TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Humanizaçao

Exames: Trabalho De Humanizaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

O tema humanização nos faz refletir um pouco sobre a grande importância do amor e carinho pelo próximo, reflete também acerca da dedicação e competência no exercício onde o afeto deve estar sempre presente no cotidiano dos profissionais de saúde, “Humanizar deveria fazer parte da natureza do homem já q somos seres humanos”, mas o orgulho a desigualdade, o desinteresse e a incapacidade de muitos infelizmente tem prevalecido e se tornado um fato bem comum nos dias de hoje, Humanizar a relação com o doente realmente exige que o trabalhador valorize a afetividade e a sensibilidade como elementos necessários ao cuidar. Porém, compreendemos que tal relação não supõe um ato de caridade exercido por profissionais abnegados e já portadores de qualidades humanas essenciais, mas um encontro entre sujeitos, pessoas humanas, que podem construir uma relação saudável, compartilhando conhecimento, poder e experiência de vida. Vejamos algumas definições:

Humanizar é...

“Saber ouvir com os olhos do coração”

“saber sorrir mesmo em momentos difíceis”

“saber cuidar com carinho”

“dedicar-se ao outro com pureza de coração”

“tomar para si a dor alheia num ato de amor extremo”

“tornar-se melhor pensando no outro”

“esperar sempre por um milagre”

“amar o próximo como a ti mesmo”

Todas estas definições desenvolve a sensibilidade para a escuta e o diálogo, mantendo relações éticas e solidárias, envolve um aprendizado contínuo e vivencial, pouco enfatizado no ambiente de trabalho, levando-se em conta, ainda, o predomínio de estruturas administrativas tradicionais, rígidas e burocratizadas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Compreendemos que a humanização dos serviços de saúde implica em transformação do próprio modo como se concebe o usuário do serviço - o passivo ao sujeito, de necessitado de atos de caridade àquele que exerce o direito de ser usuário de um serviço que garanta ações técnica, política e eticamente seguras, prestadas por trabalhadores responsáveis. Enfim, essa transformação refere-se a um posicionamento político que enfoca a saúde em uma dimensão ampliada, relacionada às condições de vida inseridas em um contexto sociopolítico e econômico.

é fundamental a sua participação como sujeito que, sendo também humano, pode ser capaz de atitudes humanas e "desumanas" construídas nas relações com o outro no cotidiano.

Faça sua parte

Nesse contexto, é fundamental não perder de vista a reflexão e o senso crítico que nos auxiliem no questionamento de nossas ações, no sentido de desenvolver a solidariedade e o compromisso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com