TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem do Trabalho

Resenha: Modelagem do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2013  •  Resenha  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 2

1. Modelagem do Trabalho

A Modelagem do trabalho significa o modo como o trabalho operacional deverá ser atribuído às pessoas e realizado em cada unidade organizacional, independentemente de ser departamento ou divisão.

1.1 Desenho de cargos e tarefas

As primeiras concepções sobre a estruturação das tarefas partiram dos seguintes princípios: toda pessoa pode desempenhá-las de “uma melhor maneira”.

Cargo é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, que podem ser visualizadas como um todo unificado e ocupam uma posição formal no organograma. Um cargo é uma unidade da organização que consiste em um grupo de deveres e responsabilidade que o tornam separado e distinto dos outros cargos.

Os deveres e responsabilidade de um cargo são atribuídos ao ocupante que desempenha o cargo e proporcionam os meios pelos quais cada pessoa pode contribuir para o alcance dos objetivos.

O desenho de cargo é a especialização do conteúdo, dos métodos e relação de cargos, a fim de satisfazer requisitos tecnológicos, organizacionais, sociais e pessoais. O desenho dos cargos e das tarefas – assim como o desenho organizacional ou departamental. Os cargos e as tarefas – bem como as unidades e os departamentos – constituem os meios pelos qual a empresa utiliza os recursos para alcançar seus objetivos por meio de determinadas estratégias.

O desenho de cargo é tão antigo quanto o próprio trabalho, somente no final da era da indústria e justamente no inicio da era da informação é que o trabalho humano começou a receber uma nova conceituação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com