TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Contabilidade

Casos: Trabalho De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  3.396 Palavras (14 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 14

Trabalho de Contabilidade

Análise Financeira da Empresa Natura S/A

Rio de Janeiro

2014

Trabalho Apresentado

Em cumprimento das exigências da disciplina

Estrutura e Analise de Demonstrações Contábeis do Curso de MBA em gestão Empresarial

Rio de Janeiro

Sumário

1. Histórico

2. Objetivo do relatório

3. Fonte de Informações

4. Concorrência e segmento

5. Controle acionário e administração

6. Tecnologia

7. Fornecedores

8. Clientes

9. Negócios da empresa e características do setor

10. Análise financeira

1. Liquidez

1.1. Geral

1.2. Corrente

1.3. Seca

2. Estrutura de Capitais e solvência

2.1. Imobilização do Patrimônio Líquido

2.2. Participação de Capitais de Terceiros

2.3. Composição de Endividamento

11. Fluxo de caixa

12. DRE

13. Anexos

14. Conclusão

15. Referência Bibliográfica

1.Histórico

A Natura Cosméticos S.A. (“Sociedade”) é uma sociedade anônima de capital aberto listada no segmento especial denominado Novo Mercado da BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, sob o código “NATU3”, com sede no Brasil, na Cidade de São Paulo.

As atividades da Natura e as de suas controladas (doravante denominadas “Sociedades”) compreendem o desenvolvimento, a industrialização, a distribuição e a comercialização de cosméticos, fragrâncias em geral e produtos de higiene pessoal, substancialmente por meio de vendas diretas realizadas pelos Consultores da empresa, bem como a participação como sócia ou acionista em outras sociedades no Brasil e no exterior.

Em 28 de fevereiro de 2013 a Natura Cosméticos S.A., por meio de sua subsidiária Natura Brasil Pty Ltd, adquiriu 65% da Emeis Holding Pty Ltd, uma fabricante australiana de cosméticos e produtos de beleza premium que opera sob a marca de “Aesop” na Austrália, Ásia, Europa e América do Norte, com preço final firmado entre as partes de AU$ 71,104 milhões. 2.Objetivo do relatório

O objetivo deste relatório é verificar a saúde financeira da empresa e sua capacidade econômica para fins de concessão de crédito a longo prazo visando reorganizar a saúde financeira da empresa.

3.Fonte de Informações

A documentação utilizada foi o balanço financeiro dos anos 2012 e 2013.

Os dados foram tirados do relatório da ERNST & YOUNG Auditores Independentes S.S. dando credibilidade nos demonstrativo financeiro.

4.Concorrência e Segmento

A empresa atua principalmente no Brasil e possui operações na Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Colômbia e México. Na França, possui uma loja ("Flagshipstore"), localizada em Paris, para divulgar sua marca na Europa, além disso, iniciou teste piloto do canal de vendas diretas e inaugurou um centro avançado de tecnologia. No Brasil os principais concorrentes são a Unilever, Avon, O Boticário, L’Oréal, Nívea, Procter & Gamble, Johnson & Johnson e outros.

5.Controle acionário e administração

As ações Natura estão listadas no segmento do Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA desde maio de 2004. Este segmento estabelece regras mais rígidas que a legislação societária, tais como o “Tag Along” de 100%, que estabelece, em caso de venda do controle acionário, o mesmo tratamento econômico dos acionistas majoritários aos acionistas minoritários.

A Natura emite apenas ações ordinárias, exigência para listagem no Novo Mercado, e possui em 31 de dezembro de 2005 26,18% de suas ações negociadas na BOVESPA (free float). Também por ser listada no Novo Mercado segue uma política de divulgação de seus resultados que atende aos mais elevados padrões do mercado, tais como a sua divulgação de acordo com os padrões internacionais o USGAAP – “United States Generally Accepted Accounting Principles” e realização de teleconferência trimestral nas línguas portuguesa e inglesa, com a participação de seus mais altos dirigentes.

