TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Disciplina Pós Graduação

Por:   •  3/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores

Curso de Pós Graduação em Neurociência aplicada à Educação

Turma: 2019-1 Guarulhos

Modulo: Futuro e Tendências na Educação

Professora: Mariana Vasconcellos

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO

Aluna: Rebeca de Santana Araújo

Avaliação do módulo:

Se este  módulo fosse um calçado, ele seria um(a)... Justifique sua resposta.

Ele seria um tênis, pois impulsiona a sair da zona de conforto para ir atrás do objetivo. No caso, ir atrás das novas tendências em que o mundo está caminhando, como a educação vai se portar diante de tantas mudanças e acompanhar todas elas para não ser uma pessoa desatualizada, sem ir à busca de novas informações e ficar para trás no mercado de trabalho, onde está cada vez mais disputado.

O mundo está cada vez mais globalizado e informatizado e por mais que a educação não tenha sofrido grandes tranformações, – fisicas, principalmente - o professor, na sala através do conhecimento adquirido, deve inovar nas suas aulas para que seus alunos aprendam de maneira construtiva, de forma que armazenem tudo o que foi aprendido, mesmo recebendo a quantidade de informações a que estão habituados todos os dias.

Pude aproveitar ao máximo essa disciplina e já coloco alguns aprendizados em prática, e minha nota para o módulo é 09.

Autoavaliação:

Classifique  sua participação, envolvimento e aprendizado neste módulo, usando conceitos de 5 a 10, justifique sua nota.

Neste módulo pude aprender mais sobre como aproveitar mais as tendências que a educação irá oferecer, pois no cotidiano muitas vezes não paramos pra pensar em como podemos tranformar o aprendizado convencional e tradicional em uma fonte de conhecimento, e ainda, o armazenamento desse conhecimento e ressignificá-lo.

Organizando toda a rede de informações, podemos absorver ainda mais e aproveitar de forma ampla as tendencias (que não estão em um futuro distante, e sim, à nossa volta) para prever as situações que estão por vir, por isso, toda a forma de conhecimento é valida, desde a pesquisa prévia do conteúdo até a efetivação na sala de aula.

O mapa de tomada de decisão prospectiva também é um ótimo organizador, seja em que contexto for aplicado. No caso da sala de aula, algumas situações que vivenciamos para melhorar o aprendizado dos alunos, podem não ser tão fáceis de executar, seja pelo ambiente, por não estar em condições favoráveis, ou por questões que a própria escola não tenha estrutura para serem aplicadas determinadas atividades.

A internet é um ótimo recurso para ser utilizado na sala de aula, porém se não utilizado de forma correta, será algo que não trará o conhecimento adequado na obtenção de melhores resultados para a sala de aula e nem para fora dela. Por mais que os computadores sejam capazes de absorver boa quantidade de informações e serem muito inteligentes, eles não terão a capacidade de serem como nós seres humanos de terem sentimentos, de terem a sensibilidade de estar em um todo, ou seja, ter uma relação de convívio com o outro e ser capaz de compartilhar de ensinamentos e aprendizados de forma concomitante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com