TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De S.o.s.a

Monografias: Trabalho De S.o.s.a. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.478 Palavras (10 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 10

TRABALHO DE S.O.S.A

Nome: Thayná , Steffany Alquimim.

Turma: 1° ano: A

Instituto Federal Norte de Minas Gerais.

DIFERENÇAS ENTRE SOFTWARE LIVRE E OPEN SOURCE

O software livre tem como objetivo permitir que as pessoas pudessem usar estudar, modificar e redistribuir programas de computador ou somente seus códigos fonte (que são como receitas para criar outros programas). A única exigência é que, ao redistribuir o programa, ele permaneça livre para ser novamente alterado por outros usuários. Outra vantagem é que esses programas não pertencem a uma empresa e podem ser baixados gratuitamente da internet. Já falamos um pouco sobre o tema neste post: Software livre

Segundo a Free Software Foundation (Fundação do Software Livre), o software livre deve garantir quatro tipos de liberdade aos usuários:

1 – Liberdade de executar o programa para qualquer propósito;

2 – Liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para suas necessidades;

3 - Liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar outros usuários;

4 – Liberdade de modificar o programa e distribuir essas alterações, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Um dos exemplos de software livre mais conhecido é o sistema operacional Linux. Há também o BrOffice: um pacote de aplicativos onde é possível escrever textos, alterar e criar imagens, organizar pesquisas de dados e produzir um jornal ou apresentações de slides. Ele é um equivalente do famoso pacote Office, que pertence à multinacional Microsoft.Já o programa em código aberto, ou open source (em inglês), é aquele no qual o usuário pode modificar o código, de acordo com o que deseja usar. Porém, o desenvolvedor original do programa determina as condições de uso e de distribuição. Por exigir mais conhecimentos técnicos, os códigos abertos são geralmente manipulados por programadores.O conhecido navegador Firefox, por exemplo, tem seu código aberto para modificação e redistribuição. Aliás, você já utilizou o Firefox para acessar seus sites e e-mails? Esse navegador gratuito conta com ótimos recursos, fruto justamente da colaboração de uma comunidade de programadores em todo o mundo. Assista ao vídeo promocional do Mozilla chamado “A web que queremos”.Para o usuário comum, são poucas as diferenças entre programas de software livre e de código aberto. Mas agora, quando você encontrar programas com a sigla FLOSS (free/libre/open source software, em inglês), que quer dizer software de código livre/aberto, já saberá que é um programa que pode ser baixado

gratuitamente e que pode ser aprimorado por programadores do mundo todo

FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2014/06/17/

História do Linux

O Linux foi criado como um projeto de um estudante finlandês chamado Linus Torvalds. Naquela época os sistemas operacionais mais populares eram o Unix, que era muito usado em empresas, o Mac OS, da Apple, muito popular entre os usuários domésticos que tinha uma interface muito amigável e superior ao do Windowsem muitos aspectos, mas muito caro também. O Windows, que na verdade era a opção pra quem não podia comprar um computador da Apple.

Por volta de 1983, Richard Stallman criava a Free Software Foundation (FSF), uma fundação sem fins lucrativos, que lutava contra as restrições de cópia e alterações de software, em outras palavras, incentivava a criação de programas livres para cópia e alteração, para isso a FSF criou a licença GNU e um conjunto de ferramentas próprias para esse fim.

Em 1991, a FSF estava criando um sistema operacional chamado Hurd, mas ainda em fase inicial. Por volta dessa mesma época Linus Torvalds resolveu disponibilizar o código-fonte do Linux sob a licença GNU a fim de conseguir ajuda de outros desenvolvedores. Muitos desenvolvedores se interessaram e começaram a adicionar novos recursos rapidamente mas ficou limitado a este círculo técnico pois ainda estava em fase embrionária não sendo possível a utilização em larga escala. Em cinco de outrubro de 1991, a primeira versão oficial do Linux foi divulgada, a versão 0.02, desde então o número de desenvolvedores cresceu rapidamente.

Até então o Linux funcionava totalmente em modo texto mas por volta de 1994, foi lançada uma versão para Linux do programa XFree, programa que cria interfaces gráficas, desde então muitas outras interfaces foram criadas com base no XFree fazendo com que o Linux ganhasse uma interface muito mais amigável, como o GNOME e KDE.

Ainda nesta mesma época, começaram a aparecer às primeiras distribuições Linux, o que diferenciava uma distribuição da outra eram os softwares que eram inclusos nas instalações e a facilidade na instalação do mesmo. Em 1997 surgiram diversas distribuições, com uma instalação mais simples do que as outras disponíveis. Esta época também é marcada pela entrada do sistema Linux em computadores desktop, muitas empresas migraram para o Linux a fim de reduzirem custos com licenças e manutenção.

O que chamava a atenção de empresas e pessoas, e até hoje chama, é o fato de o Linux ser livre, ou seja, você pode personalizá-lo e adaptá-lo as suas necessidades sem ter que pagar nada por isso. A distribuição Ubuntu é a mais recomendada para usuários domésticos, por ser a mais simples de usar, sem necessitar muito conhecimento técnico do sistema.

FONTE: http://www.infoescola.com/informatica/historia-do-linux/

Evolução do Linux ao longo dos anos

Você já sabe que o Linux, ao contrário de outros sistemas baseados no UNIX ou mesmo deste, não é um sistema operacional como um todo. Mas, sendo um kernel disponível de maneira gratuita e com código-fonte aberto, qualquer pessoa ou organização pode juntá-lo a um conjunto de softwares para criar um sistema operacional customizado.Ao longo dos últimos anos, foi justamente isso que aconteceu. Vários grupos ou mesmo empresas se organizaram e criaram seu próprio sistema operacional baseado em Linux. Cada uma delas recebe o nome de "distribuição Linux" (ou "distribuição GNU/Linux").Há várias distribuições Linux por aí, para os mais diversos fins. Muitas inclusive fazem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com