Ao entrar para o Novo Mercado a Natura submeteu-se também à Câmara de Arbitragem do Novo Mercado para solução dos conflitos de natureza societária, que permite ao acionista minoritário ter soluções mais rápidas do que na justiça comum. Instituiu também as políticas de divulgação e de negociação de títulos de sua emissão e criou normas internas de conduta de seus colaboradores quanto ao uso de informações confidenciais e privilegiadas.

A política de dividendos prevista no Estatuto Social estabelece o dividendo mínimo obrigatório de 30% do lucro líquido anual. O Conselho de Administração recomenda que esse percentual não seja inferior a 45% do lucro líquido do ano. Como prática, contudo, a empresa tem distribuído dividendos equivalentes a quase totalidade da sua Geração Livre de Caixa.

O Conselho de Administração é composto por 5 membros sendo, 1 independente, 1 externo e 3 ligados ao grupo controlador e possui quatro Comitês: Desenvolvimento de Pessoas e Organização, Auditoria e Gestão de Riscos, Estratégico e de Governança Corporativa. O Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos desde 2003 supervisiona o sistema de auditorias de qualidade de processo. O Comitê Executivo ampliou o escopo de suas reuniões, passando a contar com a presença de diretores e gerentes seniores, objetivando estreitar ainda mais o relacionamento com o nível executivo da Empresa, empregar maior fluidez e transparência à comunicação das discussões e decisões estratégicas, bem como valorizar o papel institucional de suas diretorias.

Do Conselho de Administração emanam as orientações que levam a Natura a pautar ativamente a relação com seus diferentes públicos, com base nos mais elevados padrões de transparência, responsabilidade e comprometimento.

6.Tecnologia

A Natura criou alguns projetos dentre eles o projeto Natura Campus para colaboração em pesquisa junto às instituições de pesquisa. O objetivo é receber e avaliar projetos de inovação, pesquisa científica e tecnológica, que constituam oportunidades de inovação transformadora e formem redes de colaboração para a execução em parceria com tais entidades. O programa Natura Campus é um programa de relacionamento com a comunidade científica que tem como objetivo fomentar a inovação por meio da formação de redes colaborativas. O Programa realiza chamadas periódicas para recebimento de propostas de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de atuação da Natura, possibilitando o planejamento de atividades pela Natura e pela sua rede de parceiros. O modelo de inovação aberta adotado possibilita que essas parcerias evoluam para uma rede conectada de ciência e inovação, que contribui para aumentar a competitividade da empresa no mercado e para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país. A iniciativa promovida pela Natura é um exemplo consolidado de que a interação entre empresas e instituições científicas e tecnológicas é possível.

Esse modelo de parceria demanda grande alinhamento entre os participantes referente à relação legal e comercial estabelecida, bem como papéis e responsabilidades. Nesse sentido, o programa Natura Campus vem se mostrando uma experiência muito bem-sucedida.

7.Fornecedores

Os fornecedores são parte fundamental da rede de negócios da Natura e constituem as pessoas e instituições, com características e portes diversos, que compartilham as crenças, acreditam na marca, na capacidade de inovar e crescer, e na disposição de investir no desenvolvimento sustentável.

Os fornecedores além de provedores de equipamentos, insumos, produtos e serviços, são parceiros nas práticas empresariais sustentáveis. Com eles, são construídas relações de confiança, baseadas no respeito mútuo, na transparência e na equidade para atender aos interesses de ambas as partes.

A empresa incentiva um ambiente de aprendizado mútuo, estimulante e desafiador, que forneça o desenvolvimento conjunto de soluções que aumentem a competitividade dos produtos, serviços e maximizem resultados econômicos, sociais e ambientais.

As políticas de seleção e avaliação de fornecedores, de concorrência e de formação e negociação de preços são claras e objetivas e devem ser conhecidas por todos os envolvidos. A Natura estabelece um processo de comunicação contínuo neste sentido, a fim de que os fornecedores saibam o que é esperado deles e o que eles devem cumprir em relação à empresa.

