TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gestão Estratégica

Por:   •  29/5/2021  •  Exam  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 2

Turma: MBA em Gerenciamento de Projetos   GP-22  -  Osasco/SP

Aluna:Priscila

______________________________________________________

Questão 01 –

O modelo de Análise da Estrutura da Indústria de Michael Porter compreende a atuação de um conjunto de forças competitivas. Essas forças atuam, alterando as condições de operação do setor/indústria, segundo a sua estrutura; sobretudo, dependem do grau de concentração entre compradores e fornecedores desse setor/indústria.

Considerando o enunciado acima responda:

  1. Conforme M. Porter, quais são estas forças competitivas, quais variáveis elas influenciam e qual resultante elas determinam ao setor/indústria?

O Michael Porter classificou em seu modelo cinco forças competitivas, sendo uma força central (rivalidade entres os concorrentes) e quatro forças que impactam a força central (a entrada de novos concorrentes, a ameaça de substitutos, o poder de negociação dos compradores, o poder de negociação dos fornecedores).

As variáveis que as cinco forças influenciam são: preço, custo e investimento.

Quando o setor/indústria analisa as cinco forças, consegue perceber a força da concorrência, determinando assim a sua rentabilidade.

  1. Descreva dois exemplos, de diferentes naturezas, de como os compradores podem influenciar a seu favor os preços nas negociações com seus fornecedores.

Volume de compra - quanto maior for o volume, negocia para que o fornecedor baixe o preço unitário.

Competitividade - quanto mais esse comprador conhecer o mercado, mais saberá quais são seus fornecedores, fará uma pesquisa de preço e vai usar essa informação para forçar o fornecedor a baixar o preço do produto.

  1. Descreva dois exemplos, de naturezas diferentes, de como os fornecedores podem determinar preços nas negociações com seus clientes, dentro do setor.

Prazo – o preço do produto de um fornecedor pode não ser tão atrativo, mas tem um prazo menor. Se o seu comprador precisa do produto de imediato, ele se sujeita a pagar mais já que será atendido em um prazo menor.

Quantidade – o fornecedor pode ter um produto de valor elevado, mas que atende a necessidade do comprador, ao contrário de seu concorrente que tem um preço atrativo para o mesmo produto, mas por ser uma empresa menor, não consegue atender um pedido de grande quantidade.

  1. Cite três exemplos, de naturezas diferentes, de ações dos novos entrantes, capazes de forçar diretamente a elevação dos custos no setor.

    As ações que forçam a elevação de custos no setor são:

mão de obra - aumento no quadro, profissional qualificado e treinamentos;

investimento - compra de insumos, tecnologia (seja em softwares e/ou maquinários);

marketing – fazer seu produto ser lembrado e conhecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com