TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Cultura

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

Baseado nos estudos do antropólogo Edward Burnett Tylor cultura são todas as ações e práticas que seguem um padrão determinado, caracterizado por: comportamentos, conhecimentos, crenças, artes, regras, valores, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade e esta, por sua vez, torna-se a identidade cultural de um povo em um determinado espaço.

Genericamente a cultura é um conjunto de informações e habilidades que em diversas formas e expressões identificam os indivíduos dentro de uma sociedade.

Além disso, em se tratando da cultura humana, há um relativismo cultural, ou seja, não existe um padrão definitivo do bem ou do mal de de sistemas morais ou éticos, a doutrina que prega é algo relativo mas todos os sistemas são válidos sem distinguir se é “ melhor “ do que qualquer outro. A ideia de cultura é um produto da sociedade subordinada à perspectiva cultural de cada pessoa, nenhum sistema moral ou ético pode ser considerado “ melhor ou pior “ e nenhuma posição moral ou ética, em particular, pode ser considerada “ certa ou errada “. Essa acepção do relativismo cultural não contradiz à abordagem de Tylor, muito pelo contrário, o relativismo cultural é nada mais do que uma ramificação da cultura genérica.

Os diversos tipos de cultura abrange várias formas e, é tudo aquilo que vem definido a partir da inteligência humana comprovando, desde os povos primitivos, seus costumes, regras, religiões, artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.

No âmbito empresarial a ética da cultura brasileira é muito cobrada pelo fato de demonstrar ambiguidade sobre suas características, mas vale lembrar que a postura moral brasileira é muito exigida no profissionalismo cuja competência é aferida e pela idoneidade moral que se expressa pela honestidade, credibilidade e transparência.

Mas a prática da moral ou ética da cultura brasileira, em sua maioria, sempre foi ambígua o que deixa um grande problema para as empresas e está, em primeiro passo, coloca providências para evitar desvios de conduta como: identificar situações que proporcionam condições favoráveis à venalidade, fazer operações de controle para inibir ou neutralizar áreas sujeitas à pressões hipotéticas ou a tentações corruptas.

Isto obriga as empresas a uma implementação de novas práticas de gestão que estão sujeitas às manobras inesgotáveis dos interesses que norteiam nossa vida dentro e fora das organizações empresariais. Nesse sentido a dupla moral cultivada no Brasil “ forma “ o homem para saber discernir o certo do errado e agir na hipocrisia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com