TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Importância E Desempenho

Tese: Trabalho De Importância E Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Tese  •  4.981 Palavras (20 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 20

Contextualização

O fenômeno conhecido como globalização, gerado pela necessidade de conquista de novos mercados pelos países desenvolvidos, intensificou a competição entre as organizações nos últimos anos, provocando uma maior demanda de informações de cunho gerencial, informações essas que impactam diretamente no processo de gestão das empresas. Para sobreviver, essas empresas precisam de informações tempestivas e de qualidade para auxiliá-las no processo de tomada de decisão pelos gestores.

No ambiente das micro e pequenas empresas, onde as barreiras de entrada são bastante baixas, a necessidade de informações para tomada de decisão é tida de maneira mais acentuada. Essas micro e pequenas empresas muitas vezes restringem suas informações a dados provenientes, quase que exclusivamente, da contabilidade legal e fiscal. Essa restrição de informações prejudica o controle gerencial pela falta de informações qualitativas como, por exemplo, dos fatores críticos de sucesso do negócio, ou seja, aqueles fatores que indicam se a empresa está criando lucratividade e valor no longo prazo (ATKINSON et. al., 2000), bem como do posicionamento da organização em relação aos seus concorrentes e às expectativas de seus clientes (JUNQUEIRA, 2007).

Segundo o SEBRAE, em uma pesquisa nacional realizada no primeiro trimestre de 2004, das micro e pequenas empresas constituídas e registradas nas Juntas Comerciais Estaduais 49,4% encerram suas atividades com até 2 (dois) anos de existência, 56,4% com até 3 (três) anos e 59,9% não sobrevivem além dos 4 (quatro) anos. De acordo com essa pesquisa encontram-se entre as principais causas do fracasso questões relacionadas a falhas gerenciais, tais como: falta de capital de giro (indicando descontrole de fluxo de caixa), problemas financeiros (situação de alto endividamento), ponto inadequado (falha no planejamento inicial) e falta de conhecimentos gerenciais, conforme Silva (2008).

Essas falhas gerenciais prejudicam o processo de tomada de decisão mais adequado. Nesse sentido os fatores críticos de sucesso definem quais os rumos que a gestão empresarial deve seguir para a implementação de um verdadeiro controle sobre os processos de gerenciamento da informação. A análise e o gerenciamento desses fatores permitem às empresas sobreviverem e prosperarem em seus mercados e que, por isso, elas devem considerá-los quando da procura de novas formas de gerenciar, medir e controlar todo o processo de gestão (SHANK E GOVINDARAJAN, 1997).

No caso especifico do setor de bares e restaurantes brasileiros, o problema da competição não é diferente, e já é visível no tamanho desse mercado que conta hoje com aproximadamente um milhão de estabelecimentos no país, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), São mais de 1.000 bares e restaurantes na cidade de Cuiabá, Dessa forma, a sobrevivência desse negócio não depende mais só do “bom tira-gosto e bebida gelada”. Há uma necessidade de atender aos desejos dos clientes, do contrário a tendência é a descontinuidade.

Situação Problema

Atualmente, para se mantiverem nos mercados as empresas precisam ser competitivas e, no cenário das micro e pequenas empresas, onde as barreiras de entradas são bastantes baixas, elas necessitam de informações de qualidade, fornecida de forma tempestiva e constante no intuito de auxiliar o gestor na tomada de decisões mais apropriadas.

O monitoramento desse ambiente, próximo e remoto, é fator determinante ao sucesso.

empresarial (CATELLI, 2001). Uma micro e/ou pequena empresa caracteriza-se, na maioria das vezes, por atuar em mercados locais e, nesse caso a comercialização de um produto ou serviço específico pode ser uma difícil tarefa para o gestor da empresa, visto que além de ter de observar a cultura própria da região ainda podem haver fragilidade nos players – fornecedores, distribuidores, agentes reguladores e concorrentes – no que diz respeito à capacidade de competição em decorrência da demora em perceber as mudanças de cenário. Consequentemente, provavelmente, concorrentes menos importantes que reagirem mais rapidamente à nova realidade poderão conquistar esses mercados. Sendo os bares caracterizados como micro e pequenas empresas e inseridos em um mercado competitivo e dinâmico, a utilização de informações úteis para a tomada de decisão, obtidas por meio do processo de identificação dos FCS, permite a essas empresas terem uma visão local do seu posicionamento em relação à concorrência, no mercado ao qual ela está inserida.

A partir do que foi dissertado coloca-se a seguinte questão de pesquisa:

Qual o comportamento dos bares no Bairro Popular na cidade de Cuiabá MT, através da identificação dos principais FCS, sua relevância e o posicionamento dos bares pesquisados em relação aos mesmos?

Para isso, a fundamentação teórica para este estudo é a Matriz de Importância-Desempenho de Slack (1994), que é uma matriz utilizada para avaliar os concorrentes, o posicionamento das empresas, e dos próprios bares.

Objetivo

O objetivo geral deste estudo é elaborar um diagnóstico da situação dos bares, da Praça Popular em Cuiabá, em relação aos seus clientes e concorrentes, através da aplicação de Questionários, tanto para os clientes em potencial, quanto para os clientes dos bares.

Objetivos Específicos

Quanto aos objetivos específicos, a pesquisa procurou:

• Identificar os principais fatores críticos de sucesso para os bares da Praça Popular em Cuiabá;

• Identificar a relevância de cada fator crítico para o cliente potencial;

• Avaliar o posicionamento dos bares pesquisados em relação aos fatores críticos estabelecidos tanto do ponto de vista do cliente potencial quanto em relação aos seus concorrentes, utilizando a avaliação dos atuais clientes e demonstrando o resultado obtido com a utilização da Matriz importância-desempenho de Slack.

Avaliação dos Bares

O Bairro Popular conhecido como Praça Popular, área de foco dessa pesquisa, pertence ao Município de Cuiabá. Sua população, segundo IBGE - Censo 2010 é de aproximadamente 542.861 habitantes.

Essa região é considerada área nobre da cidade, A Praça Popular é um espaço público onde se Concentra muitos restaurantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com