TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Hidroterapia

Dissertações: Trabalho De Hidroterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

HIDROTERAPIA COMO TRATAMENTO NO ACIDENTE VASCULAR ENCEFALICO (AVE)

SÃO PAULO, NOVEMBRO DE 2014.

INTEGRANTES DO GRUPO

Mayara Lima RGM: 137026-0

Francisca Amorim RGM: 137497-4

Jonathas Malouf RGM: 136947-4

Eliana Verona RGM: 138600-0

TURMA DE FISIOTERAPIA 4° SEMESTRE

UNIVERSIDADE CRUZEIRA DO SUL

PROFESSOR MARIO GANTUS

INTRODUÇÃO

O acidente vascular encefálico (ave) é uma síndrome neurológica complexa envolvendo anormalidade usualmente súbita do funcionamento cerebral decorrente de uma interrupção da circulação cerebral ou de hemorragia seja parenquimatosa ou subaracnoidea. Cerca de 80% dos AVE são de origem isquêmica e 15% decorrentes de hemorragia cerebral.O AVE é altamente prevalente e principalmente devido aos avanços das ultimas décadas,deve ser considerada uma emergência médica.

PATOLOGIA

Os Acidentes Vasculares Encefálicos podem ser isquêmicos (70 a 80% dos casos) ou hemorrágicos (15 a 30% dos casos).

O acidente vascular encefálico isquêmico (AVEI) é causado pelo bloqueio do suprimento de sangue no encéfalo, em razão de trombose ou presença de êmbolos. A redução do fluxo de sangue leva à diminuição de oxigênio e nutrientes ao tecido cerebral irrigado pela artéria, causando isquemia e morte.

O acidente vascular encefálico hemorrágico (AVEH) é causado pelo rompimento de um vaso cerebral, que pode causar um hematoma, aumentando a pressão no tecido adjacente, diminuindo a circulação no local, o que pode levar morte tissular. Pode haver invasão de sangue no sistema liquórico, hemorragia subaracnoidea, comum na ruptura de aneurisma.

METODOLOGIA

O presente estudo foi realizado através de pesquisas em artigos e sites da internet.

HIDROTERAPIA

A hidroterapia nos dias atuais é definida como “um ramo da fisioterapia que se ocupa do estudo da água em suas aplicações com finalidades terapêuticas” ou como, “a aplicação metódica da água em diferentes temperaturas e estados para fins dietéticos, profiláticos, e terapêuticos”. (IDE, BELLINE E CAROMANO, 2005).

Segundo Cunha El AL (2001), a hidroterapia é originada das palavras gregas hydro (de hidor, hydatos= água) e therapéia (tratamento).

A aplicação da hidroterapia é uma importante ferramenta no processo de reabilitação de diversas patologias, atuando no sistema motor, sensorial, nervoso, renal, cardiovascular e sistema musculoesquelético; utilizado ainda como forma de prevenção de lesões, deformidades e atrofias. Com a exploração das propriedades físicas da água, é possível obter efeitos terapêuticos, fisiológicos e psicológicos.

Densidade é definida como massa por unidade de volume. A densidade é a relação entre a massa do objeto e a massa de volume que ele deslocará na água, essa propriedade depende da temperatura da água e determina se o objeto flutuará ou afundará. A água possui gravidade específica igual a 1 a 4º C. A densidade do corpo humano é menor do que a da água possui em média um valor de 0.974, e os homens possuem densidade maior do que as mulheres (BECKER e COLE, 2000; DELISA, 2002).

A flutuabilidade é uma força oposta à gravidade, ou seja, qualquer corpo parcial ou totalmente imerso na água sofrera ação de empuxe. O que determina a flutuabilidade de um corpo é a densidade relativa. Logo, se um corpo tiver densidade relativa menor que 1.0 flutuará.

A pressão hidrostática, pressão que a água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com