TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Oxi-redução Quimica

Trabalho Escolar: Trabalho Oxi-redução Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  6.401 Visualizações

Página 1 de 3

EXPERIMENTOS

Experimento 1

Na primeira experiência, uma mistura de água com permanganato de potássio, que é violeta, é misturada com vinagre e depois com água oxigenada. O resultado é completamente transparente.

Materiais:

Agua

Vinagre incolor (Ác. Acético)

Água oxigenada de 10 volumes

1 comprimido de permanganato de potássio

Como proceder:

Colocar 40 ml de água

20 ml de vinagre

20 ml de água oxigenada para ferimentos (10 volumes)

3 vasilhas de vidro

Dilua o comprimido de permanganato previamente triturado em um béquer e reserve. Não deve haver nenhum resíduo sólido do permanganato no líquido.

Neste experimento é possível perceber a descoloração do permanganato de potássio (KMnO4) a partir de uma reação de oxirredução com água oxigenada (H2O2) e ácido acético (CH3COOH -- vinagre).

O que acontece

A reação responsável pela descoloração do permanganato de potássio (KMnO4) é a redução do íon permanganato (MnO4-). A solução deste íon apresenta uma coloração violeta e se torna incolor conforme representado na equação química a seguir:

2 MnO4-(aq)+ 6 H+(aq)+ 5 H2O2 (aq)---> 2 Mn2+(aq)+ 8 H2O+5 O2(g)

Neste processo, a água oxigenada é oxidada, formando o gás oxigênio. Os produtos formados não são nocivos ao meio ambiente, sendo, portanto, de fácil descarte e/ou tratamento.

Neste caso, formam-se gás oxigênio (O2), água (H2O) e íon manganês (Mn2+). Este último, incolor, é o responsável pela mudança na coloração da solução.

Experimento 2

Na segunda experiência, uma mistura de água com permanganato de potássio, que é violeta, é misturada com água oxigenada. O resultado é completamente marrom.

Materiais:

Agua

Água oxigenada de 10 volumes

1 comprimido de permanganato de potássio

Ao ser dissolvido em água, o permanganato de potássio dissocia-se formando os íons potássio (K+) e manganato (MnO4- ). O manganato reage com a água oxigenada formando diferentes produtos, dependendo da concentração de íons H+ na solução.

A primeira reação (entre apenas permanganato e água oxigenada) ocorre em meio básico, podendo ser expressada pela equação:

2 MnO4-(aq) + 3 H2O2(aq) 2 MnO2(s) + 3 O2(g) + 2 OH-(aq) + 2 H2O(l)

Observa-se a formação de dióxido de manganês (MnO2), gás oxigênio (O2), água (H2O) e íons OH-. O dióxido de manganês (que aparece como sólido na equação) é insolúvel em água, depositando-se aos poucos no fundo do recipiente. Após certo tempo em que a solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com