TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Escadas

Dissertações: Trabalho De Escadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 6

1. GENERALIDADES

Conceito

São elementos estruturais que permitem estabelecer ligação entre espaços a diferentes níveis duma edificação.

Garantia

• Segurança estrutural

• Segurança funcional

• Estética e

• Comodidade.

Constituição

Degraus e patamares e ainda lance.

1.1. Dimensões

O tipo mais usual de escada em concreto armado tem como elemento resistente uma laje armada em uma só direção. Os degraus não têm função estrutural.

O modelo estrutural corresponde a uma laje armada em uma só direção, simplesmente apoiada, solicitada por cargas verticais. Como este modelo estrutural corresponde a uma viga isostática, podem-se calcular reações e solicitações utilizando o vão projetado.

A espessura da laje pode ser fixada, em função do comprimento do vão, pela seguinte tabela:

Ao se escolher a espessura para a laje da escada, deve-se ter o cuidado de não levar a situações de armadura dupla (espessura insuficiente) ou de armadura mínima (espessura

exagerada).

O patamar é um trecho do vão total, onde a carga atuante é menor, pois não existem degraus e a espessura da laje é h. No trecho inclinado a espessura a ser considerada na composição de cargas é h/cosα.

Para considerar a carga correspondente ao peso dos degraus, deve-se tomar uma espessura média igual a metade da altura de cada degrau. O peso específico do concreto simples deve ser tomado como sendo 24 kN/m3.

Se houver um peitoril de alvenaria, deve-se considerar o seu peso distribuído ao longo da largura da escada (≤ 1,5 m).

O valor da carga variável a ser considerado no projeto de escadas é de 2,5 kN/m2 em edifícios residenciais e de 3,0 kN/m2 em edifícios não residenciais.

Nas escadas (lajes armadas em uma só direção), deve-se ter uma armadura de distribuição, na direção transversal à armadura principal, atendendo a seguinte condição:

Na seção de inflexão do trecho com degraus para o patamar, deve-se ter um cuidado especial com o detalhamento da armadura. Sempre que houver tendência à retificação de barra tracionada, em regiões em que a resistência a esses deslocamentos seja proporcionada por cobrimento insuficiente de concreto, a permanência da barra em sua posição deve ser garantida por detalhamento especial. No caso das escadas, deve-se substituir cada barra da armadura principal por outras duas prolongadas além do seu cruzamento e devidamente ancoradas.

1.2. Tipos

Os tipos de escadas são os seguintes:

• retangulares armadas transversalmente, longitudinalmente ou em cruz;

• com patamar;

• com laje em balanço;

• em viga reta, com degraus em balanço;

• com degraus engastados um a um (escada em "cascata");

• com lajes ortogonais;

• com lances adjacentes.

2. Ações

As ações serão consideradas verticais por m² de projeção horizontal.

2.1. Peso Próprio

A laje de concreto que forma lance da escada possui um peso que deve ser considerado na composição das cargas. Conforme apresenta no corte longitudinal da figura abaixo, um lance pode ser composto por trechos inclinados (onde se encontram os degraus) e trechos não inclinados, que são os patamares.

Corte longitudinal de um trecho de escada

Considerando-se a apresentação da figura acima, as fórmulas abaixo fornecem o peso próprio do lance em termos de m² de projeção horizontal.

Assim, pode se notar que o cálculo do peso próprio já exige a priori a definição das espessuras da laje do lance h e hp. Isso indica o caráter iterativo da solução na medida em que, para cada espessura diferente, é necessário refazer a composição de cargas.

2.2. Revestimento

O peso do revestimento/reboco, por metro quadrado de projeção horizontal da escada, depende basicamente dos materiais empregados. Através das especificações do projeto arquitetônico, pode-se calcular o peso do revestimento/reboco em função do peso específico dos materiais, conforme tabela abaixo. Multiplicando-se o peso específico do material pela espessura do revestimento/reboco tem-se o peso superficialmente distribuído usado na combinação de cargas.

Tabela de peso específico de materiais

Para a força uniformemente distribuída de revestimento inferior (forro), somada à de piso, costumam ser adotados valores no intervalo de 0,8 kN/m2 a 1,2 kN/m2. Para o caso de materiais que aumentem consideravelmente o valor da ação, como por exemplo o mármore, aconselha-se utilizar um valor maior.

2.3. Ação Variável

Os valores mínimos para as ações de uso, especificados pela NBR 6120 (1980), são os seguintes:

• escadas com acesso público: 3,0 kN/m2;

• escadas sem acesso público: 2,5 kN/m2.

Ainda conforme a NBR 6120 (1980), em seu item 2.2.1.7, quando uma escada for constituída de degraus isolados, estes também devem ser calculados para suportar uma força concentrada de 2,5 kN, aplicada na posição mais desfavorável. Como exemplo, para o dimensionamento de uma escada com degraus isolados em balanço,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com