TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Química/gasolina

Trabalho Escolar: Trabalho De Química/gasolina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  5.164 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adicionasse álcool anidro à gasolina, que resulta em uma mistura homogênea (monofásica).

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) é a responsável por estabelecer regras para o combustível. Atualmente, a quantidade de álcool anidro na gasolina pode variar de 20 a 25%. A ANP amplia essa faixa, a mistura pode ir de 18 a 25%.

Para a determinação do teor de álcool na gasolina, realizamos a extração do álcool através da adição de um determinado volume de água a um volume previamente conhecido da mistura de gasolina. Assim pode-se observar que a fase aquosa irá aumentar. Observando a variação deste volume podemos identificar a quantidade de álcool presente na gasolina. Se por um lado existe vantagens, existem as desvantagens também, como maior propensão à corrosão, maior regularidade nas manutenções do carro, aumento do consumo e aumento de produção de óxidos de nitrogênio.

OBJETIVO:

Verificar se as amostras de gasolina estão dentro do padrão de teor de álcool permitido segundo as normas da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Para a análise das duas amostras de gasolina, de dois postos de cidades diferentes, utilizamos uma proveta de 100 mL, onde foram adicionados 50 mL da amostra de gasolina. Em seguida, completamos com a adição de solução saturada de NaCl e agitamos bem, invertendo a proveta por 5 vezes. Deixamos em repouso por alguns minutos, até a separação das duas fases.

Constatamos que o volume da fase aquosa que fica na parte inferior aumentou. Isso ocorre, pois o etanol que antes estava na gasolina foi extraído pela solução. Assim, o volume de álcool foi calculado pela diferença entre o volume inicial da mistura de gasolina com álcool e o volume final (correspondente ape¬nas à gasolina). O resultado foi obtido por meio da leitura dos volumes na proveta após a adição de solução saturada.

Com o valor encontrado do volume da fase aquosa de V’ (64 mL), subtraímos por 50 ML. Com esta equação, denominamos o valor do volume de V” (quantidade de álcool presente em 50 mL da amostra de gasolina), como segue a seguir:

V’’ = V’ – 50 mL

Amostra nº1:

V” = 64 - 50 → V” = 14 mL

Amostra nº2: Depois de 15 min

V” = 63 - 50 → V” = 13 mL

Amostra n°3: Bancada 05

V” = 62 - 50 → V” = 12 mL

Os volumes das soluções encontradas foram de 14 mL na amostra nº1, de 13 mL na amostra nº2 e de 12mL da amostra n°3.

A partir dos valores de volume encontrados de V”, calculamos a porcentagem de álcool na gasolina (x). Utilizamos a seguinte relação:

50 mL – 100%

V” – x%

O teor de álcool encontrado na amostra de gasolina nº1 foi de 28%, na amostra nº2 foi de 26% e na amostra n°3 foi de 24%.

CONCLUSÃO:

A partir da análise concluímos que as amostras de gasolina estão sim adulteradas, pois a concentração é de 28% a 24%. A concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), determina que o teor de etanol na gasolina deve estar entre 18% e25% em volume. Um teor maior ou menor do que esse compromete a qualidade do produto. Assim, podemos dizer que as amostras de gasolina utilizadas para análise não estão em condições de uso.

EXERCÍCIO: Calcule a porcentagem de álcool na gasolina através dos seguintes dados: Volume de gasolina a 40 mL; volume de álcool encontrado na gasolina: 9,6 mL.

40 mL – 100%

9,6 mL – x%

X = 960 / 40 = 24%

REFERÊNCIAS:

ANP. Disponível em: http://www.anp.gov.br. Acessado em 14 de Setembro de 2013.

ABNT. Disponível em: http://www.abnt.org.br. Acessado em 14 de Setembro de 2013.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »