TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Negociação

Dissertações: Trabalho De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

1) Realize o mapeamento do conflito abaixo relatado de acordo com a metodologia denominada “mapeamento de conflitos”, identificando cada uma de suas etapas e respondendo seus questionamentos conforme consta da Unidade 1 do livro didático. (8,0 pontos)

Relato do conflito:

Após a emancipação do Município X, em abril de 2004, situado na região serrana de determinado Estado, iniciou-se um gradual processo de crescimento da economia local. Por se tratar de região privilegiada pela natureza exuberante, fazendo parte da Serra Geral na divisa com a Cidade Y, vários investimentos vêm sendo efetuados na área turística, aumentando a quantidade de pousadas e hotéis fazenda. Em virtude disso, houve crescimento no fluxo de turistas na região, fazendo com que o comércio local crescesse e aumentasse a oferta de empregos. Diante das oportunidades de emprego advindas do crescimento do Município e pretendendo o aumento da renda familiar, muitas trabalhadoras conseguiram emprego, entretanto não têm como deixar os filhos pequenos e nem possibilidade de pagar alguém para cuidá-los, surgindo, a necessidade de um local apropriado para seus filhos ficarem enquanto trabalham. Sabe-se, não faz muito tempo somente o homem trabalhava para sustentar a família, cabendo a mulher os cuidados da prole e da casa. Portanto, com o ingresso das mulheres no mercado de trabalho tornou-se necessária a existência de creches gratuitas para atender a comunidade carente. Em decorrência criou-se um conflito entre a Municipalidade, que alega não dispor de recursos para a construção imediata de creches, mas que vai buscar junto ao Governo Federal, e a comunidade carente que exige solução para o exercício de seus direitos. Foram realizados debates na Câmara Municipal de Vereadores com as partes envolvidas, reuniões no Conselho Municipal de Educação e audiências públicas, na tentativa de resolver este conflito, todavia ainda não houve solução.

ETAPA 1

Quem são as partes envolvidas

- primeira parte: as mulheres carentes trabalhadoras que moram no Município X e que não tem onde deixarem seus filhos pequenos para irem trabalhar.

- segunda parte: representantes do Município X que dizem não terem recursos para a construção da creche

- terceira parte: Câmara Municipal e Conselho Municipal que promoveram debates para tentar resolver o conflito

- parte intermediária direta: representantes da Câmara e do Conselho Municipal

- parte intermediária indireta: o governo Federal que disse que não tem recurso disponível

Quem esta diretamente envolvido

- as mulheres carentes que precisam da creche o governo Municipal

 Quem não está potencialmente afetado

- todo o restante da sociedade que não se manifestou

ETAPA 2

Quais são as posições das partes envolvidas

- a posição das mulheres é a de cobrança ao setor público para a construção da creche; e a posição do governo é a de alegar a falta de verba para justificar a falta da creche.

ETAPA 3

 O que está por trás dos objetivos

- o interesse de cada parte envolvida

 O que as partes realmente dizem que querem

- as mulheres carentes dizem que precisam/querem a construção de creches para que deixem seus filhos pequenos enquanto elas saem para trabalhar

- o governo Municipal diz que não tem verba para a construção imediata da creche e diz que vai pedir ao governo Federal

ETAPA 4

Onde o conflito se situa

- no Municipio X

Qual o desenvolvimento histórico do conflito

- com a emancipação do Município inicio-se um processo de crescimento da economia local.Foram feitos vários investimentos na área turística e com isso o aumento considerável da oferta de empregos.Diante desta oportunidade, as mulheres trabalhadoras conseguiram emprego, e com isso, veio a necessidade das creches gratuitas.

Quais os fatores que influenciaram o desenvolvimento do conflito

- o crescimento da economia local, o aumento da oferta de emprego e a falta de creches públicas

A solução do conflito aponta para curto, médio ou longo prazo

- aponta para uma solução a médio/longo prazo pois o governo local alega não ter recursos e espera que a verba venha de um pedido feito ao governo federal

Existem algumas variáveis que ainda não foram identificadas

-acredito que uma outra variável indireta sejam os comerciantes locais, que também têem interesse na creche para os seus/suas trabalhadoras

ETAPA 5

Quais são as dinâmicas do conflito

- o governo Municipal alegou não ter verba suficiente para a construção da creche. Disse que vai buscar junto ao Governo Federal este recurso.Portanto, trata-se de uma estratégia para uma retomada posterior tendo uma solução adequada.

O conflito está se acirrando, envolvendo cada vez mais pessoas¿

- sim,a câmara municipal já se envolveu e também o Conselho Municipal de Educação.

O conflito está parado ou caminha para o consenso¿

- Apesar do governo municipal esta parado esperando a manifestação do Governo Federal, o conflito tomou uma dimensão maior quando a Câmara e o Conselho de Educação se envolveram na busca da solução.

O conflito está definido ou ainda existem dúvidas sobre o seu objetivo central¿

- Está bem definido. Todos os envolvidos sabem o que teem que buscar para a resolução do conflito.

ETAPA 6

Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com