TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Solda

Trabalho Escolar: Trabalho De Solda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

Introdução 4

Formação do Profissional 5

Necessidade de Qualificação 6

Equipamentos utilizados para a atividade 7

Como é realizado 8

Tipos de Descontinuidades 9

Campos de Aplicação 10

Anexos 11

Conclusão 13

Referências Bibliográficas 14

Introdução

Ultrassom é um som a uma freqüência superior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber aproximadamente 20.000 Hz. Animais como o cão, por exemplo, têm limite de percepção sonoro superior ao do ouvido humano.

Ondas de ultrassom se propagam da mesma maneira que as ondas sonoras audíveis. Elas sofrem todos os fenômenos de reflexão, refração, difração e interferência, como todas as ondas.

A soldagem por ultrassom, por exemplo, tem como objetivo unir peças por vibrações mecânicas na faixa ultra-sônica associada com pressão. Este tipo de soldagem serve tanto para soldar metais quanto termoplásticos, além de materiais não terrosos, vidro ou mesmo cerâmica; a diferença entre a soldagem de metais e a de termoplásticos é que no caso dos metais, a soldagem acontece no estado sólido, sem fusão do material de base, enquanto que no caso dos termoplásticos, existe a fusão dos materiais.

A soldagem por ultra-som produz uma solda limpa, de alta qualidade, não requer material de adição e tem um consumo baixo de energia.

Formação do Profissional

O inspetor ou aquele que tem grande experiência com ultrassom é o profissional que possui conhecimentos para utilização de métodos não destrutivos que permitem inspecionar soldas e chapas, etc., detectar com precisão defeitos internos (duplas laminações, rechupes, bolsas de gás) em peças fundidas, forjadas e laminadas, bem como: a detecção de trincas, poros, falta de penetração em juntas soldadas de acordo com um procedimento.

O operador de ultrassom faz a execução de ensaio de medição de espessura em materiais metálicos, com avaliação de resultados de acordo com o critério de aceitação.

O profissional poderá atuar em diversas áreas, dentre elas: petrolífera e petroquímica, papel e celulose, caldeiraria, metalúrgica, eletromecânica, naval, fundição, siderúrgica, etc.

Necessidade de Qualificação

As indústrias de petróleo e petroquímica ainda absorvem a maior parte da mão de obra qualificada em inspeção de ultrassom. O setor oferece salários mais altos, mas exige profundo conhecimento teórico e grande capacidade técnica do profissional, que precisa lidar com equipamentos de alta tecnologia. Apesar disso, inspetores de ultrassom também podem atuar em diversas outras áreas: metalúrgica, siderúrgica, papel e celulose, aviação, naval, indústria automotiva, ferroviária, de mineração, construção civil, entre outras.

Na área ferroviária, por exemplo, o ultrassom inspeciona desde trilhos, eixos de locomotivas, vagões e rodas até soldas aluminotérmicas da via permanente. Há grande necessidade de mão de obra especializada nesta área.

Nas indústrias de aviação, o ultrassom inspeciona componentes de estrutura do avião, do trem de aterrissagem, da asa, sempre com procedimentos de inspeção específicos para o sistema. Há técnicas específicas que podem ser agregadas ao conhecimento do inspetor - como Correntes Parasitas (CP), Ensaio Radiográfico (ER) e Líquido Penetrante (LP) - cada uma com seu papel definido e com o objetivo de garantir a confiabilidade e segurança da aeronave.

Os cursos como o Cetre, por exemplo, preparam o profissional para execução das atividades de inspetor de ensaio visual e dimensional de soldas e para a obtenção da qualificação pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação- SNQC-END-ABENDE. São voltados ao ensaio em solda nas áreas petrolífera e petroquímica - áreas de maior atuação dos profissionais. Porém, a teoria e a prática desenvolvidas no curso podem, com certeza, ser aplicadas em outros segmentos devido à grande qualidade a que chegam esses profissionais ao final do curso.

Equipamentos utilizados para a atividade

O equipamento para soldagem por ultra-som é composto das seguintes partes: sistema de deslocamento do cabeçote de soldagem, que permite a aplicação de pressão sobre as peças a soldar, um gerador de corrente que fornece energia de alta frequência para fazer vibrar o sonotrodo e um conjunto constituído de transdutor, amplificador e sonotrodo. O transdutor é a parte que transforma a energia elétrica em energia vibratória; o amplificador, geralmente feito de titânio ou duralumínio, é responsável pelo aumento das vibrações fornecidas pelo transdutor, que são muito fracas; o sonotrodo está ligado ao transdutor e é a parte que transmite a energia mecânica para as peças de trabalho. A pressão aplicada pode variar entre 40 e 60Kgf/cm2 quando se trata de soldar plásticos, e entre 60 e 120Kgf/cm2 no caso de metais.

Os diversos tipos e modelos de equipamentos apresentam potências que variam de 800 a 3000W. Os equipamentos de menor potência destinam-se a aplicações mais delicadas, ocupam menor espaço e não exigem isolamento acústico.

Como é realizado

O processo é aplicado na soldagem de contatos de semicondutores resistentes à temperatura, como fios de alumínio ou ouro com silício; em ligações entre semicondutores e transistores e conexões elétricas dos mais diversos tipos; na soldagem de metais diferentes, como alumínio-cobre, níquel-berílio; soldagem de latão estanhado com lâminas de cobre, com espessuras entre 0,1 e 0,2mm, nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com