TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Logistica

Exames: Trabalho Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  4.973 Palavras (20 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução

Neste trabalho temos como tema ‘‘A Internet e a Administração de Materiais’’.

Atualmente a Internet está presente em nossas vidas em diversos momentos, e principalmente quando queremos fazer compras, ela é o meio mais adequado para vermos os melhores preços, e produtos.

E dentro das organizações possibilitando uma melhor comunicação entre os departamentos.

A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

Desenvolvimento da Internet

Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.

A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail.

As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.

Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.

Os sites de compras coletivas

A partir de 2010, um novo serviço virou febre no mundo da Internet. Conhecidos como sites de compras coletivas, eles fazem a intermediação entre consumidores e empresas. Estes sites conseguem negociar descontos para a venda de grande quantidade de produtos e serviços. Os consumidores compram cupons com 50% de desconto ou até mais. Os sites que mais se destacam neste segmento são: Peixe Urbano e Groupon.

1. A Internet e a Administração de Materiais

Na corrida para atender às exigências de manter-se em constante atualização com as modernas tecnologias do mercado, as empresas brasileiras vivem atualmente no mundo da Internet e da Intranet, usufruindo de todas as suas vantagens e criando novas aplicações.

Como não poderia deixar de ser, a Internet desencadeou nova estrutura organizacional nas empresas, que contempla, em nosso caso, uma interatividade geradora de, entre outros, estoque zero e cotação eletrônica.

De forma geral, a introdução de sistemas informatizados, qualquer que seja o setor alvo da empresa, tem a finalidade, independentemente de se obterem as informações necessárias em tempo real, de modernizar procedimentos por meio da implementação da primazia pela qualidade, envolvendo a estrutura organizacional para assegurar a melhoria dos serviços.

Entre os benefícios advindos, destacam-se:

• Garantia do domínio tecnológico e melhoria dos serviços;

• Ganho de produtividade, pois todas as decisões deixam de ser intuitivas e passam a adotar critérios padronizados, obtendo-se economia de custos;

• Informação disponível para gestores, funcionários, clientes e fornecedores;

• Agilização do processo de tomada de decisão;

• Criação de um banco de dados, extremamente confiável;

• Aumento da velocidade de localização das informações e diminuição da manipulação de grande quantidade de documentos;

• Controle efetivo de procedimentos e sistemas.

A informatização da Administração de Materiais, por meio de sistemas mecanizados integrado, que contemple o controle desde a necessidade de materiais e serviços até o efetivo pagamento de fornecedores, visa, entre outras, às seguintes metas:

• Estabelecimento de política de estoques para reposição automática de todo e qualquer material de uso constante e de consumo regular utilizado pela empresa;

• Estabelecimento de política de cotas por unidades administrativas requisitante, para garantir da existência em estoque, dos materiais utilizados;

• Estabelecimento de política de inventário permanente;

• Implantação de rotinas internas e específicas que contemplem o processo de cadastramento de materiais;

• Implantação de rotinas internas e específicas que contemplem o processo licitatório, inclusive com a adoção de política de contratos de longo prazo para execução de serviços e compra de materiais;

• Implantação de rotinas internas e específicas que contemplem os processos de recebimento e armazenagem.

Entre os benefícios advindos pela implementação das políticas e rotinas anteriormente enumeradas, destacam-se:

• Atenuante do risco de falta de materiais de uso constante e regular consumidos pela empresa;

• Domínio das dimensões do estoque e das necessidades de consumo, por unidade administrativa requisitante;

• Conhecimento do total mobilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com