TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Supervisionado - Técnico Em Segurança Do Trabalho

Artigo: Relatório De Estágio Supervisionado - Técnico Em Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  6.911 Palavras (28 Páginas)  •  5.848 Visualizações

Página 1 de 28

COLÉGIO PE. QUINTILIO COSTINI

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

ROSANE BARBOSA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CAMPOS NOVOS - SC

2014

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

ROSANE BARBOSA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Trabalho apresentado ao curso Técnico em Segurança do Trabalho, pela Instituição Colégio Pe. Quintilio Costini, como requisito parcial para obtenção da aprovação do curso.

CAMPOS NOVOS

2014

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

AGRADECIMENTOS

Primeiramente а Deus que permitiu que tudo isso acontecesse, ao longo de minha vida, е não somente momento, mas que em todos os momentos é o maior mestre que alguém pode conhecer.

Ao Colégio Padre Quintilho Constini, seu corpo docente, direção е administração que oportunizaram а janela que hoje vislumbro um horizonte superior, eivado pela acendrada confiança no mérito е ética aqui presentes.Agradecer aos meus pais pelo dom da vida, pela dedicação que tiveram em todos esses anos, pelo apoio que me deram, e por tudo que já enfrentaram por mim.

Agradeço а todos os professores por me proporcionar о conhecimento não apenas racional, mas а manifestação do caráter е afetividade da educação no processo formação profissional, por tanto que se dedicaram а mim, não somente por terem me ensinado, mas por terem me feito aprender. А palavra mestre, nunca fará justiça aos professores dedicados aos quais sem nominar terão os meus eternos agradecimentos. E também a empresa PROMEL – PRODUÇÃO OPERAÇÃO MANUTENÇÃO ELÉTRICA LTDA pela oportunidade de estágio, onde estarei apreendendo e adquirindo novos conhecimentos.

Agradeço а minha mãe ALSIRA heroína que me deu apoio, incentivo nas horas difíceis, de desânimo е cansaço. E ao meu pai JOSÉ BARBOSA (in memória), que apesar de todas as dificuldades me fortaleceu е que para mim foi e sempre será muito importante. Meu “ESPOSO VALMOR`”, que me apóia, grande companheiro, amigo, e amor.

CAMPOS NOVOS

2014

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

ROSANE BARBOSA

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.”

CAMPOS NOVOS

2014

SUMÁRIO

DADOS DO ESTAGIÁRIO 6

1 - INTRODUÇÃO 7

2 - DADOS DA EMPRESA 10

3 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 12

4 – NR-10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE 13

5 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA) NR -09 16

6 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI’s) - NR – 06 20

ANEXO 1 – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL 22

7- COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (CIPA) – NR 05 23

8 - PROFISSÕES DA ÁREA DE SEGURANÇA DO TRABALHO 25

9 - IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO 31

10 – IMPORTÂNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO APLICADA, ESTATÍSTICA E DESENHO TÉCNICO PARA SEGURANÇA DO TRABALHO 32

11- HIGIENE E MEDICINA DO TRABALHO 34

12- ERGONOMIA 36

13 -CONCLUSÃO 38

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 40

ASSINATURAS 40

1 - INTRODUÇÃO

No presente trabalho, está apresentado o relatório de estágio supervisionado, o qual se realizou entre os dias 13 de fevereiro de 2014 á 15 de abril de 2014, na empresa PROMEL- Produção, Operação e Manutenção Elétrica LTDA , onde estagiei como Técnico em Segurança do Trabalho, realizando o apreendido dentro da sala de aula, e obtendo conhecimentos práticos e técnicos da área.

O técnico de segurança do trabalho atua em todos os setores industriais. Ele é um importante profissional, atuando principalmente na prevenção de acidentes. Além disso, ele é o responsável por informar o empregador e os trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho, promovendo campanhas, cursos e outros eventos de divulgação das normas de segurança e saúde no trabalho, como também ações de prevenção ao meio ambiente.

Além de executar inspeções, recomendações e, quando necessário, auditorias técnicas, este profissional deve realizar estudos, avaliações e inspeções das condições de trabalho, quanto aos aspectos de segurança, meio ambiente e saúde. O técnico de segurança no trabalho também ministra treinamento teórico e prático sobre segurança, com o objetivo de manter os trabalhadores informados e treinados sobre os riscos, normas e procedimentos aplicáveis. A capacidade de liderança e boa comunicação estão entre as características principais deste profissional.

Durante meu estágio atuei na análise de métodos e processos de trabalho, identificando fatores e condições que podem gerar riscos, propondo melhorias e maior segurança ao ambiente. Estudei o local, verificando se as normas de segurança foram todas aplicadas no mesmo, de forma a garantir a total segurança e tranqüilidade aos colaboradores de empresas. Verifiquei se as condições de higiene e alimentação estão adequadas ao bem estar dos funcionários. Além disso, ajudei na prevenção dos riscos ao meio ambiente. Como profissional da área ministrei treinamento teórico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com