TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM 3 Semestre UNIP

Pesquisas Acadêmicas: PIM 3 Semestre UNIP. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  12.941 Palavras (52 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 52

INTRODUÇÃO

A Internet disponibiliza diversos tipos de serviços e as pessoas podem utilizar qualquer um deles, seja utilização de e-mails, divulgação de empresas, para lazer ou para pesquisar sobre os mais diversos assuntos. A rede é uma forma fácil e barata de fazer com que pessoas utilizem seus computadores para se comunicar com pessoas em todos os cantos do mundo. Isto possibilita que Os próprios usuários, cada vez mais, promovam a evolução da Internet. Existem algumas universidades e empresas ligadas à pesquisa, que investem na evolução da rede.

A maior vantagem da Internet, como meio de comunicação, é o fato de não possuir distinção entre os usuários. Com isso, tanto uma home page de um simples usuário como a de uma grande empresa podem contar com os mesmos canais da Internet. É possível colocar desde uma home page do seu maior ídolo ou de seu time preferido, até um currículo. Com a World Wide Web, todos os recursos de um computador multimídia ficaram disponíveis na maior rede de computadores do mundo. Cada informação pode ser encontrada por qualquer usuário da rede, através de um único endereço.

O que irá promover uma diferença entre as home pages será:

• Informação: é o conteúdo. Isso é o que irá fazer com que as pessoas queiram visitar sua página novamente.

• Velocidade: é o tempo em que a pagina demora para ser carregada. Várias programações entram neste requisito (HTML, Java, Java Script, Active X, CGI).

• Criatividade: é o que irá fazer o leitor considerar sua home page diferente e interessante.

Esses três pontos devem estar integrados para se conseguir uma boa página. Outro fator importantíssimo é a divulgação do seu endereço. É claro que simples usuários possuidores de uma home page dificilmente conseguem divulgar seu endereço num meio como a televisão. Grandes empresas, porém, tem a possibilidade de desfrutar desse privilégio.

Uma rede de computadores é composta de um servidor e de usuários. Os servidores armazenam as informações e permitem o acesso à rede aos usuários. Todo cliente da WWW precisa de um software de navegação (browser) para poder acessar o conteúdo da Internet. Os browsers mais utilizados hoje em dia são:

• Mozilla FireFox

• Internet Explorer

Aquilo que os browsers pedem vão para as provedoras, que possuem uma combinação de computadores e programas que formam os servidores. Esses computadores são conectados diretamente ao backbone da Internet e onde se armazenam as páginas.

As provedoras são empresas que possuem esta ligação direta com a espinha dorsal da Internet e que disponibilizam o acesso aos serviços Internet mediante uma assinatura mensal. Estas possuem também um certo número de linhas telefônicas que ligam-se aos seus clientes. Neste caso, o micro de uma provedora deve estar ligado a rede permanentemente. Portanto, para uma pessoa que estiver interessada em por sua página na Web, o caminho mais fácil é entrar em contato com uma provedora.

As páginas na Internet ficam organizadas como numa revista. Existem as páginas que contêm textos e imagens. Na Web esta revista ganha sons e até disponibiliza programas. Outra grande vantagem é que diretamente de uma página há a possibilidade de visitar uma página de outra revista de qualquer parte do mundo. Isto significa que as páginas podem ser ligadas umas às outras. Esta revista na Internet é chamada de site, a capa desta revista de home page, a ligação desta página para outra página dentro do mesmo site ou para outro site é chamada de link. o nome World Wide Web significa "teia de alcance mundial", devido a possibilidade de criar um intercâmbio entre informações de todo o mundo.

Cada documento na rede possui um único endereço que é conhecido como URL (Uniform Resource Locator - em português: localizador uniforme de recursos). A estrutura de uma URL é a seguinte:

http://www.virtual-net.com.br/programas/html/editor.html

A transação entre cliente e servidor é feita por um protocolo de transferência de arquivos de hipertexto - que no endereço acima é o http:// (Hyper Text Transfer Protocol). Ele é utilizado para transportar páginas de Web pela rede. Outros serviços da Internet possuem outro protocolos. Após a barra estará o nome dos diretórios que contém o arquivo (.../programas/html/... ). No final estará o nome do arquivo. A extensão .html ou .htm indica que se trata de uma página Web. Nem sempre será esta extensão, pois podemos estar falando de um .exe.

O usuário, conhecendo o URL, pedirá para o browser abrir este endereço. o servidor localiza o arquivo equivalente a este endereço e o envia para o usuário. Caso o arquivo não esteja disponível no servidor, o usuário receberá uma mensagem de erro. Com isso, chega-se a conclusão que as páginas da Internet são simples arquivos.

CONCEITOS BÁSICOS

A construção de uma página é tão simples que qualquer usuário pode produzir a sua num simples editor de texto. Elas não passam, portanto, de documentos de texto simples. É necessário, entretanto, que se domine a linguagem que os browsers reconhecem. Esta linguagem é a HTML (Hyper Text Markup Language) e sua utilização na Internet se deve principalmente ao fato de ser uma linguagem simples. Em uma página HTML os comandos são escritos entre tags <_>, ou seja, tudo que estiver entre estas marcas é um comando que o browser vai interpretar. Estes tags determinam a função de cada elemento dentro do texto. Podem ser títulos, parágrafos, links (que levam a outros documentos na rede), imagens e outros efeitos.

Alguns conceitos básicos sobre esta linguagem são necessários. o primeiro conceito que deve-se ter em mente é que a formatação do texto é feita pelo browser. Isto significa que uma página vista pelo Netscape Navigator será um pouco diferente da mesma vista pelo Internet Explorer.

Além disso, estes programas possuem ferramentas para que os usuários escolham em que tamanho preferem visualizar as fontes, e isto também gera resultados diferentes na visualização das páginas. Os tags de HTML apenas informam ao browser o que deve ser feito. Por exemplo, Os tags informam ao browser se um determinado trecho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.4 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com