TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Escolar

Trabalho Escolar: Trabalho Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  2.947 Visualizações

Página 1 de 6

EEPG SAMUEL KLABIN

Odair de Oliveira Rocha 9º Ano A

Profª Amanda

Trabalho de Ciências:

Funcionamento do Sistema Nervoso

São Paulo

2013

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso humano, é o centro das emoções, controla as funções orgânicas do corpo e a interação deste com o ambiente, recebendo estímulos, interpretando-os e elaborando respostas a eles. O sistema nervoso é composto pelo sistema nervoso central, e pelo sistema nervoso periférico: sendo o primeiro constituído pelo encéfalo e medula espinal, responsável por processar informações. O segundo, que são os nervos, gânglios e terminações nervosas, se encarrega pela condução dessas informações pelo corpo.

A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso. A transmissão dos impulsos nervosos ocorre através da sinapse.

Estímulos e reações

Os estímulos do ambiente são captados pelos receptores nos órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) e são levados pelos neurônios nos nervos até o sistema nervoso central, onde essas informações são processadas e são elaboradas as respostas (reações) a cada estímulo. Do sistema nervoso central as reações são enviadas através dos neurônios nos nervos para os órgãos efetores que executam a resposta.

As glândulas e os músculos efetuam as reações produzidas pelo cérebro aos estímulos do ambiente. Por isso são chamados órgãos efetores.

Interpretação, reação e sensações

Como já mencionado anteriormente a função do sistema nervoso humano é receber, interpretar e reagir a um estímulo do ambiente. Entre a percepção e a reação transcorre um tempo que varia de acordo com o estímulo.

Nosso organismo recebe constantemente um número infinito de sensações ( estímulos) ,sendo que interpretamos somente os necessários. Por exemplo a sensação ofativa é tida da seguinte forma: As moléculas aromáticas (cheiros) são inaladas (misturadas no ar) pelo nariz, onde, um conjunto de várias células chamado de epitélio olfativo. Há prolongamentos das células receptoras que vão através da base do crânio para o bulbo olfativo. O bulbo olfativo envia sinais elétricos ao cérebro que reconhece o cheiro e nesse momento temos uma sensação olfativa.

A recepção dos estímulos externos é tida por receptores nos órgãos dos sentidos, depois esses estímulos são conduzidos por meio de neurônios até o cérebro onde serão interpretados e só então são transmitidos também através de neurônios até os órgãos e glândulas efetores que efetuaram as reações

Os nervos são conjunto de neurônios que juntamente com a medula são responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos. Entretanto a medula também é responsável pelo processamento de informações como por exemplos os reflexos medulares que tem importância na proteção do corpo.

Este sistema possui íntima relação com o sistema endócrino, podendo fornecer a ele, por exemplo, informações relativas ao ambiente. Nessa situação, o sistema endócrino, responsável pela produção e secreção de hormônios na corrente sanguínea, atua estimulando, ou mesmo inibindo, a ação de determinados órgãos por meio destes mensageiros químicos. Glândulas exócrinas, como as responsáveis pelo suor ou pela digestão, também exercem papel importante no funcionamento do sistema nervoso, inclusive no que se diz respeito à homeostase corpórea.

Referências Bibliográficas

http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-nervoso.htm

http://sociencias.wordpress.com/category/sistema-nervoso/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sensa%C3%A7%C3%A3o

http://9ano-ciencias.blogspot.com.br/2013/04/sistema-nervoso-interpretacao-reacao-e.html

SISTEMA ENDÓCRINO E O CONTROLE DAS FUNÇÕES DO CORPO

O controle das funções do corpo

Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios.

O sistema endócrino juntamente com o sistema nervoso, formam mecanismos reguladores bastante precisos. Enquanto o sistema nervoso fornece ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Sendo assim, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.

Existem nove glândulas endócrinas no corpo humano, porém hormônios também são secretados por alguns tecidos que não são partes de glândulas.

Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tireoide, as suprarrenais, o pâncreas, as gônadas(os ovários e os testículos) e o tecido adiposo.

Hormônios

Os hormônios são mensageiros químicos produzidos e secretados por células em pequenas quantidades presentes em todo organismo transportados para as demais células pela corrente sanguinea. Desencadeiam, porém, as reações desejadas apenas nas células sensíveis a eles.

A comunicação por meio de hormônios é um pouco mais demorada que por impulsos nervosos. De fato, os efeitos de um hormônio levam segundos ou minutos para serem desencadeados. Apesar de mais demorada, essa comunicação pode atingir grande quantidade e variedade de células, não apenas as células de músculos ou de glândulas.

O Hipotálamo e Hipófise

Localizado no cérebro, o hipotálamo tem várias funções, dentre as quais:

- Regular determinados processos metabólicos e outras atividades autônomas,

- Secretar neuro hormônios, atuando no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com