TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Química

Artigo: Trabalho De Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE UBERABA

PRÁTICA PROFISSIONAL E PROCESSOS QUÍMICOS

UBERABA-MG

MARÇO-2013

UNIVERSIDADE DE UBERABA

PRÁTICA PROFISSIONAL E PROCESSOS QUÍMICOS

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina Fenômenos Físicos e Químicos e suas aplicações do 2º período do curso de Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica.

Orientador: Marcos César de Oliveira.

UBERABA-MG

MARÇO-2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

Engenharias de Produção e Elétrica 4

Engenharia de Produção 4

Engenharia Elétrica 4

A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NAS ENGENHARIAS DE PRODUÇÃO E ELÉTRICA. 5

Manipulação química, produção industrial e aplicação em nosso cotidiano. 5

*Metais 5

*Ligas metálicas 6

*Aço 6

*Alumínio 6

*Vidro 6

O PROCESSO QUÍMICO NA PRÁTICA PROFISSIONAL. 8

Produção de energia nas usinas nucleares. 8

A origem do Alumínio: matéria prima para a produção de latas. 8

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIA 10

INTRODUÇÃO

Engenharias de Produção e Elétrica

Engenharia de Produção

O profissional desta área tem o objetivo de administrar os diversos setores de uma empresa além de planejar, projetar e gerenciar sistemas organizacionais que envolvem recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros e ambientais; determinando as melhores formas de uso de mão de obra, equipamentos e matéria-prima, a fim de melhorar a qualidade, aumentar a produtividade e diminuir os custos de produção de bens e serviços. É considerado também, um elo entre os setores técnico e administrativo, fazendo com que seu campo de atuação fique mais amplo.

Mercado de Trabalho

Existem vários ramos que o Engenheiro de Produção pode atuar, assim como:

* Economia Empresarial;

* Engenharia de Trabalho;

* Desenvolvimento Organizacional;

* Planejamento e controle;

* Controle de qualidade;

* Produção mecânica;

* Produção de materiais;

* Produção química;

* Produção elétrica;

* Produção civil.

Engenharia Elétrica

A engenharia elétrica lida com a geração, transmissão, transporte e a distribuição da energia elétrica. O engenheiro eletricista planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica. Ele está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas e em projetos de instalações elétricas em indústrias, comércios e residências. O mercado de trabalho para os Engenheiros Eletricistas está bastante aquecido. Além do bom momento do país, “ele tem uma formação generalista, que lhe permite atuar em diversas áreas".

Entre outras opções, o setor financeiro é um dos que mais procuram por esse profissional. Na área específica, o segmento de transmissão e distribuição vive um momento importante de renovação dos profissionais.

A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NAS ENGENHARIAS DE PRODUÇÃO E ELÉTRICA.

A contribuição da química para a humanidade promove um debate de ideias sobre os desafios que ocorrem no trabalho científico. Desafios estes que se somam à preocupação com o planeta. Atualmente se fala muito em “química verde”, uma química que se baseia em processos limpos, sem subprodutos prejudiciais ao meio ambiente, aproveitando os atuais resíduos como matéria-prima para o futuro. Um grande desafio de toda a sociedade neste século é promover o desenvolvimento sustentável, em qualquer que seja a atividade.

A química é uma disciplina importante em diversos campos de estudo. Ela vem contribuindo significativamente no desenvolvimento de diversas áreas como fármacos, metalurgia, agropecuária, eletrônica, biotecnologia, combustíveis, alimentos, petroquímica, entre outras. É a partir da química que se explicam fenômenos de transformação de energia química em elétrica (pilhas, baterias, etc.).

A química e as Engenharias de Produção e Elétrica estão novamente unidas, pois há uma necessidade crescente de se renovar as fontes de energia, assim como torná-las a um preço acessível a toda a sociedade, além de preservar ao máximo os recursos utilizados, usando equipamentos, mão de obra e matéria prima de forma sustentável. Fala-se muito em fontes alternativas como etanol, marés, biomassa, eólica, hidrogênio, entre outros, mas a que se destaca é o aproveitamento da energia solar, também conhecida como solar fotovoltaica. Consequentemente, a química é imprescindível nesses processos, uma vez que a síntese de novos materiais, com melhores propriedades e maior abundância, o desenvolvimento de nanotecnologia e novos processos são parte integrante dessas tecnologias de aproveitamento de energia.

Em tese a química tem um papel muito importante na vida de todo ser humano, podendo dizer até mesmo que sem ela não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com