TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Geral De Economia

Artigos Científicos: Trabalho Geral De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  3.698 Palavras (15 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução á Economia

Conceito de Economia

Economia é a ciência social que estuda como a sociedade emprega seus recursos produtivos escaos na produção de bens e serviços,para distribuí-los entre a sociedade, afim de suprir as necessidades humanas. seu nome origina-se do grego: oikonomia, onde oikos é casa e nomos é lei, assim nota- se o sentido da palavra "administração da casa".

Sistemas Econômicos

Os Sistemas Econômicos podem ser classificados como:

• Sistema Capitalista ou Economia de Mercado:

É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos, onde as decisões são feitas pelas mesmas, sem intervenção do governo. Os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores por elas. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo. Este termo "capitalismo" foi criado e utilizado por socialistas e anarquistas no final do século XIX e no início do século XX, para identificar o sistema político-econômico existente no ocidente quando se referiam a ele em suas críticas, mas o nome dado pelos idealizadores britânicos John Locke e Adam Smith é liberalismo.

A propriedade privada no capitalismo implica o direito de controlar a propriedade. O capitalismo também se refere ao processo de acumulação de capital. Não há consenso sobre a definição exata do capitalismo, nem como o termo deve ser utilizado como categoria analítica. Há, no entanto, pouca controvérsia que a propriedade privada dos meios de produção, criação de produtos e serviços com fins lucrativos num mercado, e preços e salários, são elementos característicos do capitalismo.

Estudiosos fizeram diferentes análises do capitalismo. Economistas costumam enfatizar o grau de que o governo não tem controle sobre os mercados e sobre os direitos de propriedade, já os economistas políticos enfatizam a propriedade privada, as relações de poder, o trabalho assalariado e as classes econômicas. Há um certo consenso de que o capitalismo incentiva o crescimento econômico, enquanto provoca diferenças sociáis consideráveis.

O capitalismo gradualmente se espalhou pela Europa e, nos séculos XIX e XX, forneceu o principal meio de industrialização na maior parte do mundo. As variantes do capitalismo são: o anarco-capitalismo, o capitalismo corporativo, o capitalismo de compadrio, o capitalismo financeiro, o capitalismo laissez-faire, capitalismo tardio, o neo-capitalismo, o pós-capitalismo, o capitalismo de estado, o capitalismo monopolista de Estado e o tecnocapitalismo.

• Sistema Socialista ou Economia Centralizada:

O Socialismo caracteriza-se pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, sem distinção do fato de ter ou não posses, com um método igualitário de compensação . Atualmente, teorias socialistas são partes de posições da esquerda política.

O Socialismo Moderno surgiu no final do século XVIII, tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora, que criticavam a industrialização e seus efeitos, e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx defendia que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo.

Os socialistas justificam que o capitalismo concentra injustamente a riqueza em um pequeno segmento da sociedade que controla o capital e deriva a sua riqueza através da exploração, criando uma sociedade desigual, que não consegue maximizar suas potencialidades.

Friedrich Engels, um dos fundadores da teoria socialista moderna, e o socialista utópico Henri de Saint Simon defendem a criação de uma sociedade que permite a aplicação das tecnologias modernas da atividade econômica, eliminando o caos na produção do capitalismo. Isto irá permitir que a riqueza e o poder sejam distribuídos, embora não haja concordância entre os socialistas sobre como e com que medida isso poderia ser conseguido.

Uma característica da divisão do movimento socialista é a divisão entre reformistas e revolucionários sobre como uma economia socialista deveria ser estabelecida. Alguns socialistas defendem a nacionalização completa dos meios de produção, distribuição e troca, outros defendem o controle estatal do capital no âmbito de uma economia de mercado.

• Economia Mista:

Neste tipo de economia, prevalece a autonomia das empresas, porém com intervenções do governo, um exemplo disso é a economia da China.

Atualmente, o conceito de "economia mista" é muito usado como sinônimo de modelos mistos entre economia de mercado e economia orientada, planejada. Como modelos ideais puros nunca existiram, teoricamente todo sistema econômico poderia ser considerado misto em algum grau. Algumas fontes preferem o uso do termo "economia dirigida" em vez de "socialismo" na definição da economia mista.

A maioria dos países do mundo, incluindo países com regimes considerados democráticos, como na Europa ou nos EUA, têm uma economia mista. No caso dos países capitalistas desenvolvidos nota-se com maior clareza a ocorrência de longos períodos de economia mais liberal ou de desregulamentação pró-mercado e outros períodos de maior regulação ou intervenção do Estado na economia.

Curva de Transformação

A Curva de Transformação ou Curva de Possibilidades de Produção (CPP), descreve a capacidade máxima de produção da sociedade, aproveitando todo os fatores de produção em determinado tempo.

Ela ilustra a escassez de recursos impondo limites a produção da sociedade, que será obrigada a procurar novas formas de produção.

Economia de Mercado

Economia de mercado é a maior parte da produção econômica que é gerada pela iniciativa privada. Indústria, comércio e etc são controlados por cidadãos particulares, ou seja, são empresas do setor privado que tem a maior parcela dos meios de produção.

O Estado tem o papel de regulamentação e fiscalização da economia, além de ser responsávelpor recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com