TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Portifólio

Casos: Trabalho Portifólio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

Tipos de franquias

Para expandir sua marca, o franqueador pode optar por diversos tipos de franquias, escolhendo a que melhor atenda à sua estratégia de crescimento. De acordo com os locais onde pretende atuar e as responsabilidades que pretende transferir, ele poderá escolher o tipo de contrato a ser firmado com os franqueados e o papel que estes terão na expansão da franquia.

Desta forma podemos destacar alguns modelos de franquia, como:

Franquia unitária – Cessão de direito de abertura de uma unidade, com exclusividade de atuação em local determinado pelo franqueador. Exemplo: uma loja ou quiosque em um determinado Shopping Center. O mesmo franqueado pode adquirir outras franquias unitárias, dependendo de sua capacidade financeira, desempenho alcançado e plano de expansão do franqueador.

Franquia Master – Modelo comumente utilizado nos planos de internacionalização de franquias e em países de grandes 13 dimensões geográficas, como o Brasil. O Master Franqueado (ou Sub Franqueador) assina um contrato que lhe dá o direito de implantar ou terceirizar outras unidades franqueadas em uma determinada região. Neste caso, os contratos serão assinados pelo Master Franqueado e ele receberá parte do valor da taxa de franquia e dos royalties cobrados dos franqueados, se responsabilizando pelo treinamento e suporte a eles.

Franquia de Desenvolvimento de Área – Cessão de direito para exploração de uma determinada região, onde o franqueado abrirá mais de uma unidade em um determinado espaço de tempo. Será firmado um contrato para o desenvolvimento da área e para cada unidade que ele abrir. O desenvolvedor de área também poderá vender unidades em sua região, recebendo parte do valor cobrado a título de taxa de franquia e royalties. Todo os contratos serão firmados com o franqueador.

http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/franquias_portal_sebrae.pdf

franquia

Roberto Bonecker decidiu abandonar o cargo de diretor de marketing em uma multinacional para empreender em 2011. Como ele já tinha experiência em marketing de alimentos, resolveu abrir uma franquia da rede Divino Fogão no shopping Morumbi, zona sul de São Paulo, e se sente muito satisfeito com a escolha - ele irá abrir uma nova franquia em junho deste ano, desta vez, no Shopping Vila Olímpia, zona oeste da cidade. "A franquia ‘queima‘ muitas etapas, principalmente para aquela pessoa que não possui experiência no comércio. Começar do zero sem ter experiência deve ser muito sofrido", afirma Bonecker.

Apesar da facilidade e do sucesso, Bonecker assume que, se pudesse, mudaria algumas características da rede. "Como eu já fui executivo de marketing, eu mudaria algumas coisas na divulgação, mas eu não faço isso por respeito pela empresa. Mas mesmo assim eu estou totalmente satisfeito. Eu até comecei a participar do comitê de marketing da rede", afirmou.

http://www.bmaiscompet.com.br/conteudo_pti.asp?conta=45&idioma=0&id=192098&tipo=43777

Existem profissionais que decidem mudar o curso de sua carreira ao se tornarem consultores ou abrir o próprio negócio, por exemplo. Ao pensar em ser o próprio patrão, muitas pessoas optam pela compra de uma franquia. Antes de optar pela franquia, é necessário ter alguns cuidados. Se a ideia é ter um negócio duradouro e lucrativo, então é melhor mudar alguns conceitos e arregaçar as mangas desde o processo de seleção, já que muitos dos entraves para o sucesso são criados inconscientemente pelo próprio comprador da franquia.

Cuidado com as armadilhas!. O profissional interessado em adquirir precisa ficar atento a essas oito armadilhas:

1. Comprar uma franquia que você goste para outra pessoa administrar

É comum pessoas da família presentearem outras com uma franquia. O resultado pode ser negativo, se o profissional que está no comando da franquia não tiver condições de administrá-la. Para não cair nesta armadilha, ao pensar no familiar, a pessoa redobre a atenção às necessidades do outro. É importante ter conversas esclarecedoras, não forçar o outro a aceitar o trabalho, além de pedir ajuda a um profissional para traçar o perfil de quem conduzirá a franquia.

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com