TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Fexivel

Trabalho Escolar: Trabalho Fexivel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

Flexibilização da Jornada de Trabalho

Flexibilidade na jornada de trabalho faz inferir a ideia de liberdade, onde os empregados podem administrar seu horário de trabalho com seus afazeres pessoais. Para muitos, isto pode parecer uma realidade distante, mas ao contrário do que se imagina, esta é uma prática que algumas empresas já vem adotando, e há quem diga que essa “regalia” é capaz de atrair e manter bons empregados, além de motivar seus colaboradores.

A ideia é deixar o empregado livre para resolver questões que tenham atrito com o seu horário de trabalho, assim, é possível resolvê-las dando a famosa “escapadinha” e compensando esses minutos da forma que lhe convém, mas sem deixar de controlar a sua carga horária devida, ou seja, ao final do expediente ou ao final do mês, a carga horária do empregado deverá fechar com a estipulada pela empresa.

Com a flexibilidade do horário de trabalho é possível que a qualidade do serviço ou produto oferecido pela empresa tenham ganhos, isto é, a possibilidade de ajustar os compromissos pessoais com as atividades do trabalho podem aumentar o comprometimento do empregado à organização e, consequentemente, o empregado estará mais focado para a realização de suas tarefas. Isso devido ao fator satisfação, visto que empregados satisfeitos e motivados refletem diretamente no resultado final da empresa.

Outro ganho que a organização poderá ter é a de reter talentos, pois empregados com uma melhor qualidade de vida, satisfeitos com o seu trabalho poderão perceber na empresa a sua oportunidade de crescimento.

A matéria “Trabalhador ganha com horário flexível” publicada pelo Jornal Bom Dia relata que a TOTVS S.A., grupo que atua no desenvolvimento e comercialização de softwares de gestão empresarial integrada e na prestação de serviços relacionados, adotou a flexibilidade de horário de trabalho há pouco menos de 10 anos. Funcionando da seguinte maneira: os empregados podem entrar no intervalo das 7h às 9h e sair com este mesmo intervalo depois de oito horas de trabalho. “Dessa forma há um horário central principal onde 100% da equipe está presente.”

Algumas unidades das divisões da companhia também contam com um banco de horas em que os empregados trabalham no esquema de compensação. “Se alguém trabalha mais em um determinado dia, esse tempo fica no banco de horas e aí ele pode acumular e tirar folgas.”

Segundo Flávio Balestrin, diretor de relações humanas do grupo, a flexibilização incentiva a maturidade e a independência dos colaboradores, pois eles passam a ser cobrados por produção e não por horário trabalhado. Ainda Flávio, ressalta que a mudança só trouxe resultados positivos para empresa e colaboradores. “Temos hoje lideranças e equipes mais maduras que sabem seus limites e se auto gerenciam. Notou-se o aumento da responsabilidade.”

Esta tática vem solucionar questões como atrasos que geralmente acontece em cidades grandes, onde o deslocamento até a empresa é demorado devido ao grande tráfego de carros, acarretando em faltas, com a flexibilização do horário é possível fazer a compensação dos minutos em atraso para que o colaborador não venha a ser penalizado injustamente.

A flexibilização do horário de trabalho se dá através de um acordo entre empregado, empregador e sindicato, é comum as empresas fazer o remanejamento do horário de trabalho verbalmente com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com