TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual 3º Semestre Unopar Análise E Desenvolvimento De Sistemas

Artigos Científicos: Trabalho Individual 3º Semestre Unopar Análise E Desenvolvimento De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  1.865 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO 3

3 OBJETIVOS 3

4 DESENVOLVIMENTO 4

4.1. Defina os conceitos das propriedades ACID de uma transação. 4

4.2. Pesquise e justifique em quais sistemas operacionais o exemplo da Locadora pode ser desenvolvido. 4

4.3. Estruturas de dados do tipo Fila e Pilha mencione quais são apontadores de cada estrutura, suas ordens as para inclusão, exclusão e pesquisa. 4

4.4. No estudo de caso em grupo “Nossa Locadora de Livros”, foi apresentado o Diagrama de Caso de Uso e solicitado o Diagrama de Classe. 5

4.4.1. Quais vantagens esses diagramas podem trazer ao projeto de desenvolvimento de software? 5

4.4.2. Com que finalidade o Diagrama de Caso de Uso é criado? 5

4.4.3. Com que finalidade o Diagrama de Classe é criado? Quem utiliza esse diagrama? Quanto à notação do diagrama, quais informações são apresentadas na fase de análise e quais são apresentadas na fase de projeto? 6

4.5. Existem três temas importantes referentes à Administração que deve ser levado em consideração na criação de uma empresa. Descreva-os para que serve e qual significado. Pesquise sobre estes temas no contexto da tecnologia.. 6

5 CONCLUSÃO 7

6 REFERÊNCIAS 8

2 INTRODUÇÃO

O presente trabalho além de proporcionar a interação entre as disciplinas que foram estudadas neste semestre, irá falar sobre os conceitos das propriedades ACID de uma transação, mencionar em quais sistemas operacionais o exemplo da locadora pode ser desenvolvido, bem como demonstrar a estrutura de dados do tipo Fila e Pilha. O trabalho também abordará questões a respeito do diagrama de caso de uso e diagrama de classe, suas vantagens e com que finalidade foram criados. Por fim serão esclarecidos os três temas fundamentais referentes à administração na criação de uma empresa.

3 OBJETIVOS

O trabalho tem como objetivo esclarecer aos estudantes de análise e desenvolvimento de sistema, como desenvolver um sistema e documentá-lo com segurança, não esquecendo que existem importantes conceitos referentes à administração de uma empresa.

4 DESENVOLVIMENTO

4. Para o desenvolvimento desta atividade, realize uma pesquisa sobre as seguintes diretrizes:

4.1. Defina os conceitos das propriedades ACID de uma transação.

Os conceitos são: atomicidade, consistência, isolamento, durabilidade. A atomicidade garante que a transação seja executada por completo. A consistência garante que o banco de dados inicie de forma consistente e ao final da transação continue consistente. O Isolamento garante a integridade da transação, ou seja, a mesma não pode ser interferida. A durabilidade garante que após a transação ser confirmada, os dados não serão perdidos a não ser que outra transação seja realizada.

4.2. Pesquise e justifique em quais sistemas operacionais o exemplo da Locadora pode ser desenvolvido.

Pode ser desenvolvido a partir de três sistemas mais conhecidos: Microsoft Windows, o Linux e o Mac OS. Estes sistemas operacionais além de gerenciar diversos usuários, executam também diversos programas e realizam grande volume de operações de E/S. Percebe-se que a maioria dos usuários utiliza o Windows, devido à facilidade de encontrar drives; o painel de controle é simples; sendo os recursos visíveis e práticos e é usado por 92% dos computadores.

4.3. Estruturas de dados do tipo Fila e Pilha mencione quais são apontadores de cada estrutura, suas ordens as para inclusão, exclusão e pesquisa.

- Fila: Fifo (first in first out). Os apontadores são “Início” e “Final”. Inserções são sempre no final; exclusões sempre no início e pesquisa a partir do início.

- Pilha: Lifo (last in first out). O apontador é “topo”. Inserção e exclusão sempre no topo e pesquisa a partir do topo.

a) Qual a vantagem que Alocação duplamente encadeada tem sobre Alocação simplesmente encadeada;

A vantagem que a Alocação duplamente encadeada tem é que além de ser mais fácil o acesso aos nós da lista, possibilita uma maior manipulação destas informações e também da lista. Facilita o controle das mesmas bem como a organização dessas informações; é vantajosa, pois há também maior confiabilidade e percurso da lista nos dois sentidos: anterior e próxima.

b) Represente graficamente as duas alocações de encadeamento.

Alocação duplamente encadeada;

Ref

Alocação simplesmente encadeada;

Ref

4.4. No estudo de caso em grupo “Nossa Locadora de Livros”, foi apresentado o Diagrama de Caso de Uso e solicitado o Diagrama de Classe.

4.4.1. Quais vantagens esses diagramas podem trazer ao projeto de desenvolvimento de software?

A vantagem é que estes diagramas fornecem uma melhor visualização do sistema que vai ser desenvolvido, podendo assim analisar e modelar baseado em diversos aspetos. Tendo como finalidade atingir a completude, ou seja, cada diagrama complementa o outro. Sendo assim, dando lugar para que as palhas sejam descobertas, diminuindo erros futuros. Autoriza analisar o sistema em variados níveis, podendo focar na organização estrutural do sistema, também na definição do algoritmo e até nas necessidades físicas para implantação do sistema.

4.4.2. Com que finalidade o Diagrama de Caso de Uso é criado?

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com