TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Fluxo De Caixa

Artigos Científicos: Trabalho De Fluxo De Caixa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 2

O Fluxo de Caixa representa um instrumento de grande importância para as empresas, seus acionistas e os demais usuários das informações contábeis, embasando a tomada de decisões.

A administração do fluxo de caixa é de vital importância para o sucesso das entidades possibilitando ao usuário verificar a alteração do caixa entre períodos, quais contas foram responsáveis por essa alteração e qual foi o resultado obtido relativo a cada atividade desse fluxo.

Para fins legais, de acordo com a Lei nº 11.638/2007, a elaboração da Demonstração do Fluxo de Caixa tornou-se obrigatória, mas o seu formato de apresentação ainda é passível de escolha, quais sejam, pelo método direto ou indireto.

Este contexto, suscita uma problematização no sentido de comparar se o método direto é o modelo mais completo e eficaz para auxiliar o processo de tomada de decisão por parte dos usuários, e ainda demonstrar se o método direto é mais abrangente e completo quando comparado ao método indireto.

Com intuito de responder a essa pergunta, esta pesquisa intenta descrever a finalidade da Demonstração do Fluxo de Caixa para as decisões econômicas, analisando os objetivos, vantagens e desvantagens da utilização dos métodos direto e indireto para elaboração da DFC.

Para a consecução desta pesquisa realizou-se um levantamento bibliográfico, com intuito de selecionar literatura especializada. Inicialmente é apresentado um referencial teórico sobre a DFC e os aspectos relacionados a sua elaboração. Em sequência, é apresentado um estudo realizado acerca de algumas pesquisas abordando o tema objetivando avaliar a problemática envolvendo os métodos.

Este trabalho, portanto, justifica a sua importância por buscar delinear os métodos de elaboração da DFC, direto e indireto, expendendo suas principais características no intuito de realizar uma análise comparativa sobre a forma mais adequada de evidenciar os fluxos de caixa das empresas, tornando possível compreender a importância do estudo da Demonstração dos Fluxos de caixa e seus métodos de elaboração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com