TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Educação De Jovens E Adultos

Trabalho Escolar: Trabalho De Educação De Jovens E Adultos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.883 Palavras (8 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Educação de Jovens e Adultos

VALPARAISO GOIAS 2013

INTRODUÇÃO:

A educação de jovens e adultos no Brasil sempre foi marcada por movimentos ou iniciativas individuais de grupos,órgãos públicos e privados ou pesquisadores decididos a enfrentar o problema da existência de uma enorme população que não teve a oportunidade de frequentar a escola regular.

A problemática educacional no Brasil,está marcada pela exclusão de camadas populares da sociedade que vem interditando a inúmeros cidadãos a possibilidade de acesso a língua e a um universo de saberes produzidos nas diferentes áreas do conhecimento.

Para além da necessidade de alfabetização,a perspectiva da totalidade escolarização fundamental como patamar mínimo para a qualificação pessoal e profissional do sujeito, como condição para o acesso aos diferentes espaços culturais e como elemento possibilitador de reflexão e posicionamento político e autônomo.

A alfabetização de jovens e adultos é um desafio,não só para administradores governamentais,universidades,professores,como também para toda a sociedade e o próprio aluno.As bases do conhecimento sistematizado deverão estar em seus aspectos sócio – econômico – político - culturais,visando a construção da consciência crítica e reflexiva,onde as capacidades,atitudes e valores sejam necessário para que as pessoas melhorem a qualidade de vida e continuem aprendendo tendo uma vida justa e digna.

As pesquisas sobre a aprendizagem da leitura e da escrita das duas últimas décadas nos impõem a necessidade de compreender como se dá o processo de aprendizagem dos jovens e adultos e como poderia ser o processo de ensino voltado para uma educação integral,que considere os aspectos sociais,afetivos e cognitivos dos alunos.

A Alfabetização de Jovens e Adultos no Contexto Escolar

A alfabetização não se resume a ensinar a ler,ela dá possibilidade para que o aluno se desenvolva como ser humano e assim ficar integrado no mundo.

No Brasil e em outras áreas da América Latina,a Educação de Jovens e adultos viveu um processo de amadurecimento que veio transformando a compreensão que nós tínhamos a poucos anos atrás.O conceito de Educação de adultos vai se movendo na direção de Educação Popular na medida em que a realidade começa a fazer algumas exigências,á sensibilidade e á competência científica dos educadores.Uma dessas exigências tem que ver com a compreensão crítica dos educadores do que vem ocorrendo no cotidiano do meio popular.

A necessidade da alfabetização torna-se cada dia mais urgente em um país onde as diferenças culturais e sociais demonstram ser o impedimento para o sucesso e a estabilidade econômica de todo um povo.O baixo nível cultural nas camadas sociais desprovidas de condições para cultivar o estimulo a educação e cultura torna a participação crítica em sociedade quase nula,sem que o indivíduo use a sua capacidade crítica de cidadão para construir uma nova visão política,econômica e social.

Fazer possível que os indivíduos se tornem aptos a ler e entender as diferentes mensagens que o mundo os possibilita conhecer é tarefa precípua de todos os brasileiros e não apenas,de alguns poucos educadores.

Sugere-se garantir a participação ativa dos estudantes na EJA em processos educativos para as práticas sociais nas quais estejam envolvidas, desde a mais imediatas até as mais difusas, próprias das demandas da atual sociedade.

Existe uma coisa que os alunos precisam quando retornam á escola,precisam muito mais do que o conhecimento,eles precisam de motivação.E a melhor motivação vem das palavras de afeto e valorização - "muito bem","É isso ai","você conseguiu",e tantas outras que nós educadores devemos dizer,esse tratamento especial desenvolverá no aluno a autoconfiança,ou seja ele será muito mais feliz.

Paulo Freire deixa bem claro que temos de orientar o analfabeto,e aproveitar todos os seus conhecimentos e trazer para atualidade,e esse conhecimento a que se refere esta dentro do próprio educando,só temos que saber como colocá-lo para fora.

"A alfabetização não pode ser reduzida a um aprendizado técnico - linguísticos,como um fato acabado e neutro,ou simplesmente como uma construção pessoal intelectual.A alfabetização passa por questões de ordem lógico-intelectual,afetivo,sócio - cultural, política e técnico.

Paulo Freire concorda que o papel do educador é mediar a aprendizagem,priorizando, nesse processo,a bagagem de conhecimentos trazidos por seus alunos,ajudando-os a transpor esse conhecimento para o da escrita e da leitura.

O papel do educador na EJA.

Suprir a escolarização regular para os adolescentes e adultos que não a tenham seguido o concluído na idade própria e proporcionar mediante repetida volta a escola,estudo de aperfeiçoamento ou atualização para os que tenham seguido o ensino regular no todo ou em parte.Isso quer dizer que devemos contribuir para que os adolescentes e adultos desenvolvam suas habilidades e participem,da vida coletiva orientada para melhoria de sua formação,tendo como objetivo a comunicação interpessoal,tornando-se agente do auto desenvolvimento e de mudança social,desenvolvendo suas habilidades intelectuais para que os mesmos sejam críticos e não aceitem tudo daí então,terão desenvolvido sua capacidade de integração nos grupo sociais,de desempenho consciente dos direitos e deveres do cidadão e da participação da evolução e cultural.

Quando o professor transmite ao seu aluno respeito,auto - confiança,com certeza esse aluno será um ser humano esplêndido,crítico e sempre lutará pelos seus objetivos,mas quando o professor é rude,não se importa com o que o aluno pensa e nem tão pouco importa se ele esta aprendendo ou se tem algum tipo de problema emocionais, dificuldade no aprendizado ou se tem qualquer outro tipo de problemas,com certeza o aluno será um adulto mal humorado,desmotivado,e não se importará com nada,ou seja para ele tanto faz como tanto fez.Tudo isso nos diz como é importante que o professor esteja realmente preparado para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com