TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De TOO

Casos: Trabalho De TOO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

“Técnicas Orientação a Objetos”

Pesquisa desenvolvida durante a disciplina de

Técnicas de Orientação a Objetos, como parte

da avaliação referente ao 2º semestre.

Professora: Ana Meire.

São Paulo – SP

2014

Sumário

1. Definição de Modelo de Software 4

2. A importância de modelar o sistema antes de desenvolver o software 4

3. Principais fases do processo de desenvolvimento de software 4

• Análise e levantamento de requisitos 4

• Projeto 5

• Implementação 5

• Testes 5

• Implantação 6

4. Prototipação 6

• Prototipação Evolutiva 6

• Prototipação Descartável 6

5. Projetar Sistemas 7

6. Fase de manutenção e custo 7

7. A importância da modelagem na manutenção de softwares 8

8. Classes, atributos e métodos 8

• Classes 8

• Atributos 8

• Métodos 8

Definição de Modelo de Software

(Questão 1 – Defina Modelo de Software.)

O Modelo de Software é a representação abstrata do processo de desenvolvimento, definido e inter-relacionando as etapas relativas ao desenvolvimento em si para atingir o objetivo final do desenvolvimento: um software de alta qualidade e que atende as expectativas de custo.

A importância de modelar o sistema antes de desenvolver o software

(Questão 2 – Explique por que é importante modelar o sistema antes de desenvolver o software.)

O processo de Modelagem do Sistema facilita o desenvolvimento, já que não é possível compreendê-los em sua totalidade. Esse processo nos possibilita ter a visão geral do problema, e dividi-lo em 'partes' menores e resolvê-los (já que resolver pequenos problemas é muito mais prático, e a chance de obter sucesso é muito maior), além disso, modelar o sistema facilita a comunicação entre as pessoas envolvidas, além de permitir prever o comportamento futuro projeto. É somente com a modelagem que podemos, de maneira eficaz, controlar o desenvolvimento gerenciando os riscos, estipulando e cumprindo prazos, sem extrapolar os custos estimados. Ou seja, a modelagem do sistema é a parte central de todas as atividades, que futuramente irão levar à implementação de um software de qualidade.

Principais fases do processo de desenvolvimento de software

(Questão 3 – Quais são as principais fases de um processo de desenvolvimento de software, entre estas fases identifique a mais importante e justifique.)

As principais fases do processo de desenvolvimento de um software são a análise e levantamento de requisitos, projeto, implementação, os testes, e por fim a implantação.

• Análise e levantamento de requisitos

O levantamento de requisitos tem como objetivo compreender o problema, proporcionando tanto aos desenvolvedores como aos usuários uma mesma visão do que deve ser desenvolvido, para que o problema seja solucionado. Nesta fase, os desenvolvedores e os clientes buscam priorizar os requisitos, ou seja, as necessidades dos futuros usuários do software. O levantamento de requisitos é a etapa mais importante do processo de desenvolvimento, já que, sem compreender o problema e consequentemente não satisfazer as necessidades dos futuros usuários, não há como desenvolver um software de qualidade.

Na análise de requisitos os desenvolvedores estudam detalhadamente os dados recolhidos no Levantamento de Requisitos, desenvolvendo modelos que representam o software a ser desenvolvido a fim de criar uma estratégia para solucionar o problema não se preocupando em como a realização. Isto é, definir O QUE o sistema fará, antes de definir COMO ele fará. Nesta fase também entram os processos de Validação, que tem como objetivo assegurar que o software em desenvolvimento está atendendo às necessidades do cliente, e Verificação, que é onde verificam se os modelos desenvolvidos nesta análise estão em conformidade com os requisitos.

• Projeto

Nesta fase é considerada o funcionamento interno do sistema, para atender os requisitos do cliente. Aqui são consideradas também a arquitetura do sistema, a linguagem de programação a ser utilizada, o Sistema Gerenciador de Banco de dados (SQLServer, MySQL, PostgreeSQL, Oracle, etc.), o padrão de interface gráfica, etc. Também são definidos através de uma 'descrição computacional' o quê o software deve fazer, sendo coerente com os requisitos levantados. O projeto possui duas atividades básicas, são elas: Projeto de alto nível (projeto de arquitetura), e projeto de baixo nível (projeto detalhado).

Em um desenvolvimento feito com Orientação a Objetos, o projeto de alto nível geralmente é realizado por um Arquiteto de Softwares. Esse projeto visa distribuir as classes de objetos relacionados do software em "subsistemas" e seus componentes, e distribuindo esses componentes pelos recursos físicos disponíveis (hardware).

No projeto detalhado, as relações de cada módulo são detalhadas, visando a realização das funcionalidades do módulo, além de desenvolver o protótipo de interface com usuários, e o projeto do banco de dados.

• Implementação

Aqui o sistema é programado de acordo com a 'descrição computacional' feita no Projeto em outra linguagem, tornando possível a criação do código-executável para o software.

Já em um desenvolvimento Orientado a Objetos, a implementação ocorre com a definição das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com