TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pim

Artigos Científicos: Trabalho Pim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  8.066 Palavras (33 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 33

1.1- Fundamentos de Administração – Descrição da Organização

1.1.1- Denominação e forma de constituição

A empresa Natura é uma empresa privada, líder de mercado nacional na produção e comercialização de cosméticos, fragrâncias e itens de higiene pessoal.

DADOS CADASTRAIS:

Razão Social: Natura Cosméticos S.A.

Endereço: Rodovia Regis Bittencourt, Sn, Km 293, Potuverá – Edifício I – CEP: 06882-700 Itapecerica da Serra – SP.

Registro de companhia aberta junto a CVM: 23 de Março de 2004.

Diretor de relações com investidores Jose David Vilela Uba

Auditores independentes: Deloitte Auditores Independentes listagem em bolsa: BOVESPA.

Código Natu 3 (ações ordinárias),

Principal Atividade: Cosméticos Fragrâncias & Higiene Pessoal.

Estrutura Acionarias: Política de Dividendos

De acordo com a lei as sociedades por ações, o dividendo obrigatório foi fixado em nosso Estatuto Social em valor igual a um percentual não inferior a 30% do lucro liquido anual ajustado na forma de Lei. Adicionalmente, em 17 de março 2004 nosso conselho de Administração adotou uma política indicativa de dividendos de no mínimo 45% do lucro liquido ajustado. A política de dividendos não a companhia, no entanto, em determinadas circunstancias, de declarar dividendos inferiores a 45% de lucros líquido ajustados.

Os acionistas ter direitos de receber, em cada exercício, a titulo de dividendos, um percentual mínimo de obrigatório de 30% sobre o lucro liquido, com os seguintes ajustes:

1. O acréscimos das importâncias resultantes da reversão, no exercício, de reservas para contingências, anteriormente formadas;

2. O decréscimo das importância destinadas, no exercício, a constituição da reserva legal e de reservas para contingências;

3. Sempre que o montante do dividendo mínimo obrigatório ultrapassar a parcela realizada do lucro liquido do exercício, a administração poderá propor, e a assembléia geral aprovar, destinar o excesso a constituição de reserva de lucros a realizar (artigo 197 da lei 6.404 - 76), com a redação dada pela lei 10.303-01.

A Assembléia poderá atribui aos Administradores uma participação nos lucros, observados os limites legais pertinentes, é a participação para pagamento de tal participação a atribuição aos acionistas do dividendo obrigatório a que se refere este artigo. Sempre que for levantado balanço semestral e com base nele forem pagos dividendos intermediários em valor ao menos 30% sobre o lucro liquido do período, calculado nos termos deste artigo, poderá ser pagos por deliberação Conselho de Administração, aos Administradores, uma participação no lucro semestral, ad referendum da Assembléia Geral.

A Assembléia pode deliberar, a qualquer momento, distribuir dividendos por conta de reservas de lucros acumulados de exercícios anteriores, assim mantido por força de deliberação da Assembléia, depois de atribuídos em cada exercício, aos acionistas, o dividendo obrigatório a que se refere este artigo.

A companhia poderá levantar balanços semestrais ou intermediários. O conselho de Administração poderá deliberar a distribuição de dividendos a debito da conta de lucro apurado naqueles balanços. O conselho de Administração, poderá ainda, declarar dividendos intermediários a debito da conta de lucros acumulados ou de reservas de lucros existentes naqueles balanços ou no ultimo balanço geral.

Os dividendos não reclamados em três anos prescrevem em favor da Companhia. O Conselho de Administração poderá pagar ou creditar juros sobre o capital próprio , ad referendum da Assembléia Geral Ordinária que apreciar as demonstrações financeiras relativas ao exercício social em que tais juros foram pagos ou creditados.

1.1.2 – Dados e fatos relevantes da origem da organização

A marca NATURA, que virou sinônimo de cosméticos no Brasil, foi fundada 1969, por Antonio Luiz Seabra, Guilerme Leal e Pedro Passos, como um laboratório e uma pequena loja de cosméticos, situada na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Nela, seabra, seus sócios e apenas sete funcionários, vendiam seus produtos e prestava consultoria de beleza aos usuários da marca. Foi atendendo e conversando com seus clientes que constatou o potencial transformador dos cosméticos, visto que o ato de tratar da pele é expressão de auto-estima do individuo.

A marca foi lançada baseada na qualidade dos seus produtos e na força no conceito de ajudar as pessoas a se conhecem melhor e a serem mais felizes.

A NATURA era movida pela paixão do produto cosméticos como importante veiculo de autoconhecimento e percepção e seu poder de transformação na vida das pessoas.

Nos primeiros anos, a limitação de capital e a dificuldade de reproduzir em maior escala o atendimento personalizado, se contrapunha a experiência bem sucedida das clientes que levavam seus produtos e os conceitos da NATURA a mais e mais pessoas. Era impraticável a divulgação dos conceitos, valores, visão de mundo da linha de produtos que tanto entusiasmavam os fundadores. A empresa tava na contramão do mercado: a cosmética terapeuta era uma ilustre desconhecida e os princípios ativos de origem natural, ainda não estavam em moda. As embalagem modestas, quase artesanais, inviabilizavam, negócios com os canais tradicionais de acesso aos consumidores.

Apesar das dificuldades, o êxito alcançado pelos produtos e tratamentos levou a empresa visualizar a possibilidade de uma grande expansão dos negócios. Para isso, tinha como alternativa a abertura de uma rede de franquia, multiplicando o exemplo da primeira loja, ou adoção do regime de Vendas Diretas, que permitirá ampliar o atendimento personalizado oferecido na loja, através das consultas. Entre as clientes entusiasmadas pelos resultados obtidos no uso dos produtos, a tinha um numero considerável de interessadas em se tornarem consultoras, após o necessário treinamento, foi então, que em 1974, a NATURA optou pela venda direta. Nascia a consultoria NATURA e a figura importante das consultas, que hoje somam atualmente 561 mil no Brasil e mais 60 mil em operações internacionais.

A NATURA terminou os anos 70 como uma empresa viável, apoiada em suas crenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.6 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com