TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Liderança

Casos: Trabalho De Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

As pessoas sentem-se estimulados com o tópico liderança. Querem saber: De que é feito um lide? Administradores de todos os níveis em todos os setores interessam-se por essa questão. Acreditam que a resposta proporcionara melhora no desempenho da organização e no sucesso das carreiras pessoais. Esperam adquirir as habilidades que transformarão um administrador mediano num verdadeiro líder.

Felizmente, a liderança pode ser ensinada e aprendida. A liderança parece ser a convocação de habilidades possuídas por uma maioria, mas utilizada por uma minoria. È, porém, algo que pode ser aprendido por qualquer pessoa, ensinado a todos, não devendo ser negado a ninguém.

Lideres excepcionais tem visão. Conduzem pessoas e organizações em direção que sozinhas não seguiriam. Podem lançar empreendimentos, formar culturas organizacionais, ganhar guerras ou mudar o curso dos eventos. São estrategistas que agarram oportunidades que outros deixam de perceber, mas também são detalhistas apaixonados – atenciosos ás pequenas realidades fundamentais que podem realizar ou destruir o maior do planos.

Detemos também informações sobre nós mesmos que não comunicamos aos outros, mantemo-las ocultas. O fazemos porque temos medo que se o grupo vier, a saber, dos nossos sentimentos, percepções opiniões a respeito do grupo ou de seus integrantes, ou de nós mesmos, o grupo poderá rejeitar-nos, atacar-nos, ou atingir-nos de alguma forma. Em conseqüência disto, revelamos tais informações. Muitas vezes, uma das razões possíveis pelas quais guardamos o segredo é que não encontramos elementos de apoio no grupo a que pertencemos. Temos a suposição que revelando nossos sentimentos, pensamentos e reações, os integrantes do grupo poderão julgar-nos negativamente. Entretanto, não temos condições de saber como os membros reagirão realmente, a menos que testemos tal suposição e revelemos algo sobre nós. Ou seja, se não assumíramos alguns riscos, jamais saberemos sobre a realidade e irrealidade de nossas suposições. Finalmente surgem os fatores da personalidade, dos quais não estamos conscientes e que as pessoas que estão relacionadas conosco também desconhecem.

Devemos interpretar as pessoas pelo que elas são e não pelo o que desejaríamos que fossem. Somente a partir do auto-conhecimento é que podemos compreender o outro em seus atos e decisões.

Liderança

O tema liderança é muito amplo e abrange áreas diversas, dos quais podemos citar dois, o pessoal e o profissional.

Pessoalmente, tratamos a questão como sendo uma virtude em nosso caráter, porque o tema é forte e ao mesmo tempo traz incurtido em si, valores bastantes positivos. Se visualizarmos um líder, teremos a visão de uma pessoa que possui algumas características, tais como: confiança, solidez, sensatez, sobriedade, ético, inspirador , potencializar.

Dentro das organizações,a historia não é diferente no tocante ás qualidades pessoas dos líderes.A estrutura de uma organização exige que se adote,grupos,seções ou departamento ou qualquer divisão que distribua as tarefas dos mais variados tipos,a serem executadas por diversas pessoas em suas respectivas categorias de cargo.

Estes “funcionários” compõem,cada um,uma peça de engrenagem para funcionamento total da organização a que se deparam com os mais variados tipos de situações á que estão submetidos no seu cotidiano.De acordo com o grau de instrução,elas não conseguem sair de algumas situações às quais não conhecem ou estão preparadas.Neste movimento,é que entra o trabalho de uma liderança,porque temos nele uma diretriz para qualquer situação,onde podemos encontrar soluções ou orientação de como resolve-los.

A liderança se faz presente dentro de uma organização,para uma melhor eficiência e agilidade nos processos administrativos,no atendimento com os clientes internos e externos,nas relações interpessoais,na condução da política comercial/administrativa e etc.

Definições de liderança

Liderança é um termo carregado de conotações enviesadas que evoca a idéia de comando ou controle de um indivíduo sobre os seus seguidores,tendo como base um conjunto de traços pessoais.Se o poder é visto como algo negativo,a liderança tende ser considerada como uma qualidade.Essa colocação tem sido um dos fatores que impedira através dos tempos,uma análise neutra e sistemática desse fenômeno que surge toda vez que pessoas se reúnem em grupo,seja esse ou informal.

A questão da liderança atraiu principalmente a atenção dos estudiosos da psicologia e da administração no afã de se compreender a emergência e estabelecer a sua eficácia nas organizações produtoras de bens ou serviços .Apesar do acumulo de estudos nessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com