TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Estagio Supervisionado UTA Infancia Luticidade

Trabalho Escolar: Trabalho De Estagio Supervisionado UTA Infancia Luticidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 10

ATIVIDADE DE POTFÓLIO- UTA INFANCIA E LUDICIDADE

Atividades aplicadas: prática

A importância de atividades diversificadas na educação infantil

A importância das atividades diversificadas especifica devem ser introduzidas no currículo de forma a completar e enriquecer o trabalho pedagógico, pois possibilitam a construção de conhecimentos significativos e a apropriação da identidade cultural.

O objeto é criar uma criança protagonista, investigadora, capaz de descobrir os significados das novas relações e de perceber os poderes dos seus pensamentos por meio da síntese de todas as linguagens: expressivas, comunicativas e cognitivas:

A escola infantil tem obrigação de oferecer inúmeras oportunidades para criança expressar-se por meio de atividades prazerosas: pintura, musica, desenho, movimento, leitura, escrita, escultura, dança, teatro. Além disso, toda e qualquer atividade na escola infantil deve ser permeada pelo lúdico, para que tudo se transforme numa grande festa. Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras devem estar sempre presentes, para que a criança vá construindo hábitos e atitudes, competências e habilidades valores e conhecimentos de uma forma leve, natural e agradável.

A criança deve ser encorajada a explorar seu ambiente, que é rico em possibilidades, e a expressar-se por meio de todas as “linguagens” (desenho, palavras, movimento, dramatizações, escultura, musica), que o a conduz a surpreendentes níveis de habilidades simbólicas e de criatividade. Além disso, ampliar seu circulo de relacionamento e conviver com vários professores, que possuem característica e conhecimentos diferentes, fazem com que a criança entenda a diversidade e possa descobrir-se como ser atuante e participativo na sociedade, desde cedo.

A trajetória da educação infantil no município e a metodologia de pesquisa baseada na coleta de dados por meio de análise documental

O brincar e a Cultura, Jogos e Brincadeiras na Cidade de Marretes na Década de 1960.

O presente artigo busca discutir a relação entre brincadeiras e cultura através das memórias e relatos de um morador da cidade histórica de Marretes, situada na microrregião litorânea paranaense. A metodologia empregada caracteriza-se como0 um estudo de caso, e a técnica de coleta escolhida foi à entrevista semiestrutural e pesquisa bibliográfica em acervo da casa Rocha Pombo-Secretaria de Cultura e Esporte do município. Pôde-se concluir que a relação entre brincadeira e cultura pode ser enxergada sob vários aspectos, não devendo ser ignorada ou relegada como uma atividade secundaria, seja do ponto de vista seja do individual.

Metodologia

Foi realizada uma pesquisa de cunho documental. As atas encontradas foram lidas e seus conteúdos, analisados. Além dos textos, as imagens e os suportes também foram problematizados a partir do referencial teórico.

A professora entrevistada diz que a Liga da Bondade tinha por objetivo tornar o trabalho do professor original e eficiente, isto implicava, entre outras coisas, na imposição de normas gasto, maneiras e gestos aos alunos e alunas. Nessa perspectiva, a escola era responsável por capacitar e formar bons cidadãos, que com seriedade pudessem colaborar na construção de uma sociedade melhor, ou seja, teriam a incumbência de semear “bons frutos”, para que estes pudessem compreender a importância da referida liga e propagar a bondade.

Introdução de plano de aula

Considerando a dificuldade apresentada dos nossos alunos 1 a 5 anos na leitura como também na escrita faz-se necessário propor, ações que possam facilitar a aprendizagem dessas competências. Tendo em vista que saber ler e escrever são uma capacidade indispensável para que o individue se integre a sociedade da qual faz parte, são tarefas da escola, propor desafio indispensável para o desenvolvimento da capacidade de aprender pensar, interagir e compartilhar com parte do lido e ser capaz de dizer a sua palavra ao seu tempo por escrito, e constituem competências para a formação do estudante, responsabilidade maior da escola. Somos sabedores de que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldade que o individuo tem de ler e produzir textos com eficiência. Ela começa pelos olhos, mas vai além deles, que necessita de um elemento fundamental, a compreensão do leitor diante daquilo que ler. Portanto, um dos objetivos da escola municipal Dulce Seroa da Motta Cherobim é desenvolver o hábito da leitura em nossos educando. E proporcionar mecanismo para que sejam escritores competentes, valorizando assim o conhecimento prévio de cada aprendiz, propiciando o prazer através da leitura, sendo uma atividade fundamental para o sucesso de sua vida.

Objetivo geral:

Proporcionar a interação dos alunos com diferentes gêneros textuais escritas e diversas situações de leitura, formar leitores competentes e produtores de textos que possam assumir suas vidas no contexto social onde vivem e no mundo globalizado.

Estratégias de ação:

Envolver a comunidade escolar nas ações de projeto.

Auxiliar os professores na execução do projeto.

Leitura de diferentes gêneros textuais nas rodas de leitores, caixa ampliada e na secretaria.

Incentivar e acompanhar os alunos nas atividades de reconto e leitura dentro e fora da escola.

Criar um horário para leituras do dia por diferentes turmas e alunos.

Registrar todas as ações desenvolvidas no projeto.

Convidar os pais de alunos e pessoa da comunidade para tornarem-se parceiros na execução do projeto auxilia-nos com suas habilidades como: ler, contar historia piadas, desafios, literatura de cordel, etc.

Objetivos específicos:

-Estimular a forma criativa o gosto pela leitura e escrita.

Através das variedades de gêneros textuais.

-Desenvolver a oralidade nos contos de conhecidos para outras turmas.

-Despertar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com