TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Introdução A Economia

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Introdução A Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO DE ECONOMIA

MOEDA E MERCADO FINANCIEIRO

FERNANDO LEAL SABOIA

UC10048695

ANELIO BERTI

Neste trabalho acadêmico, vamos fazer breves comentários sobre a unidade VI do conteúdo de Introdução a Economia que será Moeda e Mercado Financiro.

A moeda e a forma de troca por bens ou mercadorias nesse contexto surgiu a ESCAMBO.

Escambo

Escambo é uma forma de negociação feita através da simples troca de bens, ou seja, a troca de uma mercadoria por outra.Mas ele só existe se houver necessidade duplamente coincidentes. Então,não existe um padrão pré-estabelecido, é apenas um acordo entre as partes. Por exemplo, uma pessoa tem um relógio e outra tem um casaco. A pessoa do relógio oferece ele em troca do casaco da outra pessoa. Se ela aceitar então eles trocam. Isto é um escambo, quando é feita uma simples troca de bens onde não existe dinheiro envolvido.

Mercado de rua

Também chamado mercado informal, em países como o Brasil, o mercado informal tende a estabilizar as relações financeiras.

Como os comerciantes informais tendem a ser auto suficientes não dependem de arranjos comerciais ou taxas de desemprego ditadas pelas fundações, a sua função é basicamente de auto suficiência como forma de subexistir.

Tomando-se por exemplo o Brasil: o país possui um mercado informal superior a 50% garantindo uma estabilidade contra as variações econômicas, por um outro lado inibem a ação estatal em coletar impostos e reverter em forma de benefício, como ocorre nos demais países desenvolvidos.

A principal característica pela qual surgem os mercados informais é a alta burocracia que os governos impõem para abrir e manter negócios como empresas e sociedades (art. 40, código civil brasileiro).

Sistema Financeiro

Definição: O Sistema Financeiro Nacional definodo como conjunto de instituições é órgão que regulam, ficalizam e fazem execução as operações que diz respeito a circulação da moeda de crédito.

Estrutura do Sistema Financeiro

O Sistema Financeiro Nacional é dividido em dois Subsistemas:

1. Subsistema de Supervisão;

2. Subsistema Operativo

Subsistema de Supervisão – O Subsistema de Supervisão tem como função editar normas que definam os parâmetros para transferências de recursos dos poupadores oas tomadores e controlar o funcionamento das instituições e entidades que efetuem atividades de intermediação financeira.

Subsistema Operativo – tem como função operacionalizar a transferência de recursos do poupador para o tomador, de acordo com as regras estabelecidas pela entidades integrantes de subsistema de Supervisão.

Função da Moeda

A moeda tem várias funções, e as seguintes são destacadas:

Instrumento de Troca

Toda peça monetária representa um direito sobre riquezas existentes, permitindo ao seu portador adquirir certa quantidade dessas riquezas, à sua escolha, até onde alcance o valor facial indicado. É muito mais cômodo possuir esse bônus que qualquer outro bem.

A introdução da moeda nas transações comerciais dissociou a anterior troca direta "in natura" (uma só operação) em duas fases distintas:

a) Troca de bens ou serviços produzidos pelo indivíduo, por moeda (operação de venda);

b) Troca de moeda por bens ou serviços produzidos pelo indivíduo, por moeda (operação de compra).

A progressiva divisão do trabalho, vindo a dificultar o regime de troca direta, em que as mercadorias funcionavam como instrumento de troca, deu lugar à adoção da moeda para preenchimento dessa função.

Meio de Pagamento

Nas operações anteriormente descritas da troca indireta, a moeda aparece para satisfazer a necessidade de meio de pagamento.

A moeda tem poder legal de liberar débitos. Sua aceitação é baseada fundamentalmente nos fatores confiança e hábito.

Reserva de Valor

A moeda permite armazenar e conservar os valores para utilização oportuna.

Os motivos que levam qualquer indivíduo a reter a moeda são : transação, segurança e especulação.

Denominação Comum de Valores

A moeda como meio de troca, torna possível a indicação de todos os preços numa só unidade, pela comparação dos valores relativos das mercadorias.

CLASSIFICAÇÃO DA MOEDA

Classifica-se a moeda quanto à substância de que é feita, metálica e de papel.

Moeda metálica é representada por determinado peso de metal. Pode ser forte ou fraca.

Moeda metálica forte quando contém uma quantidade de metal, cujo valor mercantil é superior ao valor nominal que o Estado lhe atribui, também se diz moeda forte quando ela pode adquirir maior quantidade de bens de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com