TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Nanotecnologia

Trabalho Escolar: Trabalho Nanotecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  4.480 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Neste trabalho falaremos sobre um tema, com a finalidade de ajuda a esclarecer uma tecnologia que vem a algum tempo sendo utilizada em nosso cotidiano ‘’Nanotecnologia ‘’.

Procuraremos falar sobre seu significado, como surgiu, e também como ela está presente em eletrodomésticos, eletroeletrônicos, aparelhos hospitalares e outros aparelhos que possuem alta tecnologia.

O que é nanotecnologia?

Nanotecnologia é a palavra utilizada para referir-se ao estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. Nada mais é, que a ciência e a tecnologia que foca as propriedades especiais dos materiais de tamanho pequeno, ou seja, manométrico. O maior e principal objetivo da nanotecnologia é criar novos produtos, materiais e processos a partir da capacidade moderna de ver e manipular átomos e moléculas.

Como começou a nanotecnologia?

Em dezembro de 1959 o físico Richard Feynman comentou a respeito do poder de manipulação de átomos e moléculas, algo que resultaria em componentes tão pequenos, que o homem nem poderia ver, um breve conceito da tecnologia.

O Nanômetro

Richard P. Feynman foi o precursor do conceito da Nanotecnologia, embora não tenha utilizado este termo em sua palestra para a “Sociedade Americana de Física, em 29 de dezembro de 1959”, onde apresentou pela primeira vez suas ideias acerca do assunto. A palavra "Nanotecnologia" foi utilizada pela primeira vez pelo professor Norio Taniguchi em 1974 para descrever as tecnologias que permitam a construção de materiais a uma escala de 1 nanômetro. Para se perceber o que isto significa, considere uma praia de 1000 km de extensão e um grão de areia de 1 mm, este grão está para esta praia como um nanômetro está para o metro. Em alguns casos, elementos da escala periódica da química mudam seu estado, ficando até explosivos em escala nanométrica. A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do menor elemento, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Se conseguirmos este sistema de engenharia molecular, o resultado será uma nova revolução industrial. Além disso, teria também importantes consequências econômicas, sociais, ambientais e militares.

O impacto da tecnologia

Além das enormes dificuldades técnicas, o desenvolvimento da nanotecnologia tem como principais obstáculos os aspectos ambientais e sociais que levantam muitas discussões e opiniões distintas. Existe muito debate na implicação do futuro da nanotecnologia, pois esses desafios são bem parecidos com a chegada de uma nova tecnologia. Dentre essas questões está a de toxicidade e o impacto ambiental causado pelo uso dos Nano materiais. Essas questões levantam a seguinte necessidade: a de uma regulação sobre nanotecnologia e outras coisas. Por isso, o desenvolvimento desta área pode demorar.

Produtos em desenvolvimento

Talvez na nanotecnologia, as aplicações mais simples sejam as mais promissoras. Pois a criação do material mais escuro do mundo, absorve cerca de 99,9% da luz que recebe , permitindo um novo patamar na radiação solar para geração de energia elétrica. Outra área promissora da nanotecnologia é a geração de eletricidade em termopar (Efeito Seebeck) semicondutor. Indicados não semicondutores para um termopar de energia elétrica obtida através calor na escala macroscópica. Contudo, junções semicondutoras geram energia elétrica através da luz que recebe em células fotovoltaicas gerando pesquisa de converter calor diretamente em energia elétrica através de semicondutores na escala da nanotecnologia. No entanto, estuda-se refrigerar um ambiente através de termopares da nanotecnologia em efeito análogo (Efeito Peltier).

De Volta à realidade:

Voltando para a realidade, nos dias de hoje já existem alguns produtos já fabricados que são resultado do uso da nanotecnologia. Dentre estes, merece o total destaque os microprocessadores, ou seja, os processadores com tamanhos menores com eficiência maior. Toda vez que os processadores evoluem é necessário usarem novos processos de produção com uma proporção menor, para poder fabricar as partes internas dele, e assim para diminuir o seu tamanho e menor consumo de energia. É pelas pesquisas e aos desenvolvimentos da nanotecnologia que nos tempos atual é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com