TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Estatística Sobre O Ouro

Projeto de pesquisa: Trabalho De Estatística Sobre O Ouro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.840 Palavras (20 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 20

1. INTRODUÇÃO.

Este trabalho tem por objetivo trazer ao leitor informações pertencente ao tem proposto, no caso a commodity ouro. Por se tratar de um tema bem abrangente ele foi dividido em partes. Estas partes são esmiuçadas nas próximas paginas.

Como será visto o ouro é a commodity explorada desde antiguidade e transformou se ao longo do tempo, algo que determinava quanto um Estado ou país era poderoso frente aos se inimigo. Na atualidade ele é uma das variáveis que determinam o poder financeiro, ele passa a determinar através do seu lastro a quantidade de papel que será colocado em circulação dentro da economia do país.

Desde tempos mais remotos, o ouro é um dos materiais que mais fascinam a humanidade, este apresenta uma beleza impar por de seu brilho inigualável, sua facilidade de transformação e trabalhado, sua raridade e quase indestrutibilidade.

O símbolo químico do ouro é o Au, possui número atômico 79 na tabela periódica dos elementos, tem valência igual a 1,3 e peso atômico 197, sendo um metal mole, que pressionado em superfícies duras, pode arranhar e perder seu brilho. Tem peso específico de 19,32 g/cm3, possui ponto de fusão a 1.063ºC e ponto de ebulição em 2.970ºC. O ouro em seu estado mais puro é o 24 quilates, considerado mole demais para uso em joalharia. O ouro pode ser misturado ou ligado a um ou mais metais para adquirir a resistência e as características de cor desejadas. Mas isto será explicado mais a diante neste trabalho.

1.1. Contexto Histórico.

A palavra ouro vem do latim “aurum” que quer dizer “brilhante”. Desde a antiguidade ele é usado pelo homem, para diversas finalidades. Estima-se que cerca de 160 toneladas deste metal já foram descobertas desde a pré-história, segundo World Gold Council, conselho formado pelas maiores empresas mineradoras do mundo.

Não se pode saber ao certo quando a sua extração começou, porém há indícios que datam do final da pré-história, por volta de 5000 a.C., em um cemitério na Bulgária, arqueólogos acharam as primeiras jóias fabricadas em ouro da humanidade: três mil braceletes, colares e brincos. Mas o metal também era usado em objetos do dia-a-dia, como pratos, vasos e canecas. Nessa época, o ouro ainda era um metal comum, apesar de ser mais raro que o ferro ou o cobre.

No principio o ouro era facilmente encontrado na superfície da terra, porém logo se tornou difícil de ser encontrado e exigiu que o homem desenvolvesse maneiras para extraí-lo das rochas onde estava incrustados, a primeira técnica foi a do choque térmico onde as pedras eram aquecidas e logo após resfriadas por água fria, desta forma era se partiam.

Na era do Mercantilismo o ouro teve um papel importante para o desenvolvimento dos Estados (nações, reinos ou países), estes tinham como objetivo o acumular de riquezas na forma de mentais e pedras preciosas e o principal deles era o ouro. Estas riquezas eram a segurança de investimentos para fortalecer os exércitos. Existiam leis para o controle das saídas de tais riquezas do Estado, foi neste período que o ouro começou a ser utilizado para a cunhagem de moedas, devido ao seu fácil manuseio, transporte e seu alto valor.

2. UTILIDADES PARA O OURO.

2.1. Campos de Utilização

Com importante destaque na indústria da arte, na construção de jóias e peças de decoração, assim agregando mais valor ao material. Sendo considerado, em épocas passadas, como um metal fundamentalmente monetário como já visto mais atrás, a maior parte do ouro produzido foi transferida para os tesouros nacionais ou bancos centrais dos diversos países como lastro de reserva monetária.

Na indústria joalheira, a ampla utilização do ouro se dá, não só por suas características estéticas, como também por sua inigualável resistência à corrosão e por sua capacidade de reserva de valor. Por apresentar alta condutividade é utilizado em componentes eletrônicos que necessitam de pressão, em caso de voltagem reduzida, devendo se isso sua confiabilidade e resistência a corrosão.

Sua utilização é para fins de estética corporal e tratamentos de saúde ainda é modesta, porém vem avançando muitos nos últimos anos, por se tratar de produtos caríssimos seu acesso ainda é muito restrito.

3. LOCALIZAÇÃO.

O ouro se forma em pedras duras e cristalinas, em depósitos comumente chamados "veias". Um filão é normalmente formado em áreas onde a pedra que contem as veias foi alterada de alguma maneira. O ouro encontrado em um filão é cercado de sulfureto e telureto. Os minerais são gradualmente destruídos pelas forças da natureza, vento e chuva deixando somente o ouro para trás. O mineral pode variar de pequenas partículas, como grãos, a pepita. Costuma ser achado sozinho ou misturado ao mercúrio ou prata, como em uma liga de metais, mas também pode ser encontrado em minérios como calaverita, silvanita, nagiagita e outros minerais próximos aos sulfetos.

Em sua maioria o minério de ouro é encontrado em locais abertos ou em minas subterrâneas, às vezes, contém quantidades pequenas do ouro, na proporção de 5% de ouro por tonelada de pedra. Em todos os métodos de refino, o minério é geralmente lavado e filtrado dentro da mina, para depois ser enviado para a fábrica. Lá é triturado em partículas menores e adicionado água, e depois triturado de novo em uma máquina conhecida por moinho de bolas, para melhor pulverização.

3.1. Onde pode ser encontrado ouro.

3.1.1. Vertente

Ele é freqüentemente encontrado em solos que contêm rochas sólidas compostas de cinzas vulcânicas, chamadas tufos calcários. Uma análise revelará que o solo próximo a uma veia de ouro terá quartzo, feldspatos, feldspatoides e outros minerais de cor clara. A área emitirá um campo magnético podendo, assim, ser encontrada com um detector de metais. Os depósitos estão normalmente localizados próximos a um bolsão de detritos, que é uma superfície irregular na vertente de um fluxo de água próximo a uma fonte mineral, portanto se houve uma mina localizada na região, o ideal é que se comece a procurar pelos declives. A aluvião é um depósito formado quando veias foram desintegradas por força de intempéries. Bolsões formados pela mistura de pedregulho, cascalho e detritos de uma encosta adjacente são lugares ideais para procurar o minério. O ouro encontrado nesses locais é tipicamente inferior altamente concentrado em rochas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com