TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Estagio Supervisionado Newton Paiva

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.515 Palavras (15 Páginas)  •  1.252 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS

ENGENHARIA CIVIL

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

BELO HORIZONTE

NOVEMBRO/2015

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório apresentado ao Curso de Engenharia

Civil do Centro Universitário Newton Paiva, na

Disciplina de  Estágio Supervisionado, como

trabalho final de Estágio.

Orientador: Professor

BELO HORIZONTE

NOVEMBRO/2015

SUMÁRIO

1          INTRODUÇÃO..............................................................3

1.1    Descrição da empresa.................................................4

1.1.1 Histórico....................................................................5

1.1.2 Organograma..............................................................6

1.2    Análise da Situação....................................................6

1.3    Justificativa...............................................................7

2       OBJETIVOS................................................................9

2.1    Objetivo Geral............................................................9

2.2    Objetivos Específicos.................................................9

3       CRONOGRAMA..........................................................10

4       DESENVOLVIMENTO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS....11

4.1    Objetivo 1.................................................................11

4.2    Objetivo 2.................................................................13

4.3    Objetivo 3.................................................................15

4.4    Objetivo 4.................................................................17

5       ANÁLISE DOS RESULTADOS......................................19

6       CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................21

7       BIBLIOGRAFIA..........................................................23

 


  1.      INTRODUÇÃO

A profissão de Engenheiro Civil, regulamentada pela Lei nº 5.194, de 1966, tem entre suas atribuições, previstas no cap. 7, o planejamento ou projeto, em geral, de regiões, cidades, obras e estruturas, além de estudos, análises, perícias, pareceres e demais serviços técnicos (BRASIL, 1966, art. 7). O profissional em Engenharia Civil é capaz de projetar, executar e gerenciar obras e construções, visando sempre à estabilidade da edificação e segurança dos usuários. Além de atuar no setor de projetos estruturais e na criação de edificações, ele pode trabalhar em setores como, por exemplo, o de inspeção, fiscalização, perícia, saneamento e transporte (Veronezzi, 2015).

Nos últimos anos, o bom crescimento da economia e da renda, que fez crescer exponencialmente a procura pelo setor de construções em geral, alavancaram a demanda e os salários dos Engenheiros Civis no país. Esses profissionais são cada vez mais exigidos para o desenvolvimento de soluções estratégicas que alinhem redução de tempo e de custos nos projetos, racionalizando as atividades inerentes à função, buscando entregar obras cada vez mais complexas e rápidas.

Isso exige que a formação desses profissionais seja cada vez mais completa e multidisciplinar. É em busca dessa vivência profissional no dia-a-dia das atividades que são ofertadas as oportunidades de estágio para graduandos em Engenharia Civil. Essa oportunidade trará ao estudante a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos vistos em sala de aula, sempre com a supervisão de um Engenheiro experiente, que irá acompanhar a execução das atividades e orientar o estagiário nas diversas etapas do programa.

O profissional Auxiliar ou Assistente Técnico de Projetos em Engenharia Civil atuará na gestão do contrato de construção, organização de documentos técnicos dos empreendimentos, realizará cálculos técnicos básicos e prestará apoio ao engenheiro responsável, realizando conferência de relatórios e documentos.

Na função de auxiliar técnico de projetos, o estudante Davidson Luiz Caldeira Brant realizou um período de estágio na empresa URBE Arquitetura, Urbanismo e Empreendimentos Imobiliários Ltda. As funções relacionam-se, basicamente, com a realização de cálculos técnicos, auxílio e conferência da elaboração de projetos geométricos, arquivo e movimentação de documentações inerentes aos projetos e atividades complementares, como acompanhamento de obras, visitas técnicas e preparação de pauta para reuniões.

Neste relatório, serão abordados os dados da empresa e do mercado, os objetivos gerais e específicos do plano de estágio e as atividades elaboradas.

  1.   Descrição da Empresa

A URBE Arquitetura, Urbanismo e Empreendimentos Imobiliários Ltda., CNPJ: 16.776.220/0001-41, com sede na Avenida Raja Gabaglia, número 4977, sala 217, Bairro Santa Lúcia, na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, foi fundada em 2012, é uma empresa de pequeno porte constituída como sociedade empresária limitada, com capital social de R$30.000,00 (trinta mil reais).

Seu ramo de atividade principal são as atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura, e as secundárias são a incorporação de empreendimentos imobiliários, obras de terraplanagem, serviços de preparação do terreno e serviços de perícia técnica relacionada à segurança do trabalho.

A empresa possui um quadro com 03 funcionários, sendo o seu sócio administrador o sr. Helder Lívio Mendes Machado, Arquiteto e Urbanista, o sócio sr. Nivande Machado Pereira, com formação em Engenharia de Agrimensura, e o auxiliar técnico de projetos, o estagiário Davidson. A empresa está localizada em uma sala no prédio comercial na região Sul de Belo Horizonte, possuindo 02 microcomputadores de última geração, impressora, fax, scanner, telefone fixo e arquivo físico, além de licença de softwares de projetos de Engenharia, como Auto-Cad Civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (222.1 Kb)   docx (168 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com