TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Paleontologia

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Paleontologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 5

1-Paleontologia é o estudo dos restos e/ou vestígios de organismos com idade de soterramento superior a 11 mil anos (relacionada a restos de animais e vegetais), e a Arqueologia o estudo da evolução humana a partir de instrumentos e/ou monumentos que foram porventura deixados por antigos habitantes em locais específicos (relacionada à cultura e suas mudanças).

2- Fósseis são restos e/ou vestígios preservados de animais e vegetais com idade superior a 11 mil anos.

3- O parâmetro é o limite entre os períodos geológicos Pleistoceno (anterior) e Holoceno (atual).

4-

a-) Os restos orgânicos podem se preservar nas cinzas de um vulcão, e posteriormente podem vir a se solidificar.

b-) Porquê o magma, além de se encontrar nas profundezas abaixo da superfície, antes de se solidificar encontra-se a temperaturas muito altas, e acaba destruindo praticamente por inteiro os restos de organismos.

c-) Podem se preservar em rochas metamórficas quando o metamorfismo for de baixo grau, não sendo suficiente para destruir os restos e vestígios dos organismos.

d-) Porque as condições de formação desse tipo de rocha envolvem altas temperaturas e pressões, o que dificulta a preservação e formação dos fósseis.

5- A água pode ser muito importante nos processos de fossilização de várias formas, pode estar saturada de minerais, que podem se recristalizar nos organismos, formando capas protetoras ou substituindo antigos minerais por novos, pode também preservar as partes moles dos organismos, quando na forma de gelo, por exemplo, e também transportar os organismos a locais onde serão mais facilmente fossilizados.

6-

Completude – ocorrência de um táxon ou grupo taxonômico nos registros fósseis; por exemplo, grandes populações tem maior tendência a se preservarem...

Mistura temporal- mistura de bioclastos de diferentes idades geológicas em um único conjunto de registros fósseis (horas a milhões de anos). Exemplo: restos de um organismo que se preservam e acabam se acumulando junto de restos de outros organismos, muito tempo depois.

Mistura espacial- Acumulação de diferentes bioclastos provenientes de ambientes sedimentares distintos em uma única acumulação, ou seja, diferentes organismos de diferentes ambientes se acumulando em um mesmo local, trazidos por agentes externos, como água, vento, etc.

7- Icnofósseis são os vestígios das atividades dos organismos que podem vir a ser preservados em um sedimento, rocha, ou corpo fóssil. Estão relacionados às marcas e rastros produzidos em vida e preservados in situ.

Exemplos:

-pegada, trilhas – locomoção

-tocas e ninhos – habitação

-gastrólitos, coprólitos – alimentação

-ovos, posturas – reprodução

-bioturbações em assoalhos oceânicos e madeira -pastagem

8- A preservação das partes moles é muito mais difícil de ocorrer, pois, após a morte do organismo, tais partes estão mais sujeitas aos processos destrutivos, como ação de decompositores, animais necrófagos e de agentes intempéricos.

Já as partes duras, como os troncos, conchas, carapaças, ossos e dentes são muito mais susceptíveis à fossilização, pois são muito mais resistentes.

9-

Agentes biológicos: animais carniceiros e/ou necrófagos, bactérias, animais fossoriais. (decompõem os restos dos organismos ou se alimentam dos próprios, destruindo-os).

Agentes físico-químicos – raízes de plantas, ação da chuva, vento e calor. (fatores erosivos, que podem danificar a estrutura do organismo, assim como alterá-los ou destruí-los).

10- Porque os estromatólitos produzem as carapaças e colunas carbonatadas (precipitação de carbonato na mucosa das bactérias) e ao morrerem as deixam como vestígios de suas atividades, o que os classifica como icnofósseis.

11- Estromatólitos são estruturas criadas por ciano bactérias. Tais bactérias produzem uma mucosa, a água rica em carbonatos entra em contato com esta mucosa e precipita-se em forma de carapaças e colunas carbonatadas, que com o decorrer do tempo se litificam. Com a crescente ausência de luz e oxigênio provenientes das colunas formadas, as bactérias migram para formar novas colunas, e assim por diante.

12- MOLDE INTERNO – ocorre quando a porção que se preservou e fossilizou é a porção interior do organismo.

MOLDE EXTERNO - ocorre quando a porção que se preservou e fossilizou é a porção exterior do organismo.

CONTRAMOLDE- ocorre quando o espaço entre o molde interno e externo, antes ocupado pelo organismo, é preenchido por um novo sedimento. A concha completamente sepultada em fundo marinho é preenchida por sedimentos que se litificam.

13 –

A) Gastrólito - alimentação

B) Perfurações em substrato orgânico (ossos) produzida por besouros – moradia, habitação

C) Coprólito (excrementos) - alimentação

D) Pegada, trilha e pistas- locomoção.

14 –

Datação relativa - utiliza fósseis guias em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com