TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As empresas modernas na concepção do mercado de trabalho dos jovens

Pesquisas Acadêmicas: As empresas modernas na concepção do mercado de trabalho dos jovens. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Atualmente, com a globalização emergente que enfrentamos, alavancada por uma idéia de crescimento em todas as áreas da sociedade, torna o ramo empresarial mais competitivo e mais exigente.

Com a evolução tecnológica, vimos que as empresas exigem e se utilizam de serviço e mão de obra especializada que acompanhe este crescimento de mercado. É neste meio que os jovens da atualidade se inspiram e se inserem como fonte de desejo e aspiração.

Assim, as grandes empresas, bem como as marcas que estão em evolução e destaque junto ao ramo empresarial, visam qualificar e aperfeiçoar seus serviços com alta tecnologia e serviços especializados ao extremo.

Estas empresas aspiram pessoas com dedicação e especialização que possam dar o máximo retorno e produtividade possível. Deste contexto enquadra-se, na grande maioria, os jovens, haja vista sua dedicação e preocupados com estudos e qualificação.

Este trabalho faz uma abordagem teórica sobre as aspirações dos jovens da atualidade, e também do ponto de vista das empresas. Ainda, enfatizaremos quais as qualidades que uma empresa necessita ter para se destacar e ser objeto de desejo dos jovens que pretendem iniciar sua carreira profissional.

1. AS EMPRESAS MODERNAS NA CONCEPÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO DOS JOVENS

Nos últimos anos, as empresas passaram a modernizar seus meios de produtividade, e alavancado por isso, qualificou-se os serviços prestados pelos funcionários que atuam nestas organizações.

Assim, com esta alta exigência, as empresas passaram a valorizar os serviços de recrutamento e recursos humanos, onde exigências e aperfeiçoamentos tornam-se rotina e política das empresas.

Até um tempo atrás, quando a economia brasileira era menos complexa, um número menor de empresas concentrava as oportunidades de emprego. Era o jovem quem tinha de se adaptar ao pensamento das companhias. Hoje, com a explosão do setor de serviços, há muitas empresas precisando de jovens profissionais, o que provoca uma disputa acirrada. O motivo é que as universidades não acompanharam a evolução do mercado

Desta forma, algumas empresas destacam-se no mercado, como sendo o sonho aspirado pelos jovens. Percebe-se muitas vezes, que a mídia e a era digital impulsionam aos jovens o sonho de alcançar status em uma empresa que lhes de o maximo possível de conforto e alta rentabilidade.

Porém, cinge destacar que os jovens de hoje em dia preferem ganhar menos mas trabalhar em uma empresa que lhe ofereça crescimento profissional, com bons salários, benefícios, possam fazer aquilo que realmente gostam, e é claro, sem muitas exigências.

Assim, as empresas utilizam-se a cada dia mais deste desejo despertado nos jovens para formar profissionais competentes nas mais diversas áreas de atuação.

Contudo, há a preocupação das organizações acerca da escassez de gestores capaz de comandar e liderar estas empresas. Nesta citada evolução que abordamos, percebe-se o aclaramento da ausência de destacados líderes dentro destas áreas, onde jovens com grande formação, porém sem as experiências que exigem.

Visando este ponto é que se faz necessário as organizações investirem em recrutamento e treinamento de lideres que possam gerir e comandar de um modo geral, seja em determinado setor, seja a empresa como um todo, de forma que não se tornem vulneráveis as pressões e as transformações que o mercado empresarial vem sofrendo, e ainda que se tornem capazes de evoluir gradativamente.

Como a informação é a área que mais influenciou o mundo nas últimas décadas, as empresas desenvolveram-se nas mesmas proporções, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e pelas novas facilidades de comunicação e pelas máquinas, necessitando aperfeiçoamento humano para acompanhar esta evolução.

Deste modo, as organizações precisam atentar-se a meios e métodos de seleção que satisfaçam a busca dos jovens. Nesta linha, a nova geração do trabalho humano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com