TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De técnico Em Mecatrônica

Trabalho Escolar: Trabalho De técnico Em Mecatrônica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A oportunidade de estágio através de um contrato de trabalho com a firma INTERMARINE INTERNATIONAL MARITIME LTDA. Que presta serviços e mão de obra especializada para grandes empresas sendo algumas Multinacionais. Suas atividades são focadas na Limpeza e inspeção de roscas de tubos de perfuração, limpeza e inspeção de subidas de linha, fabricação de Traquitana, fabricação de 120t âncora, controladores de solda de 48” e mecanismo.

O estágio foi realizado na sala de manutenção e na área de produção da empresa, onde fora focados os seguintes temas: Diagnósticos de falhas e componentes elétricos e eletrônicos. Reparos em sistemas mecânicos, reparo em cilindros pneumáticos e sistemas de automação.

Desenvolvimento:

1- Atividades na Empresa.

A primeira atividade realizada pelo estagiário foi conhecer o processo de entrada na empresa, ou seja, foi realizado, uma simulação de oferta de emprego, no qual participou de um processo de seleção com entrevistas e testes com o objetivo de apresentar como é realizado a contratação de um profissional para área de manutenção pelo departamento de Recursos Humanos na empresa.

Foi esclarecido para o estagiário que após participar da seleção com o departamento de Recursos Humanos, o candidato faz uma entrevista técnica com o responsável pelo setor que esta recrutando o profissional. Após aprovação é apresentado para o candidato, toda a estrutura organizacional da empresa, ou seja, quem é o presidente, diretores e supervisores. É apresentado aos departamentos administrativos, comerciais e oficinas. As instalações das oficinas são divididas em varias etapas: ( recepção, peças, estoque, funilarias, e pinturas de pequenos e médios reparos ), avaliação mecânica preliminar e setor de reparos mecânicos. Após, é apresentado o profissional que será o responsável direto pela execução das atividades. Foi apresentado também, as normas de procedimentos e os direitos e deveres do profissional, pontos que os estagiários recebem também como orientação para sua melhor conduta de estágio .

Todas as atividades iniciais relatadas foram acompanhadas pelo RH da empresa e o profissional técnico responsável pelo estágio.

2- FACILIDADES OU DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO:

O processo de adaptação inicial foi de grande importância para o estagiário, pois conseguiu fazer com que o mesmo entendesse a instituição como um todo.

Este procedimento contribuiu para que o estagiário estabelecesse uma boa capacidade de comunicação com todos os profissionais técnicos e administrativos da empresa. Contribuiu para uma boa integração e compreensão dos conhecimentos que seriam ministrados ao longo dos estagio.

3- EXIGÊNCIAS QUE LHE FORA FEITAS:

Fora exigidos do estagiário assiduidade e pontualidade, bem como demonstração de compromisso, responsabilidade e postura, para que o mesmo fosse avaliado com o máximo de precisão possível, pois o trabalho de uma oficina industrial requer cuidados técnicos, mais também cuidados com satisfação do cliente e com a qualidade da marca e produto que ele representa.

4- EXPERIÊNCIAS E REPAROS E REAÇÕES NAS SEÇÕES PELAS QUAIS FOI REALIZADO O ESTAGIO:

1- DIAGUINOSTICOS DE FALHAS DE EM COMPONENTES E SISTEMAS ELETRICOS E ELETRÔNICOS:

Esta atividade foi realizada através de diagnose guiada com aparelho de diagnóstico e consulta de sistemas elétricos em nossa leitura técnica, que são manuais de instrução produzidos pelos fabricantes maquinário, para auxiliar no melhor desempenho de exercício da atividade.

Para a utilização de multímetro para diagnósticos e reparos são utilizados manuais para suporte teórico nas atividades práticas, além da orientação do profissional responsável.

5- REPARO EM SISTEMAS MECÂNICOS:

São utilizados para os diagnósticos e reparos em sistemas mecânicos, são avaliados a sua capacidade de maquina em virtude da particularidade e funcionamento de cada uma.

Com Base para o aprendizado, são utilizados os manuais técnicos fornecidos pelo fabricante.

6- REPARO MECÂNICO EM CILINDORS PNEUMÁTICOS:

A atividade foi realizada em bancada através de analise em funcionamento básico com o acompanhamento de diagrama pneumático , para entender seu funcionamento e a devida substituição dos seus componentes de cada cilindro de acordo com a exigência de cada fabricante.

7- SISTEMA DE AUTOMAÇÃO:

A parte de automação industrial o estagiário participou da equipe de prevenção incluindo a substituição de sensores e outros componentes de automação. O estagiário deve entender o funcionamento de sensores capacitivos, indutivos, fotoelétricos e sensores de campo magnético, onde todo o campo deve ser baseado pelo sistema AS-INTERFACE e alguns equipamentos pelo sistema PROFIBUS.

8- ANALISE DE ESQUEMAS ELÉTRICOS, REPARO DAS FALHAS MECÂNICAS, REPARO DE CILINDRO PNEUMÁTICOS E SISTEMA DE AUTOMAÇÃO:

Com analise do funcionamento básico, o estado de construção e a utilização condimental foram pontos constantemente abordados e revisados pelo profissional responsável, além da consulta a os manuais técnicos.

O mesmo procedimento foi utilizado para analise de esquema elétrico e mecânicos pneumáticos e de automação, dando ênfase aos simples sintomas comandos robóticos. Sempre acompanhado pelo responsável técnico do setor.

1- CONCLUSÃO:

A experiência do estagio faz com que seja avaliado todo o conteúdo ministrado na escola e também o conhecimento absorvido pelo aludo.

Essa oportunidade oferece as chances de repensar a pratica profissional, principalmente a carreira que esta sendo escolhida.

O estagio oferece a oportunidade do Aprendizado de conteúdos técnicos mas de aspectos muito importantes para o futuro do profissional que em fortalecimento de valores morais e éticos aprendidos na escola e na família.

A troca de informações gerais fazem do estagiário um profissional melhor preparado, inclusive capaz de oferecer aos colegas em seu local de estagio novas experiências e atualização de conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com