TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Ginástica

Casos: Trabalho De Ginástica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1 - GINASTICA RITMICA

PRINCIPAIS COMPETIÇÕES:

É vasta a quantidade de campeonatos de ginástica rítmica, seja no âmbito mundial, seja no âmbito nacional. Abaixo pode-se ver uma lista das principais competições da modalidade.

Os campeonatos que reúnem os ginastas de todo o mundo são:

Jogos Olímpicos: de quatro em quatro anos, reúne as ginastas classificadas para os eventos. Aquela nação que não conseguir qualificar uma equipe, está apta a enviar até três competidoras para representá-la.

Campeonato Mundial: realizado anualmente desde o ano de 1963, exceto em anos olímpicos desde 2000. Como os Jogos Olímpicos, é também uma competição global.

Copa do Mundo: torneio realizado por temporada. É dividido em etapas que acontecem durante o ano. Sua final reúne as ginastas classificadas durante as etapas anteriores.

Jogos Mundiais: realizado de quatro em quatro anos, reúne as modalidades não olímpicas, mas reconhecidas pelo COI. Apesar de ser uma modalidade disputada em Olimpíadas, a ginástica rítmica foi incluída no programa em 2001 e neles reúnem-se as ginastas de todo o mundo.

Existem ainda as competições regionais, conhecidas pela competitividade entre as atletas participantes e nas quais se conhecem as favoritas continentais:

Jogos Asiáticos: realizado a cada quatro anos. Reúne todas as nações do continente asiático.

Campeonato Europeu: competição realizada de dois em dois anos entre 1978 e 1998. Em diante, passou a ser uma disputa anual.

Jogos Pan-Americanos: realizado de quatro em quatro anos. É onde reúnem-se as ginastas dos três continentes americanos (Sul, Central e Norte).

Jogos Sul-Americanos: competição realizada a cada quatro anos. É onde reúnem-se as ginastas do continente sul-americano.

JULGAMENTO

Em geral, cada exercício deve incluir elementos de dificuldade B e de dificuldade A, que pela ordem semelhante em todas as ginásticas, significam os elementos mais básicos da tabela. Nas finais, são exigidos também elementos de maior dificuldade, C e D, um dos quais deve ser executado com a mão esquerda. A totalidade do tablado deve ser utilizada durante o exercício, e os elementos devem fluir na coreografia, ao contrário da modalidade artística feminina, na qual são seqüenciais. Outro detalhe é a ordem dos aparelhos, que é decidida pela Federação Internacional de Ginástica. Durante as apresentações são contados as faltas e os bônus, como os problemas de equilíbrio e a originalidade de uma coreografia. Historicamente, um comitê técnico dentro da Federação detectava erros e potenciais a serem desenvolvidos dentro desta

modalidade. Nesse sentido, até 1984, a ênfase dos movimentos era dada aos aparelhos. Após as Olimpíadas de Barcelona, em 1992, o destaque passou a ser o desempenho das ginastas.

Por fim, as notas são avaliadas por um grupo de quatro árbitras, que avaliam o valor da dificuldade corporal, chamado D1, o valor da dificuldade do aparelho, denominada D2, e o valor artístico da série, que atende por VA. O júri de execução então avalia as faltas técnicas. Em uma disputa, são utilizados três painéis de quatro juízes cada: o júri D, que avalia a dificuldade dos movimentos das ginastas e dos aparelhos, em um máximo a ser atingido de dez pontos na média dos dois; o júri A, que avalia a parte artística e a sincronia da rotina com a música e a expressividade da ginasta, também em uma nota máxima de dez pontos; e o júri E, que avalia as falhas técnicas, também chamadas de erros de execução, em um total de dez a ser debitado. Desse modo, a pontuação final (PF) é feita da seguinte forma:

(D1 + D2) / 2 + A + E = PF

ou seja

(10 + 10) / 2 + 10 + 10 = 30 pt

EQUIPAMENTOS

Regida pela FIG como exclusivamente feminina, é uma modalidade totalmente baseada nos exercícios de solo. O tablado, localizado sempre dentro de um ginásio coberto, é a área de competição que deve ter as dimensões de 14 x 14 m, composto por um material elástico, que amortece possíveis quedas e ajuda ao impulso dos saltos, geralmente em uma cor clara como o bege bordeado por uma outra, de tonalidade mais acentuada, como overmelho ou azul, no qual as ginastas devem realizar suas séries. Em particular, a penalidade para a atleta que termina sua apresentação fora do tablado ou sair dele durante a série é de 0,500 ponto. A mesma vale para a ginasta que praticar aquecimento dentro da área de competição.

Os equipamentos desta ginástica são os chamados aparatos, extensores do corpo da praticante. Neste caso equipamento não é dividido dos aparelhos, como ocorre na modalidade artística, que coloca braçadeiras e munhequeiras em outro grupo de utilidade, que não no mesmo da trave de equilíbrio e dasargolas, por exemplo. Todavia, o uniforme feminino das atletas rítmicas é composto por um collant de lycra sem mangas ou de mangas longas, podendo ou não ser usado um pequeno saiote por cima e sapatilhas nos pés. Além disso, as moças podem usar luvas e o pó de magnésio, e devem ter os cabelos curtos ou usá-los presos, também para não prejudicar a movimentação.

APARATOS

São cinco os aparatos utilizados pelas ginastas nesta modalidade, descritos da seguinte forma:

* Corda - Pode ser feita de cânhamo ou qualquer material sintético, desde que permaneça leve e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com