aos diversos pesquisadores e seguidores que foram dando continuidade e aperfeiçoamento à História da Ciência Contábil.

No Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa incrementou a atividade colonial, exigindo – devido ao aumento dos gastos públicos e também da renda nos Estados – um melhor aparato fiscal. Para tanto, constituiu-se o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808). As Tesourarias de Fazenda nas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis por toda a arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal.

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE, PRINCIPAIS USUÁRIOS E SUAS NECESSIDADES E CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS DAS DEMOSNTRAÇÕES CONTÁBEIS

Desde os seus primórdios que a finalidade básica da Contabilidade tem sido o acompanhamento das atividades realizadas pelas pessoas, no sentido indispensável de controlar o comportamento de seus patrimônios, na função precípua de produção e comparação dos resultados obtidos entre períodos estabelecidos.

A contabilidade faz o registro metódico e ordenado dos negócios realizados e a verificação sistemática dos resultados obtidos. Ela deve identificar, classificar e anotar as operações da entidade e de todos os fatos que de alguma forma afetam sua situação econômica, financeira e patrimonial. Com esta acumulação de dados, convenientemente classificados, a Contabilidade procura apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzir as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades.

As finalidades fundamentais da Contabilidade referem-se à orientação da administração das empresas no exercício de suas funções. Portanto a Contabilidade é o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade socioeconômicas, onde controle é a administração através das informações contábeis, via relatórios pode certificar-se na medida do possível, de que a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas determinados e planejamento é a informação contábil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões e ao inter-relacionamento da Contabilidade e os planos orçamentários, é de grande utilidade no planejamento empresarial, ou seja, no processo de decisão sobre que curso de ação deverá ser tomado para o futuro.

Existem dois tipos de usuários da Contabilidade, tanto podem ser internos como externos ambos possuem interesses diversificados, razão pela qual as informações contábeis devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficientes para a avaliação da situação patrimonial da entidade e das mutações sofridas por este patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro.

Nos usuários internos incluem-se os administradores, gerentes, Encarregados, diretores, chefes de departamento, enfim, os administradores de todos os níveis.

Os usuários externos podem ser considerados os bancos, fornecedores, sindicatos, acionistas, governo, etc. É evidente que cada tipo de usuário necessita de informações diferenciadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com