TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLEXIBILIDADE NO CALENDÁRIO E PLANOS DE TRABALHO DO GERADOR BOM DESEMPENHO

Projeto de pesquisa: FLEXIBILIDADE NO CALENDÁRIO E PLANOS DE TRABALHO DO GERADOR BOM DESEMPENHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.497 Palavras (10 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

RECURSOS HUMANOS

ACADÊMICA: Eliene Meireles

FLEXIBILIDADE NO HORÁRIO E NO LOCAL DE TRABALHO GERA BOM DESEMPENHO

(Produção textual interdisciplinar individual sobre o artigo: TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL do site www.administradores.com.br.)

Luziânia, maio de 2013.

Acadêmica: Eliene Meireles.

FLEXIBILIDADE NO HORÁRIO E NO LOCAL DE TRABALHO GERA BOM DESEMPENHO

Trabalho apresentado ao Curso de Recursos humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Relações Interpessoais (Profª. Joenice Dias e Profº Ulysses Januzzi),Tecnologia e Desenvolvimento humano (Profª Elisete Zampronio) Ética, Política e Sociedade (Profª Márcia Bastos).

Luziânia

2013

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO........................................................................................................01

FLEXIBILIDADE NO HORÁRIO E NO LOCAL DE TRABALHO GERA BOM DESEMPENHO.......................................................................................................02

VISÃO DE FUTURO...............................................................................................05

PRÓS E CONTRAS DA FLEXIBILIZAÇÃO NO HORÁRIO E LOCAL DE TRABALHO............................................................................................................06

CONCLUSÃO..........................................................................................................08

BIBLIOGRAFIA......................................................................................................09

INTRODUÇÃO:

Neste trabalho, será explicitada a questão sobre flexibilidade no trabalho, tanto informal, quanto o trabalho formal que está aderindo às tendências sociais da Era Tecnológica. Será abordado os prós e os contras de ser vinculado a uma empresa e trabalhar em casa, cumprindo prazos e metas. Conheceremos as empresas pioneiras que já trabalham neste ritmo e veremos quais as profissões e profissionais que se enquadram neste tipo de arranjo. Qual é o papel da sociedade de Informações nestes horários flexíveis de trabalho e qual seria o limite da flexibilidade.

Quando falamos em flexibilidade no emprego, rapidamente pensamos no famoso “jeitinho brasileiro”, na enrolação de tempo, no sair mais cedo e no chegar mais tarde. Mas através deste trabalho, conheceremos as demandas tecnológicas e as mudanças no mercado de trabalho formal. A Era Globalizada nos coloca frente à frente com empresas e negócios do outro lado do globo terrestre, num toque de telefone ou num clicar do mouse. Parece estranho trabalhar para uma determinada empresa formalmente e exercer esta atividade em casa ou em outro local de sua preferência, mas ao pensarmos que estamos de posse de quase todos os instrumentos necessários para a realização deste trabalho, pensamos que talvez valha a pena trabalhar em casa, esquematizando seus melhores horários e cumprindo suas metas sabendo que pode dar uma parada maior para descansar ou sair para resolver algum problema corriqueiro.

-01-

FLEXIBILIDADE NO HORÁRIO E NO LOCAL DE TRABALHO GERA BOM DESEMPENHO

Alguém imagina uma cozinheira flexibilizando seu trabalho, resolvendo cozinhar de madrugada para aproveitar uma visita de parentes que acabaram de chegar? Infelizmente, a flexibilização do trabalho formal não é para todas as profissões.

Pois é, algumas profissões e profissionais estão aderindo o horário flexível de trabalho, podendo escolher trabalhar em casa e irem para o escritório em dias de reuniões para apresentarem o trabalho pronto ou deliberarem sobre seu desenvolvimento. Há empresas que trabalham unicamentena construção de softwares e não há dependência do escritório da empresa para isto, pode-se trabalhar em casa, economizando tempo no trajeto de casa para o serviço e em almoços em restaurantes. Trabalhar em casa, empregado formalmente por uma empresa de renome já é possível.

Para que possamos entender melhor como a flexibilização ajuda no bom desempenho do serviço, podemos pensar no clima organizacional. De acordo com Fleury e Sampaio (2002: 291):

[...] o clima organizacional refere-se à percepção que as pessoas têm da organização em que trabalham, percepção que pode ser influenciada pelos fatores conjunturais externos e internos à organização. A ideia do clima organizacional remete à noção de clima meteorológico e retrata um estado momentâneo da organização[...].

Para alguns profissionais mais criativos, é impensável trabalhar em regime fechado e sob constante pressão. A empresa precisa estar de olho nestes aspectos relevantes para que não perca um profissional criativo e competente.

O clima organizacional é um diferencial competitivo que as empresas necessitam valorizar para que possam competir adequadamente no mercado e gerarem satisfação interna. Para isso, é necessário investir na sua melhoria, adotando-se práticas de gestão abertas e transparentes, que privilegiem as pessoas na busca do comprometimento e do envolvimento com os objetivos daquelas. E isto tem a ver com motivação, incentivos e valorização.

-02-

De acordo com Casado (2002), A motivação tem sido vista como uma saída para melhorar o desempenho profissional no que diz respeito tanto à produtividade quanto à saúde organizacional e à satisfação dos trabalhadores.Um profissional motivado rende muito mais e se esforça para permanecer em uma empresa cujos incentivos fazem o diferencial correto. Os estímulos para o empregado pode vir como prêmios, recompensas (financeiras ou não), ambiente de trabalho saudável e propício e horários flexíveis. Tais diferenciais mobilizam, direcionam e motivam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com