TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sociedade E Cidadania

Trabalho Universitário: Trabalho De Sociedade E Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

1)Faça uma analise comparativa entre a cultura de massa,cultura popular e industria cultural.

R: Cultura de Massa é toda e qualquer manifestação de atividades populares, ou seja, é um movimento no qual grande quantidade de indivíduos distintos vai perdendo a espontaneidade, a capacidade, de ação , de usar as palavras para comunicar entre si e passa a comportar-se sem discutir resultando assim numa massa homogeneizada. A cultura de massa contribuiu para o surgimento da sociedade de massa. Segundo H. Arendt,”sociedade é um tipo de agrupamento humano adequado à ação da cultura de massa.

Cultura Popular : Ao contrário da cultura de massa ,a cultura popular tem raízes nas tradições , nos princípios , nos costumes, no modo de ser de determinado povo. A cultura popular é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento de um povo. Ex: o carnaval.

Indústria Cultural: É o conjunto de empresas que sua cuja atividade econômica é produção de instituições e redes de mídia que produzem e transmitem conteúdo artístico –cultural com o objetivo de adquirir lucros. A indústria cultural é direcionada para o retorno de lucros tendo como base padrões de imagem cultural. A indústria cultural assim como toda indústria está atenta a custos, distribuição e retorno de lucros.

2) Com base na aula 1 Individuo e Sociedade compare os tipos de sansões que permeiam a nossa constituição federal. Fundamente a resposta.

R: Segundo o artigo 5 da Constituição Federal “Todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza , garantindo- se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade , à igualdade, à segurança e à propriedade.” No entanto vivemos de forma desigual ,onde os nossos direitos e deveres são ditados pelo Estado. E na maioria das vezes nem sabemos quais são os nossos direitos como cidadãos , pois a sociedade em que vivemos é dirigida pelos detentores do poder onde eles determinam o que devemos fazer e como agir perante a sociedade.

3)Jorge Daher (2008) afirma em artigo ser um equívoco considerar as políticas públicas para a juventude ações direcionadas somente a um segmento da sociedade ou grupo de interesses a exemplo das cotas aos negros ou afrodescendentes . Diante do exposto. Produza um texto dissertativo.

R : As cotas para negros ou afrodescendentes são conquistas adquiridas pelas classes menos favorecidas da sociedade , através de lutas pela igualdade e pelos seus direitos como cidadãos.

Alguns estudantes carentes , por meio das cotas tem ingressados nas universidades e devido a conquista tem se destacado tanto quanto outros que tiveram uma formação acadêmica privilegiada. Estas cotas tem sido uma importância positiva na vida de muitas pessoas que há algum tempo tinham apenas sonhos e expectativas frustradas e sufocadas pela sociedade e que hoje encontram-se realizados mesmo após alguns obstáculos ocorridos no meio em que vivem.

Embora tenha sido concretizada a pouco tempo , tem se observado que alunos os quais conquistaram uma vaga em universidades tem se destacado bastante , onde vem desenvolvendo suas atividades entusiasmados.

Portanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com