TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Contabilidade

Trabalho Universitário: Trabalho De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  3.079 Palavras (13 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ROBSON ELOAN DE MATOS LEAL

CONTEXTO EMPRESARIAL

WENCESLAU BRAZ

2013

ROBSON ELOAN DE MATOS LEAL

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Introdução a Contabilidade, Fundamentos da Administração e da Economia, Homem, Cultura e Sociedade .

Prof. Edson Fernando de Sene

WENCESLAU BRAZ

2013

Introdução

Por intermédio deste artigo expor-se-á, de um modo sucinto a história e a evolução da contabilidade, relacionando-a com as mudanças estruturais de cada período e enfatizando a sua interligação com os diversos campos da gestão empresarial e a imprescindibilidade no planejamento estratégico e operacional da organização.

Serão apresentadas aspectos relacionados tanto aos profissionais da contabilidade quanto aos profissionais da administração, visando demonstrar a ligação existente entre eles, pois para os administradores são fundamentais os relatórios e demonstrações elaboradas pela contabilidade, necessários à tomada de decisões de caráter organizacional.

Por fim, serão expostos vários aspectos que interligam a contabilidade com a administração, visando um melhor resultado financeiro nas unidades empresariais.

2 CONTEXTO EMPRESARIAL

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

•Planejar

•Comandar

•Coordenar

•Avaliar

•Supervisionar

•Controlar

*Planejar

É a função administrativa em que se estima os meios que possibilitarão realizar osobjetivos (prever), a fim de poder tomar decisões acertadas, com antecipação, de modoque sejam evitados entraves ou interrupções nos processos organizacionais.

*Comandar

É a função administrativa que consiste basicamente em:

Decidir a respeito de “que” (como, onde, quando, com que, com quem) fazer, tendo em vista determinados objetivos a serem conseguidos.

Determinar as pessoas, as tarefas que tem que executar.

*Organizar

É a função administrativa que visa dispor adequadamente os diferentes elementos (materiais, humanos,processos, etc.) que compõem (ou vierem a compor) a organização, com o objetivo de aumentar a suaeficiência, eficácia e efetividade.

*Coordenar

É a função administrativa que visa ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos

através da qual se estabelece, dentro do hospital, um conjunto de medidas, que tem por objetivoharmonizar recursos e processos.

*Avaliar

É a função administrativa através da qual se procura verificar e analisar se o determinado ou oestabelecido atingiu os objetivos esperados.

*Supervisionar

É a função administrativa que consiste, basicamente, em motivar (sensibilizar) e orientar pessoas a desenvolversuas atividades dentro de determinadas normas, julgadas as melhores, para alcançar os objetivos do hospital.

*Controlar

Esta função se aplica tanto a coisas quanto a pessoas.

Para que a função de controle possa efetivamente se processar e aumentar a eficiência do trabalhono hospital, é fundamental que o estabelecido ou determinado esteja perfeito, claramenteexplicado.

2.1.1 Teórico que Desenvolveu

Jules Henri Fayol foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial e Geral.As funçoes administrativas foi desenvolvidas pelo teórico.

2.1.2 Principais Mudanças ao Longo do Tempo

Definição de Objetivos: Esta característica já estava bastante consolidada, até porque a definição de objetivos é o que basicamente norteia todo o processo de planejamento, ou seja, é com base em onde se pretende chegar que são traçados os planos para se atingir determinado objetivo.

Anteriormente a década de 80, a função do planejamento era desempenhada de forma bastante limitada, já que não existiam recursos tecnológicos para dar suporte ao gerente, no sentido de organizar o enorme volume de variáveis presentes nesta fase.

Como os planos eram traçados literalmente de maneira mecânica, ou seja, sem nenhum auxilio de máquinas capazes de tratar os dados transformando-os em informações, o trabalho era consideravelmente mais trabalhoso, tanto em termos de tempo, já que uma pequena mudança no decorrer do planejamento ensejava enormes modificações, consumindo meses de trabalho, quanto em termos de complexidade matemática, pois toda demanda por cálculos envolvendo probabilidade, estatística, entre outros, eram realizados quase manualmente, no máximo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com