TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Didática Relátorio

Trabalho Escolar: Trabalho De Didática Relátorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

Sétimo relatório

Princípios para a promoção da leitura (Avaliação dos alunos)

O caminho para a aquisição de uma competência sólida no domínio da leitura é longo e difícil. Para se induzirem hábitos de leitura autónoma, são necessárias muitas atividades de leitura orientada. Para se atingirem patamares superiores de compreensão, é indispensável uma prática constante na sala de aula, na biblioteca e em casa. A promoção da leitura implica um desenvolvimento gradual, o treino da leitura não deve ser remetido apenas para o tempo livre ou para casa, pois, se o for, em muitos casos não se realiza. Para despertar o gosto pela leitura e estimular a autonomia, é necessário ter em mente a diversidade humana, considerar as idades, os estádios do desenvolvimento, as características próprias de cada grupo, o gosto e ritmo de cada pessoa.

A partir dessas considerações acima avaliei cada criança em seu processo educacional. Constatei que a leitura empenha e generaliza o crescimento de cada um. As atividades de leitura orientada na sala de aula têm vindo a tornar-se uma prática comum em muitas escolas. Considerei dois tipos de instrumentos que foram utilizados na sala de aula: o livro e o professor. O professor tem uma base fundamental nesse processo. Ele seleciona as obras recomendadas para cada ano, quais as que pretende trabalhar e definir uma sequência capaz de promover gradualmente a progressão efetiva dos alunos e de fomentar o interesse pelos livros e pela leitura.

É muito importante ler histórias tradicionais em sala de aula, incluem-se lendas, fábulas, os mitos e os contos populares. Além de serem um poderoso suporte cultural e depositárias de conhecimentos, sabedoria, convicções, práticas sociais que representam também os voos de imaginação de sucessivas gerações. Embora as histórias tradicionais sejam habitualmente bem acolhidas pelas crianças, o professor deve verificar se a história, lenda ou mito não foi já trabalhado em anos anteriores, pois ouvir contar várias vezes a mesma história pode ser aliciante, mas trabalhar sucessivamente o mesmo enredo torna- se facilmente fastidioso, provoca desinteresse e não estimula o progresso. A partir de certa idade, a maioria dos alunos deseja ser surpreendida e deseja fazer descobertas. Percebi em cada criança um desejo infinito de saber cada vez mais sobre os personagens, ambientes e fatos sugeridos pelo livro.

A leitura mais significativa do processo de ensino e aprendizagem foi à poesia na sala de aula. A poesia um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo, a sonoridade, permitem uma descoberta da riqueza, das potencialidades da linguagem escrita. A aprendizagem resulta em boa parte da empatia que se estabelece entre o adulto e a criança, nomeadamente quando se pretende fomentar um gosto ou despertar valores. Pude perceber que uma simples leitura de um poema, feita pelo professor, resultou motivação, empenho e alegria. A leitura orientada de livros informativos na sala de aula é uma das bases essenciais de toda a aprendizagem escolar.

Tendo em conta a idade e a característica dos alunos com quem trabalha, o professor deve planear diferentes sequências de atividades de modo a tornar a hora de leitura um momento particularmente desejado por todos. A hora da leitura deve ser dividida em vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com