Os fornecedores são selecionados segundo critérios objetivos e impessoais e são valorizados aqueles que apresentam padrões de excelência. A empresa fornece oportunidades para todos os que atendam aos critérios da mesma.

Não é utilizado o poder econômico, político ou qualquer outro tipo de coação para impor condições comerciais a fornecedores.

8.Clientes

Os clientes, em sua maioria são mulheres, que valorizam o mundo da beleza, gostam da empresa, dos produtos e que se identificam com as causas e a visão da Natura.

Os consultores são os primeiros consumidores, pois eles têm que vivenciar a experiência da Natura para consequentemente compartilhar com os clientes, da forma mais verdadeira, a paixão pelos produtos e pelas relações.

A intenção da Natura é que os clientes percebam a marca como sinônimo de oportunidade de desenvolvimento, brasilidade, qualidade e inovação e que a empresa seja capaz de criar valor para a sociedade, gerando resultados ambientais, sociais e econômicos integrados.

9. Negócios da empresa e características do setor

O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos cada vez mais se consolida como um dos mais relevantes setores para a economia brasileira. Seu papel é fundamental não só por aspectos econômicos e financeiros, mas também social e sustentável devido ao número de trabalhadores que integra nos elos da cadeia de suprimentos de mercados fornecedores e consumidores, bem como à forte contribuição de investimentos em iniciativas sustentáveis.

Impulsionado pelo aumento da renda per capita, crescimento da população economicamente ativa, inserção da mulher no mercado de trabalho e a evolução da classe C, o nível de faturamento desse setor aumentou consideravelmente no Brasil.

10.Análise Financeira

Como representantes do banco Santander escolhemos alguns índices a fim de avaliar a saúde financeira da Natura S/A, empresa de grande porte no mercado de produtos de beleza e higiene. O intuito da instituição financeira é verificar a possibilidade de concessão de crédito a mesma.

Para análise econômica consideramos os índices financeiros relacionados abaixo:

1.Liquidez:

1.1 Geral – Este indicador retrata a saúde financeira da empresa em longo prazo. Indica quando possui bens e direitos realizáveis a curto e longo prazo, comparando com as obrigações a serem pagas no mesmo período. Podemos verificar que nesse índice no ano de 2012, a empresa possuía de Ativo Circulante Realizável R$ 1,01 para cada R$ 1,00 de dívida total. No ano de 2013, esse índice manteve-se bom apesar da queda do Ativo Circulante mais realizável em Longo Prazo que foi de R$ 0,85 centavos para cada R$ 1,00 de dívida total.

1.2 Corrente – Este indicador mede a capacidade da empresa fazer frente as suas obrigações no curto prazo (até um ano) as contas a receber, principalmente quando ocasionado por aumento de inadimplência, estoques obsoletos, que devem ser excluídos do cálculo desse índice.

No ano de 2012, a empresa teve uma performance boa passando para excelente no ano subsequente.

1.3 Seca – Utiliza-se para avaliar a capacidade de pagamento das obrigações de curto prazo sem considerar os estoques. Geralmente utilizado para avaliar as empresas que operam com estoques de difícil realização financeira em curto prazo. Comparando os anos de 2012 e 2013 verificamos que este índice pouco variou, se mantendo com uma boa avaliação. Ou seja, no ano de 2012 a empresa possui R$ 0,95 de ativo liquido para cada R$ 1,00 de passivo circulante. Já no ano de 2013, esse índice teve uma pequena queda, passando para R$ 0,91 centavos de ativo liquido para cada R$ 1,00 de passivo circulante.

2. Estrutura de Capitais e solvência

2.1 Imobilização do Patrimônio Líquido – quanto mais a empresa investir no ativo permanente, menos recursos próprios sobrarão para o ativo circulante e, em consequência, maior será a dependência a capitais de terceiros para o financiamento do ativo circulante. O recomendável é que o patrimônio líquido seja suficiente para cobrir o ativo permanente da empresa, pois assim, menor será a dependência financeira da empresa.

