TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho PIN 1

Artigo: Trabalho PIN 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  8.449 Palavras (34 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 34

INTRODUÇÃO

Centro de formação de condutores Exata Juiz de Fora - MG, sediada na rua: Espírito Santo, número 1219, Centro, registrada na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais.

Constituída no ano de 1995, tem como objetivo formar condutores nas Habilitações A, B, D, E, reciclagem do condutor e inclusão de uma nova habilitação. A partir daí fez um curso na Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, onde é o órgão que fiscaliza diariamente o Centro de Formação de Condutor, para a tão chegada Carteira Nacional de Habilitação.

Nos meiados dos anos de 1995 até 2004, a carteira nacional de habilitação era tirada. Dentro do prazo de 5 ( cinco) anos, a partir da data de cadastrado do CPF, em qualquer centro de formação de condutor. De natureza prestadora de serviços, a empresa atende ao mercado, candidatos, e seguindo todas as normas da Policia Civil do Estado de Minas Gerais.

A empresa hoje é considera como micro-empresa, conta com 12 colaboradores que são distribuídos em 1(um) Diretor geral, 1(um) Diretor de ensino, 4(quatro) colaboradores de aulas praticas, 4 (quatro) colaboradores de aulas teórica e 2( dois) colaboradores como auxiliares administrativos, apoiando também na recepção para qualquer informação.

Todos os colaboradores trabalham sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. Não existe filial.

1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

1.1. Gestão

Significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada.

O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.

A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época o que deu inicio a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas.

A gestão é um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes.

A gestão administrativa além da técnica de administrar, ainda se utiliza de outros ramos como o direito, a contabilidade, economia, psicologia, matemática e estatística a sociologia, a informática entre outras. A gestão de pessoas é uma parte essencial da gestão administrativa ou de empresas.

As funções do gestor são em princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.

1.2. Organograma

A direção é dividida pelos dois sócios diretores 2 (partes): Diretor Geral e Diretor de Ensino envolvendo parte teórica da aula. O Organograma sofre alguns ajustes conforme a necessidade de demanda de mercado. Identificamos que a diretoria é responsável pela tomada de todas as decisões, e que age diretamente sobre todas as camadas organizacionais da empresa, onde os colaboradores fazem somente o que lhes é solicitado e não são resistentes á mudança.

Segundo as pressuposições da Teoria X, de McGregor, o ser humano tem aversão ao trabalho, precisa ser coagido controlado e dirigido. Os responsáveis pelas áreas cuidam especialmente das tarefas solicitadas pela diretoria e não existe uma dificuldade para assumir responsabilidades e compartilhar problemas e soluções.

1.3. Análise da Prática atual da Organização

A teoria clássica da administração, que surgiu a partir da década de 1910, é uma escola de idéias administrativas, idealizadas pelo engenheiro francês Henri Fayol que tem uma característica forte na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da maior eficiência.

Fayol era um homem de visão muito além da sua época, e hoje podemos dizer que depois de passarmos por varias fases, da antiguidade de 1780 até a fase moderna nos anos 80, vivemos inúmeras transformações no mercado, e o maior de todas, foi a Evolução Tecnológica.

A tecnologia hoje é uma necessidade dentro de uma empresa, trabalhar sem a internet, telefones, computadores, celulares, qualquer meio de comunicação e tecnologia fica cada vez mais improvável.

Com base nas teorias de Fayol e os estudos paralelos de Frederick Winslow Taylor (considerado o "Pai da Administração Científica") foi desenvolvido todo conteúdo deste trabalho acadêmico, na busca de mostrar a implantação dessas idéias dentro da empresa RooR, uma empresa totalmente voltada para comunicação digital. Idéias escritas há tantos anos atrás e tão atuais, que traz o importante olhar de como administrar corretamente uma organização e da tecnologia para o desenvolvimento e crescimento da mesma.

De maneira simples e clara dentro da empresa, podemos verificar em nossa pesquisa que, de acordo com os 14 princípios básicos deTaylor, que são:

 Divisão de trabalho;

 Autoridade;

 Disciplina;

 Unidade de comando;

 Unidade de direção;

 Subordinação dos interesses individuais;

 Remuneração;

 Centralização;

 Hierarquia;

 Ordem;

 Equidade;

 Estabilidade dos funcionários;

 Iniciativa;

 Espírito de equipe.

Mesmo sendo uma pequena empresa, tem tudo para se tornar uma grande empresa no futuro, trabalhando de maneira correta desde sua criação.

1.4. Análise das práticas atuais de gestão da empresa relativas a: liderança, sociedade, processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.3 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com