TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Final De Estatística - Inferência Estatística

Casos: Trabalho Final De Estatística - Inferência Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/1/2014  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COORDENAÇÃO DE INFORMÁTICA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

TRABALHO FINAL DE ESTATÍSTICA

INFERÊNCIA ESTATÍSTICA (INTERVALOS DE CONFIANÇA)

CORNÉLIO PROCÓPIO

2013

1 INTRODUÇÃO

Quando fala-se de pesquisa, é normal perceber que os dados mostrados normalmente se baseam apenas na média da amostra avaliada. Porém, em estatística é importante lembrar que uma outra pesquisa feita sobre a mesma amostra poderá apresentar resultados diferentes da primeira pesquisa feita. Diante deste fato, é sempre importante levar em consideração o intervalo de confiança de uma média. O intervalo de confiança é uma forma que permite calcular os parâmetros populacionais com incertezas inerentes da amostra representativa. Ele é diferente dos cálculos dos valores paramétricos, como a média já mencionada, a variância, entre outros, que fornecem valores precisos baseados nas amostras.

Para este cálculo, é levado em consideração alguns valores:

• Média;

• Amostra;

• Desvio Padrão;

• Intervalo de confiança desejado (normalmente é utilizado o intervalo de confiança de 95%. Exemplo: Muitas vezes em épocas de eleições vemos a questão da aferição da porcentagem de votos levando em consideração 2% a mais ou 2% a menos do que está sendo mostrado na pesquisa. Este intervalo é o intervalo de confiança da pesquisa em relação à amostra).

O gráfico que representa este cálculo pode ser visto abaixo:

O que a figura acima representa é que diante de uma média retirada de uma amostra n , 95% dos intervalos calculados possuirão a média.

2 SOBRE O PROGRAMA

O programa feito tem como propósito calcular o intervalo de confiança de acordo com os dados aferidos durante a pesquisa da amostra. Como entrada de dados devem ser digitados a média, a amostra, o desvio padrão e selecionar a porcentagem do intervalo de confiança desejado.

Uma vez que todos esses dados estejam digitados, é só clicar em calcular e o resultado com o intervalo de confiança aparecerá na tela.

É normal ver em softwares de pesquisa e aferição gráficos e cálculos como este sendo realizados, afinal é uma maneira estatística de se chegar à métricas que representem os riscos que determinados valores possam representar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com