Verificamos nessa analise um aumento de 68 % da imobilização de patrimônio liquido devido aos investimentos feitos pela empresa em desenvolvimento de moldes, compra de maquinário e softwares.

2.2 Participação de Capitais de Terceiros - entende-se por participação de capital de terceiros os auxílios exteriores à empresa, como os financiamentos ou os empréstimos. Os recursos de investidores exteriores a uma empresa, os quais compram uma cota ou uma participação na empresa, qualificando-se como sócios na qualidade de auferir ganhos financeiros a partir desse investimento próprio.

Nesse índice, observamos um crescimento na utilização de capital de terceiros em 119%. Grande parte desse aumento foi devido ao uso de recursos do BNDES.

2.3 Composição de Endividamento - composição do endividamento é o percentual de obrigações no curto prazo em relação ao exigível a longo prazo anual e passivo circulante.

Notamos, nesse índice, que a empresa conseguiu reduzir o seu endividamento a curto, aumentando a solvência da empresa.

11. Fluxo de Caixa

2012 2013

ATIVO

ATIVO CIRCULANTE R$ 3.512.933,00 R$ 3.378.317,00

CAIXA R$ 1.016.293,00 R$ 1.144.390,00

TITULOS E VALORES MOBILIÁRIOS R$ 293.015,00 R$ 498.672,00

CLIENTE A RECEBER R$ 807.001,00 R$ 651.416,00

ESTOQUE DE MERCADORIAS R$ 799.521,00 R$ 700.665,00

IMPOSTOS A RECUPERAR R$ 181.104,00 R$ 144.459,00

INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVADOS R$ 153.634,00 R$ 80.928,00

OUTROS ATIVOS CIRCULANTES R$ 262.365,00 R$ 157.787,00

NÃO CIRCULANTE R$ 2.735.388,00 R$ 1.978.401,00

REALIZAVEL A LONGO PRAZO R$ 818.398,00 R$ 737.767,00

IMPOSTOS A RECUPERAR R$ 175.062,00 R$ 151.350,00

IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL R$ 193.767,00 R$ 195.585,00

DEPOSITOS JUDICIAIS R$ 412.404,00 R$ 349.537,00

OUTROS ATIVOS N CIRCULANTES R$ 37.165,00 R$ 41.295,00

IMOBILIZADO R$ 1.439.704,00 R$ 1.012.089,00

INTANGÍVEL R$ 477.286,00 R$ 228.545,00

TOTAL DO ATIVO R$ 6.248.321,00 R$ 5.356.718,00

PASSIVO

PASSIVO CIRCULANTES R$ 2.326.840,00 R$ 2.414.712,00

EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS R$ 693.117,00 R$ 999.462,00

FORNECEDORES E OUTRAS CONTAS A PAGAR R$ 706.586,00 R$ 649.887,00

SALARIOS R$ 177.636,00 R$ 211.814,00

OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS R$ 659.309,00 R$ 501.509,00

OUTRAS OBRIGAÇÕES R$ 90.192,00 R$ 52.040,00

NÃO CIRCULANTE R$ 2.753.231,00 R$ 1.654.570,00

EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS R$ 2.200.789,00 R$ 1.309.177,00

OBRIGACOES TRIBUTÁRIAS R$ 215.647,00 R$ 177.259,00

PROVISÃO P RISCOS TRIBUTÁRIOS R$ 73.829,00 R$ 63.293,00

OUTRAS PROVISÕES R$ 262.966,00 R$ 104.841,00

PATRIMÔNIO LIQUIDO R$ 1.168.250,00 R$ 1.287.436,00

CAPITAL R$ 427.073,00 R$ 427.073,00

AÇÕES EM TESOURARIA -R$ 83.984,00 -R$ 66.105,00

RESERVA DE CAPITAL R$ 150.442,00 R$ 155.905,00

RESERVA DE LUCROS R$ 162.612,00 R$ 311.669,00

DIVIDENDO ADICIONAL PROPOSTO R$ 496.393,00 R$ 491.343,00

OUTROS RESULTADOS -R$ 6.899,00 -R$ 32.450,00

PARTICIPAÇÃO DOS ACIONISTAS R$ 22.613,00 R$ 1,00

TOTAL DO PASSIVO E PATRIMONIO LIQUIDO R$ 6.248.321,00 R$ 5.356.718,00

12. DRE

2012 2013

RECEITA LIQUIDA R$ 6.345.669,00 R$ 7.010.311,00

CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS -R$ 1.868.045,00 -R$ 2.089.785,00

