TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pneumatica

Casos: Trabalho Pneumatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

Conceitos, origens e aplicações da pneumática

O homem moderno NÃO quer mais usar sua força física para movimentar mais nada. Hoje em dia , ele já é dependente do controle remoto e quer conforto total que vai desde mudar o canal de uma tv até controlar uma máquina à distância. Trocar de canal é muito simples pois não necessita de uma força considerável no seletor da tv, entretanto nas máquinas a coisa é mais complicada pois, às vezes, precisa-se de força de várias toneladas para movimentar o equipamento da máquina.

Comandos Hidráulicos e Pneumáticos, são SISTEMAS DE CONTROLE DE FORÇA E MOVIMENTO, modernos e de alta tecnologia, utilizados para geração das forças que movimentam as máquinas, . A Hidráulica e a Pneumática sobressaem-se dos demais sistemas de geração de energia, pela sua SIMPLICIDADE, FACILIDADE DE MANUTENÇÃO, CONFORTO E SEGURANÇA que proporciona ao homem moderno.

Os robôs industriais, a direção e freio dos carros e aviões, os laboratórios de manufaturas industriais, as ferramentas automáticas, os laboratórios odontológicos, os guindastes e retroescavadeiras são alguns exemplos de mecanismos que usam a força pneumática/hidráulica para movimentar e realizar tarefas totalmente automáticas, de acordo com a programação dos computadores. As Portas Automáticas dos ônibus, o motorzinho e o sugador dos dentistas, o Trem de pouso e os Comandos de Vôo dos aviões, a Betoneira e o caminhão do lixo que compacta os resíduos na carroceria dos caminhões, a Furadeira, a Parafusadeira, a Prensa e inúmeras outras máquinas portáteis são também exemplos práticos da utilização da força pneumática e hidráulica.

Uma virtude do exposto acima, há necessidade de que todos alunos do CTIG, com formação voltada à automação industrial, dominem a técnica de Comandos Hidráulicos e Pneumáticos , que é o mais moderno e eficaz sistema de geração de força e movimento que se tem notícia no momento. Portanto, todos que estão envolvidos na área indústrial precisam conhecer hidráulica/pneumática pois ela faz parte da vida cotidiana, neste mundo globalizado.

Pneumática é a ciência que estuda as propriedades físicas do ar e dos gases em geral. O termo pneumática é derivado grego “pneumos”ou “pneuma”, que significa respiração, sopro, e é definido como o segmento da física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados com os gases e com o vácuo, bem como estuda a conversão de energia produzida pelo ar em energia mecânica, através de seus elementos de trabalho. PNEUMÁTICA É O RAMO DA FÍSICA QUE TRATA DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS GASES.

Como o próprio nome indica, Pneumática trabalha com Ar Comprimido, Hidráulica com óleo. Os Circuitos Hidráulicos e Pneumáticos são muito semelhantes e funcionam de maneira parecida, a única diferença é que dentro deles corre o Ar comprimido a baixa pressão fornecido pelo Compressor, ou o Óleo Hidráulico com alta pressão enviado pelas Bombas Hidráulicas.

Podemos dizer que quando precisamos de uma pequena força para movimentar pequenos objetos , leves, usamos a Pneumática, enquanto que quando precisamos fazer uma grande força para movimentar grandes objetos, pesados, usamos a Hidráulica. O resultado final da aplicação da força é resultante da baixa pressão encontrada nos circuitos pneumáticos e da alta pressão encontrada nos circuitos hidráulicos. Precisamos estar sempre cientes, que tanto a pneumática quanto a hidráulica são Sistemas de Controle de Força e Movimento.

H I S T Ó R I C O

No século III a.C. , na Alexandria, o grego KTESÍBIOS fundou a Escola de Mecânicos, tornando-se o precursor da técnica de comprimir o ar para realizar um trabalho mecânico. Tem-se registros de uma sua invenção, que tinha a finalidade de pressurizar o ar para tocar um órgão musical, tal invento por falta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com