TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Ilosoia

Monografias: Trabalho De Ilosoia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE MATO GROSSO

BACHARELADO EM DIREITO

DEIVID OLIVEIRA DO NASCIMENTO

VIDA, OBRAS E CONTRIBUIÇÃO PARA O DIREITO DE SANTO AGOSTINHO E TOMÁS DE AQUINO.

CUIABÁ – MATO GROSSO

2014

Santo Agostinho nasceu em Tagaste, norte da África, no dia 13 de novembro do ano 354. Filho de Patrício, pagão e voltado para o materialismo da época, e de Mônica, profundamente cristã, que depois se tornaria santa. A influência dos pais foi muito grande, primeiro a de Patrício, depois a de Santa Mônica. Agostinho realiza os primeiros estudos em Tagaste, indo depois a Madaura.

Aos 17 anos vai a Cartago, onde Romaniano, amigo do pai, o ajuda e se torna seu protetor; durante três anos se dedica ao estudo e à leitura de livros, entre os quais destaca-se o "Hortênsio" de Cícero, que o impressiona. profundamente.

Aos 20 anos volta a Tagaste como professor, com uma mulher e um filho, Adeodato, retornando pouco depois para Cartago também como professor. Depois torna-se professor em Roma e, a seguir, vai para Milão, onde ganha a cátedra de retórica da casa imperial e desenvolver também a atividade de professor de retórica. Agostinho sentia, apesar de tudo, seu coração vazio, inquieto. Não era feliz. Procurou a felicidade em muitos lugares, mas não a encontrava. Seu coração inquieto não achava a verdade e a paz que desejava. Sua mãe encontra-o em Milão e anima-o a freqüentar as pregações de Santo Ambrósio.

Foi uma longa caminhada e luta para transformar seu coração, mas no mês de agosto de 386, meditando no jardim, ouve uma voz de criança que diz "Tolle et lege" (Toma e lê) e tomando as Cartas de São Paulo lê: "Não é nos prazeres da vida, mas em seguir a Cristo que se encontra a felicidade". As dúvidas se dissipam e é neste momento que culmina todo o processo de sua conversão. Encontrando Deus no seu coração achou a felicidade, a paz e a verdade que procurava. No ano seguinte, na Vigília da Páscoa é batizado.

Agostinho decide voltar a Tagaste, para morar com seus amigos, e entregar-se inteiramente ao serviço de Deus por meio da oração e o estudo. Mas no ano 391, de visita na cidade de Hipona, é proclamado sacerdote pelo povo e ordenado padre pelo bispo Valério. Quatro anos depois é consagrado Bispo da cidade, daí o nome de Agostinho de Hipona.

Ele vive em comunidade, tentando seguir o ideal das primeiras comunidades cristãs, na pobreza e na partilha. A comunidade eclesial de Hipona estava formada em sua grande maioria por pobres. Agostinho se fazia a voz destes pobres, falando por eles na Igreja, indo até as autoridades para interceder por eles e ajudando-os naquilo que podia. Entre as funções que o bispo tinha estava a de administrar os bens da Igreja e repartir o seu benefício entre os pobres, também a de acolher os peregrinos, ser protetor dos órfãos e viúvas... Agostinho realiza todas elas como um serviço aos pobres e à Igreja. Também tinha o bispo que exercer a função de juiz, tarefa que desagradava em extremo a Agostinho, mas que também exerceu com objetividade, justiça e caridade.

Algumas obras de Santo Agostinho:

- Da Doutrina Cristã (397-426)

- Confissões (397-398)

- A Cidade de Deus (413-426)

- Da Trindade (400-416)

- Retratações

- De Magistro

- Conhecendo a si mesmo

Frases e Pensamentos de Santo Agostinho:

- "Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, pois você irá perder um amigo. Porém, se dois estranhos pedirem a mesma coisa, aceite, pois você irá ganhar um amigo."

- "Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que entendemos sobre a natureza."

- "Certamente estamos na mesma categoria das bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor."

- "Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em você."

- "Ter fé é acreditar nas coisas que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita."

- "A pessoa que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar."

- "A confissão das más ações é o passo inicial para a prática de boas ações."

Santo Agostinho deixou grande contribuição para a filosofia do Direito. Começando por definir a ordem como à disposição de coisas iguais e desiguais. Assinala com grande penetração que a justiça é equidade e a equidade implica certa igualdade, mas equidade é dar a cada um o que é seu e dar a cada um o que é seu implica certa distinção das coisas.

Agostinho defendia o Direito natural. Apesar das diferenças do Direito natural medieval e o Direito natural moderno, na realidade entre o antigo e o moderno não houve qualquer ruptura, mas uma continuidade. Assim, salutares alguns apontamentos sobre o tema. Para muitos, com o surgimento do Estado, monopolizando a atividade legiferastes, o Direito natural deixou de existir, sendo apenas um ancestral histórico, justificador do Direito positivo, da forma como concebido na atualidade. Porém, observa-se o Direito natural, principalmente na proteção aos Direitos humanos fundamentais, objetivo buscado incessantemente pela sociedade e pelos governantes democráticos. A questão se refere ao conceito da doutrina que defende a ideia de que existe um direito comum a todos os homens e que o mesmo é universal.

Na atualidade, justificam-se as reivindicações dos direitos inatos ao ser humano pelo Direito natural, objetivando a não efetivação dos abusos por parte do Estado. O Estado legisla as normas do Direito, tutelando os interesses dos indivíduos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com