LUCRO BRUTO R$ 4.477.624,00 R$ 4.920.526,00

(DESPESAS)RECEITAS OPERACIONAIS

COM VENDA -R$ 2.212.205,00 -R$ 2.470.730,00

ADMINISTRATIVOS E GERAIS -R$ 771.538,00 -R$ 962.154,00

PARTICIPAÇÃO DOS COLABORADORES NOS RESULTADOS -R$ 90.799,00 -R$ 61.943,00

REMUNERAÇÃO DOS ADMINISTRADORES -R$ 20.739,00 -R$ 18.554,00

RESULTADO DE EQUIVALENCIA PATRIMONIAL R$ - R$ -

OUTRAS RECEITAS -R$ 11.643,00 R$ 8.851,00

LUCRO OPERACIONAL ANTES DO RESULTADO FINANCEIRO R$ 1.370.700,00 R$ 1.415.996,00

RECEITAS FINANCEIRAS R$ 161.808,00 R$ 364.222,00

DESPESAS FINANCEIRAS -R$ 234.157,00 -R$ 522.472,00

LUCRO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA R$ 1.298.351,00 R$ 1.257.746,00

IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL -R$ 423.975,00 -R$ 409.940,00

LUCRO LIQUIDO DO EXERCICIO R$ 874.376,00 R$ 847.806,00

ATRIBUIVEL A

ACIONISTAS DA SOCIEDADE R$ 874.376,00 R$ 842.608,00

NÃO CONTROLADORES R$ - R$ 5.198,00

R$ 874.376,00 R$ 847.806,00

LUCRO LIQUIDO DO EXERCICIO

BASICO 2,0388 1,9618

DILUIDO 2,0285 1,9586

13. Anexos

Memoria de calculo em Excel anexo ao e-mail.

Demonstrações Financeiras Anuais Completas 2013 anexo ao e-mail.

14.Conclusão

Os resultados expostos revelam que através da analise do balanço financeiro da empresa Natura Cosméticos S.A., é possível extrair importantes indicadores econômicos financeiros, e dessa forma, a contribuir para a tomada de decisão dentro da empresa.

Os índices de liquidez mostram a situação financeira da empresa, procurando medir o quanto ela é solida ou não. Sendo assim conclui se que é uma empresa saudável financeiramente e está em viés de melhora de seus números.

Analisando a estrutura de capitais e solvência, vimos que a empresa necessita de participação de capitais de terceiros para aplicação em seus negócios, pois a mesma investe consideravelmente seus recursos em desenvolvimento e tecnologia para alavancar ainda mais seus resultados.

Tendo em vista o apresentado neste relatório em consonância com o demonstrativo financeiro anual da empresa, entendemos que o banco pode aportar recursos na companhia por meio de concessão de crédito para utilização para compras de novas tecnologias e desenvolvimento de seus produtos e serviços, assim como novas instalações.

15. Referência Bibliográfica

IUDÍCIBUS, Sergio de. Análise de Balanços - Análise da Liquidez e do Endividamento, Análise do Giro, Rentabilidade e Alavancagem Financeira. 10 ª ed. São Paulo: Atlas, 2009;

MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 10 ª ed. São Paulo: Atlas, 2009;

NETO, Alexandre Assaf. Estrutura e Análise de Balanços: um enfoque econômico -

Financeiro. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2001;

SILVA, José Pereira da. Análise Financeira das Empresas. 3ª. ed. São Paulo: Atlas,

1996.

...

Baixar como  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »