TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Semiótica

Artigo: Trabalho De Semiótica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 7

Objetivo

O objetivo da pesquisa é criar uma analise comparativa entre a violência dos desenhos animados Tom e Jerry e Naruto e contextualizar com os estudos da semiótica. A partir da análise de um episódio de cada desenho e um estudo sobre a história dos mesmos, foi necessário introduzir no contexto elementos da semiótica, no qual se foi medido o grau de entropia e repertório de cada desenho.

O objetivo foi analisar o modo como a violência é abordada em cada obra audiovisual e como essa forma é vista em frente a um público onde o alvo são as crianças, e comparar como esses desenhos mesmo contendo violência podem parecer tão diferentes e como os mesmos influenciam as crianças.

É necessário citarmos alguns dados base para comparação.

Desenvolvimento

Os responsáveis pelo desenho Tom e Jerry são William Danby Hannah e Joseph Roland Barbera, fundadores dos estúdios Hannah-Barbera. O centro da trama se baseia geralmente em tentativas frustradas de Tom de capturar Jerry, e o caos e a destruição que se segue. Tom raramente consegue capturar Jerry, principalmente por causa das habilidades do engenhoso ratinho. O início do desenho começou em um curta da MGM que foi para os cinemas em fevereiro de 1940, o desenho ao longo dos anos passou pela mão de diversos produtores no qual fizeram modificações na aparência e personalidade dos personagens. O desenho se iniciou efetivamente na televisão em 1965 sendo até hoje exibida pelo SBT e Cartoon Network.

Tom & Jerry inspirou uma versão em humor negro e sádica dentro de “ Os Simpsons” chamada de “Comichão & Coçadinha”.

Desde 1965, os curtas de Hanna e Barbera foram editados para passar na televisão. A personagem que representa a dona de Tom foi substituida em alguns episódios por uma mulher branca e magra, além de ter sua voz substituida por um tom mais suave. Grande parte das cenas de violência também foi retirada para versão exibida no Reino Unido.

Assim como a maioria das séries animadas produzidas nas décadas de 1920, 1930, 1940, 1950, e 1960, Tom & Jerry não é considerado politicamente correto. Pelo menos vinte e quatro episódios foram acusados de possuir cenas racistas, como quando ocorre uma explosão ou algum liquido cai no rosto de um personagem e seu rosto fica negro, o que foi interpretado por algumas pessoas como racismo. Em consequência disso, diversas cenas foram editadas e cortadas de alguns episódios.

Em 2006 Tom e Jerry recebeu uma forte crítica do governo da Inglaterra por ter sido exibido um episódio em que Tom fuma dentro de uma limosine. O governo inglês achou inaceitável a exibição daquela cena.

Naruto é uma série de mangá criada por Masashi Kishimoto e serializada na revista semanal Shonen Jump desde 1999. Recebeu uma adaptação para animê em 2002. Naruto Uzumaki é um menino comum . Quando ainda bebê, Naruto teve aprisionado em seu corpo um espírito (Raposa de Nove Caudas), com a finalidade de salvar a Vila da Folha. Desde então, Naruto é visto por muitas pessoas como um monstro, as pessoas que não toleram suas brincadeiras, já que o mesmo é extremamente hiperativo, incompreendido e solitário.

Naruto sonha em se tornar um ninja poderoso e respeitado, para assim poder ser reconhecido por todos. No Brasil, a série começou a ser exibida em 1 de janeiro de 2007 no canal pago Cartoon Network.Na TV aberta, a série passou a ser exibida pelo SBT em 2 de julho de 2007.

Justifcativa

Vamos tentar medir o grau de violência e a influência dos produtos com as crianças de hoje e da geração passada. Aplicaremos a teoria da informação, em que englobaremos a Entropia, Audiência e o Repertório.

Tom e Jerry foi um desenhos que se tornou popular ao longo dos anos, entre a década de 40 e 60. Nos anos 40 o mundo estava abalado pela segunda guerra mundial aonde o caos, estava presente na vida do povo americano,principalmente depois de Pearl Harbor, marcando a entradas dos Estados Unidos na guerra. Nesta época existia a necessidade de que qualquer produto se completasse sem a necessidade de grandes conhecimentos de seu telespectador, pois a informação era transmitida de uma maneira bem lenta. Tom e Jerry é um desenho que fornece todas as informações para a interpretação do telespectador, utilizando elementos comuns principalmente para as crianças (Um gato que persegue um rato que deseja um pedaço de queijo), assim sendo o grau de entropia é baixo, pelo fato de o estranhamento ser menor dos telespectadores. O nível de repertório necessário para o entendimento do produto é baixo por ser um produto para divertir o telespectador e não levar a reflexão, até por ser um produto destinado às crianças que não precisam refletir por não ter repertório para isso.

Naruto diferentemente é um desenho que reuni diversos elementos da cultura oriental, desde tradições até a mitologia, o que normalmente acaba gerando um grau de Entropia mais elevado para os telespectadores que não tem algum tipo de conhecimento desta cultura.

Naruto diferente de Tom e Jerry segue um enredo sendo necessário ser acompanhado pelo telespectador que adquirirá um repertório sobre o desenho, portanto sem o repertório adquirido pelo telespectador durante a trama, o entendimento não é possível. Diferente de Tom e Jerry que não tem enredo, as histórias são sempre as mesmas, os desenhos tem sempre as mesmas características sendo repetitivo e que não é necessário acompanhar para chegar a um entendimento.

Se analisarmos as crianças que originalmente assistiam e assistem os dois desenhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com