TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Tabagismo

Monografias: Trabalho De Tabagismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

O tabaco vem da planta Nicotiana Tabacum e é uma substância estimulante

O tabagismo e o ato de consumir cigarros ou outros produtos que contenha tabaco cuja droga ou principio ativo e a nicotina. O tabaco se apresenta de varias maneira como, por exemplo, cigarro, charutos, fumo –de- rolo e etc. porem sob todas as formas ele traz maleficio a saúde.

O cigarro e uma droga licita mas que pede nos prejudicar com doenças graves. O fumo do cigarro tem em sua mistura aproximadamente 4.720substancias toxicas diferentes que se constitui em duas fases a fase particulada e a fase gasosa.

Na fase gasosa e composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído.Acetaldeido.acroleina. A fase particulada contem nicotina e alcatrão,essas substancia atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos.

Hoje, as dúvidas sobre os malefícios do tabagismo são poucas. No entanto, o número de pessoas que morrem vítimas do cigarro continua a crescer em todo o mundo.De acordo com dados da Fundação Mundial do Pulmão, até 2030 o número de mortes dobrará para 10 milhões por ano."O principal fator que faz o tabaco viciar é a nicotina, a única substância no cigarro que causa vício, e a dependência comportamental", afirma o pneumologista Sérgio Ricardo Santos, coordenador da campanha PrevFumo (programa com objetivo de fazer as pessoas pararem de fumar).Além dos problemas de saúde, o fumo traz problemas estéticos (envelhecimento precoce da pele, aumento da celulite, mudança da voz) e gastos financeiros."O consumo do tabaco causa três grupos de doenças: câncer (gengiva, traquéia, língua, pulmão, útero, próstata e pele), respiratórias (pulmão, bronquite crônica e enfisemas) e cardiovasculares (derrame cerebral, infarto agudo e tromboses venosas)", afirma o especialista.Existem vários medicamentos, vendidos sob prescrição médica, que ajudam o paciente a diminuir os sintomas desagradáveis durante o período de largar o vício, mas segundo os especialistas o principal tratamento contra o tabagismo é o desejo de parar.Mulheres que mantém o vício de fumar nos primeiros três meses de gravidez correm o risco de sofrer aborto natural, sangramentos, descolamento de placenta e parto prematuro, além de problemas de saúde congênitos para o bebê. Quando ainda está na barriga, o feto absorve tudo que está no sangue da mãe. A mamãe fumante, além de oxigênio no sangue também tem monóxido de carbono, que é liberado pela fumaça do cigarro. Ou seja, o bebê “fuma” junto com a mãe. Além disso, a nicotina, outra substância presente no cigarro, estreita os vasos sanguíneos fazendo com que chegue menos nutrientes e oxigênio para o feto, o que pode acarretar graves problemas de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com