TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Educação Física

Monografias: Trabalho De Educação Física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 6

Suplementos: conheça os benefícios e malefícios dessas substâncias

Depois de começar a realizar exercícios físicos regulares, é comum o atleta buscar um suplemento que consiga repor a deficiência de nutrientes gastos em suas novas atividades. Porém, utilizar produtos do mercado sem acompanhamento de um nutricionista ou que tenham substâncias ilegais podem trazer sérias consequências.

Se administradas da maneira incorreta, essas substâncias podem causar sintomas desagradáveis como transpiração excessiva, aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, insônia, cansaço e alteração da percepção de dor. Em alguns casos pode até levar ao aumento do peso.

De acordo com a nutricionista especializada em atletas, Joyce Nunes de Oliveira, não são todas as pessoas que podem ingerir complementos alimentares. “Eles (os suplementos) são indicados em casos onde o atleta não ingere quantidade de alimentos suficientes para suprir um gasto energético de cerca de três mil calorias diárias”, explica.

Frequência Cardíaca- Além disso, a cardiologista Dra. Clea Simone Colombo também alerta para problemas que podem ser desencadeados pelo aumento do ritmo cardíaco. “Grande parte dos suplementos têm como base a cafeína, que aumenta os batimentos e, em pessoas pré-dispostas, pode causar arritmia grave e até risco de infarto”, discorre.

Para que o atleta não tenha nenhuma reação adversa, Joyce explica que é necessário realizar diversos exames. “Primeiramente é preciso conhecer a rotina alimentar do paciente e se há deficiência de nutrientes. Além disso, é necessário fazer uma avaliação clínica do mesmo, para saber se há deficiência hormonal, problemas cardíacos, renais ou hepáticos”.

Riscos- Conhecidos como “pré-treino”, alguns tipos de suplementos (com estimulantes) podem aumentar a pressão arterial e causar sérios danos quando são administrados de forma incorreta. “No exercício físico regular ocorre naturalmente o aumento do ritmo cardíaco, temperatura e desidratação. Quando o atleta ingere o “pré-treino”, ele causa aumento da desidratação e hipertermia (dificuldade em perder calor). A cafeína também tem efeito diurético que favorece e perda de água”, explica a cardiologista, Dra. Clea.

De acordo com a nutricionista, existem alguns tipos de suplementos que são mais procurados pelos esportistas. São eles:

Os termogênicos ajudam a acelerar o metabolismo, aumentando a temperatura do corpo e auxiliando na queima de gorduras. Ex: Green Coffee, da Nutrilatina.

Os aminoácidos em conjunto, formam as proteínas, principais constituintes das fibras musculares. Apesar de o corpo produzí-los, é importante fazer suplementação caso sejam feitos exercícios aeróbicos intensos, uma vez que os níveis de glutamina (o aminoácido mais conhecido) caem durante o treinamento. Ex: Amino BCAA, da Nutrilatina.

As proteínas permitem a produção de fibras musculares. Ex: Whey Protein, da Gold Standard.

A creatina é caracterizada como o ácido encontrado naturalmente no organismo, que ajuda a fornecer a forma de energia mais usada pelo corpo: o ATP. Ex: Creatine, da Universal.

Os carboidratos são classificados como os combustíveis do organismo. Destaca-se suplementos à base dos carboidratos mais utilizados, a “Maltodextrina” e a “Dextrose”. Ex: Gu Gel, da Gu Energy.

Os "pré-treinos" são caracterizados por apresentar em sua composição vasodilatadores que facilitam a passagem de oxigênio e psicoestimulantes pelos vasos sanguíneos, fazendo com que cheguem às células musculares mais depressa. Dessa forma, oferecem ao usuário mais pique e força para realizar atividades físicas. Ex: Hemo Rage, da Nutrex.

Sedentarismo

O sedentarismo é a falta de atividade física suficiente para o corpo e que também acaba afetando a saúde e atrofiando os músculos.

Quando se fala em atividade física, ela não está necessariamente apenas na prática de esportes. As atividades físicas podem ser caminhada até o trabalho, subir escadas, realizar alguns esforços físicos ou até mesmo as donas de casa, que de certa forma fazem esforços, limpando suas casas. O Sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com qualquer tipo de atividade física, pessoas que não tem costume de fazer qualquer exercício. Para sair da classificação do sedentarismo, o ser humano precisa gastar 2.200 calorias por semana.

A falta de atividade física causa o sedentarismo que como consequência traz o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias, diabetes, aumento de colesterol, infarto e também distúrbios cardíacos. Hoje mais de 60% da população não pratica nenhum tipo de atividade física.

A pratica da atividade física traz benefícios à saúde, como:

Ajuda a controlar o peso;

Diminui a pressão sanguínea;

Reduz o risco de desenvolver a pressão alta;

Diminui o risco de desenvolver doenças, como a diabete;

Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis;

Ajuda a previnir e diminuir a obesidade;

Promove o bem-estar.

O Sedentarismo é classificado como uma doença e atinge cada vez mais pessoas no mundo. Uma das principais causas são as modernidades que encontramos atualmente, pois o conforto acabou tomando conta das pessoas e cada vez não damos conta disso e mesmo sem saber a população acaba ficando acomodada. O sedentarismo pode ainda acelerar o envelhecimento.

Existem muitas formas de se evitar o sedentarismo como:

praticar atividades físicas, correr, caminhar, pedalar, nadar, jogar bola com os amigos;

fazer alguns esforços no dia a dia, desçer do ônibus alguns pontos antes e completar o percurso fazendo caminhada; deixar o controle remoto de lado e levantar para mudar o canal da TV; procurar subir as escadas ao invés de usar o elevador, etc;

Essas são formas de se evitar o sedentarismo, além de fazer muito bem à saúde. São pequenas mudanças da vida moderna e que não percebemos que podem fazer a diferença.

O ideal é apenas mudar os hábitos do dia a dia e mesmo sem tempo ou dinheiro você consegue ter uma vida mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com