TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Parcerias E Alianças Estratégicas

Trabalho Escolar: Trabalho De Parcerias E Alianças Estratégicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  5.571 Palavras (23 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 23

CASA & COMPANHIA

Desculpem-me os mais conservadores, mas o dono de uma microempresa que ainda faz o controle do seu negócio com anotações em um caderno precisa reciclar seus processos. A tecnologia é ferramenta vital e aliada do empreendedor em qualquer ramo e não usá-la é perder dinheiro. Por isso, informatizar sua empresa não é supérfluo, nem luxo, é necessidade. Além do mais, manter-se longe dos computadores profissionalmente hoje em dia é praticamente inviável.

A informatização permite que o empresário reúna dados sobre o dia a dia do seu negócio, ajuda no planejamento e na tomada de decisões. Porém, não adianta colecionar informações no computador sem qualidade, pois registros errados levam a conclusões erradas.

Fluxo de caixa e cadastro de fornecedores e de clientes são áreas de qualquer empresa que necessitam de informatização. Também entra nessa lista o controle de estoque, que passa a ser feito mais fácil e rapidamente, podendo ser ajustado com precisão conforme a demanda e reduzindo perdas. O cadastro de clientes, que deve ter campos para inclusão de diversos dados, auxilia a identificar as preferências dos consumidores e oferecer-lhes produtos alinhados com seu perfil e em datas mais propícias.

A informatização pode começar de forma simples, com o uso de planilhas eletrônicas ou editores de texto. Quando esses recursos se mostrarem insuficientes, é hora de partir para aplicativos ou softwares específicos. Mas nada de sair comprando programas a torto e a direito. Pesquise qual o aplicativo adequado. Nem sempre a opção mais cara e avançada é a ideal. Existem versões mais simples de softwares para experimentação (demos), obtidas por download ou fornecidas pelo fabricante. Teste para ver se suprem sua necessidade. Conversar com outros empresários para saber que produto eles usam também ajuda na escolha.

No atual contexto do mercado de trabalho, altamente caracterizado pela competitividade, muito se fala em qualificação, experiência, especializações, entre outras exigências. Mas, antes de tudo, é preciso atentar a um quesito básico, fundamental para os profissionais que pretendem traçar uma carreira sólida e de sucesso: a pró-atividade.

A pró-atividade é definida como uma ação antecipada, refere-se à tomada de decisões com agilidade e inteligência. Para empresária e escritora Maria Christina de Andrade Vieira, ser pró-ativo é uma condição básica para aqueles que querem ter uma carreira bem sucedida, “O ideal é ir além, surpreender, encantar, fazer a diferença”, explica.

Na prática o profissional pró-ativo enquadra-se no perfil dos que tomam a iniciativa, seja na realização de novos projetos ou na busca por soluções eficazes na empresa, como ressalta Maria Christina, “este profissional está sempre atento, ele não espera, faz acontecer; para isso é preciso se comunicar, ter liderança, motivação, planejamento, delegar o que é possível”.

Através da postura de cada funcionário diante das diversas situações que ocorrem na rotina do ambiente de trabalho, é possível classificá-los em “tipos” ou “categorias”. Provavelmente, os que mais ganham visibilidade e destaque, quanto à eficiência e comprometimento, pertencem ao grupo dos que tomam a iniciativa e trazem resultados positivos para empresa.

Entretanto, para tomar decisões corretas e antecipar-se às possíveis demandas, é preciso estar preparado e atento a todas as situações, de modo que se possa adquirir conhecimentos, experiências e informações que favoreçam uma ação pensada.

Existem alguns preceitos básicos para se tomar a iniciativa com eficiência, “realizar um planejamento e possuir o conhecimento da área é fundamental, isto é ser um profissional preparado, que saberá tomar iniciativas sem correr riscos desnecessários”.

A falta de preparo e a insegurança são alguns obstáculos que dificultam os profissionais a se tornaram pró-ativos, “o que vejo nas empresas são profissionais ainda inseguros na relação ao que a chefia espera deles. Se ele não sabe o que o chefe ou a empresa espera, como ser pró-ativo?”. Como pró-atividade está relacionada ao marketing pessoal, a ausência desta pode comprometer a evolução do profissional dentro da empresa.

Apesar da pró-atividade estar diretamente ligada ao projeto de carreira individual, de acordo com a empresária, alguns aspectos devem ser considerados, como: a meta do profissional; os meios pelos quais pretende atingir essas metas; direcionar suas ações de forma coerente com a missão e objetivos da empresa e, por fim, aprimorar habilidades e competências necessárias para o crescimento profissional.

Alcançar o sucesso dentro da profissão depende de uma carreira bem administrada e estruturada, investindo tanto na parte de especialização quanto em suas ações dentro da empresa.

Uma constatação: quem aplica sua espiritualidade no mundo profissional tem maiores chances de conseguir grandes conquistas. Quer melhor prova que empresários, atletas e artistas que conseguiram por conta de sua espiritualidade atingir um patamar mais alto na sua vida profissional? E essa espiritualidade não é restrita, podemos encontrar exemplos em diferentes segmentos, ou seja, o nome da divindade e as formas de manifestação podem variar, e por isso podemos encontrar exemplos em países cristãos como em países não cristãos.

E isso contradiz o que estamos acostumados a ouvir de que “cada um tem a sua fé e a sua religião”, que “religião não se mistura com a vida profissional ou com negócios”. Basta observar os jogadores de futebol, por exemplo, que entram em campo com um sinal da cruz ou uma oração assim como trabalhadores de diferentes níveis sociais costumam orar, ou rezar, ao sair de suas casas para qualquer atividade ou ao entrar na empresa ou ainda ao começar uma atividade.

Sem querer vincular espiritualidade à busca de prosperidade há um outro lado bem positivo para o profissional, e que não deixa de ser interessante para a empresa. É que ela leva um profissional a um patamar mais elevado do que pleitear um cargo, um aumento, uma compensação material. Quem crê em um ser superior respeita tudo, a hierarquia da empresa na qual trabalha, as regras, procedimentos e normas, seus colegas de trabalho. Em tudo ele vê o valor espiritual. Portanto, usa os equipamentos de trabalho de maneira adequada, gasta com parcimônia os valores e o tempo, não se deixa envolver em atividades ilegais.

Claro que você pode duvidar e até não concordar que ainda existam profissionais assim, afinal temos tantos maus exemplos em todo segmento e em todo canto do planeta. Mas, creia, ainda há sim pessoas que se portam de acordo com suas condutas espirituais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com